Blog | 5 dicas para aprimorar a limpeza predial

12 de junho de 2020

Não importa qual o tamanho de uma empresa, ou o seu posicionamento no mercado, a limpeza e a conservação prediais serão sempre fatores observados nas suas rotinas. Atento a essa característica, o mercado já vem se especializando há anos nos facilities, e é cada vez mais comum encontrar a limpeza e conservação dentre os serviços ofertados por empresas. Aqui no Blog da Renaux, já falamos algumas vezes sobre as práticas de limpeza e higienização em prédios, sobretudo nos comerciais, e sobre os desafios que todo e qualquer gestor enfrenta ao administrar espaços públicos e compartilhados. Ao fim desta publicação, você pode conferir as nossas recomendações de leitura complementar.

Atualmente, o serviço de limpeza e conservação representa não exatamente um diferencial, mas uma obrigação para negócios que queiram manter-se desenvolvidos e com boa reputação. É necessário estar salubre, dar bons exemplos, e prezar pela experiência de colaboradores e clientes, na mesma medida. Limpeza e conservação não são mais sobre estética, somente, mas sobre ser responsável e sustentável. 

Exatamente por ser um trabalho tão importante — e, por vezes, complexo — é natural que dúvidas surjam com frequência, e que se procure, sempre, as melhores práticas de desempenho possíveis, para que nunca se esteja atrás do exigido pelo mercado. Na expectativa de enriquecer essa discussão, a Renaux preparou uma publicação com dicas para otimizar a limpeza predial, para que a gestão de facilities do seu interesse torne-se mais eficaz. Boa leitura!

Por que esses processos são tão importantes?

Antes mesmo de chegar às nossas dicas, elaboramos neste tópico considerações mínimas sobre a importância da limpeza e da conservação no alcance dos objetivos de uma gestão. Seja o prédio residencial ou comercial, e sejam os objetivos voltados à conquista de clientes ou experiência dos moradores. Especialmente no caso dos prédios comerciais, que tanto abordamos por aqui, é necessário considerar a importância desses processos para evitar gargalos, perdas e desperdícios. Esses imóveis recebem, diariamente, funcionários, fornecedores, clientes e visitantes no geral, e é preciso pensar no impacto causados pela presença deles, bem como no estado de apresentação e recepção a essas pessoas. Cuidados extra são uma demanda recorrente. Muitos gestores ainda desconsideram cuidados com a infraestrutura dos prédios geridos, e não entendem que facilities realizados de forma eficiente podem contribuir para:

- Manter ou aumentar a vida útil do imóvel;

- Valorizá-lo financeiramente e torná-lo mais atrativo;

- Diminui o aparecimento de problemas estruturais, como vazamentos, curto-circuitos etc;

- Evita danos à imagem empresarial;

- Menor ou nula incidência de doenças laborais;

- Influencia positivamente a motivação e produtividade dos colaboradores.

As considerações acima podem dividir-se em práticas e orgânicas. Por exemplo, o último problema, sobre motivação e produtividade, é uma consequência mais subjetiva de várias outras más práticas mencionadas. Muitos gestores não se atentam para o quão nocivo à produtividade, e claro, à saúde dos colaboradores, pode ser um ambiente sujo e desorganizado. Quando a estrutura é danificada, então, os riscos à vida se multiplicam e afetam diretamente o cotidiano das pessoas envolvidas. Assim como a infraestrutura, o capital humano é essencial para o crescimento de um negócio, logo, cabe aos gestores atentarem à variedade de riscos que podem surgir da falta de atenção e competência.

Dito isso, podemos conhecer as dicas de hoje!

5 dicas para aprimorar a limpeza predial

1. Faça um cronograma

É a mesma lógica que aplicamos à manutenção preventiva: fazer um cronograma para limpeza ajuda a controlar a periodicidade e a conclusão da tarefa. Não só isso, o cronograma auxilia a planilha de custos, pois é possível incorporar a ele, também, o registro de tudo o que foi usado e limpo. Quer a atividade tenha sido concluída ou não, todas as informações devem estar presentes.

Separe um dia para cada área e especifique as necessidades de cada uma delas, bem como a frequência da limpeza. Áreas comuns do prédio e que recebem alto fluxo de pessoas devem ser limpas com mais frequência, como é o caso do hall de entrada, por exemplo

2. Invista em atendimento ao cliente

 A qualidade de sua limpeza é importante, mas não é tudo. A construção de boas e fortes relações com os seus clientes exige um compromisso sério investido no atendimento. Não pense que só porque o trabalho parece satisfatório para você, que ele será a mesma coisa para os clientes – ou que não há mais nada que eles queiram ou precisam. Certifique-se de seguir com eles de forma consistente para descobrir como as coisas estão indo. Não tenha vergonha, nem medo de críticas: uma gestão não pode desconsiderar opiniões! Conte sempre com o feedback de quem utiliza ou depende, de alguma forma, dos seus serviços.

3. Não acumule sujeira!

É normal que áreas comuns, onde há grande circulação de pessoas, tenham maior acúmulo de sujeira e precisem de checagem frequente. Por isso, também, é muito viável à administração estabelecer regras de convivência e preservação, justamente para ajudar as equipes e o orçamento a não estourarem com responsabilidades. Espaços de uso coletivo são responsabilidade de todos, e a gestão deve ter isso em mente também. Assim, voltamos a pensar sobre a importância da limpeza e da conservação para manter os espaços funcionando bem, como vimos acima, e viabilizar práticas que evitem ao máximo o acúmulo de sujeira. 

Para não deixar que venha ter acúmulo de lixo nos espaços de uso coletivo, considera-se a limpeza geral e profunda sempre, mas a preservação faz com que o retrabalho e novos investimentos sejam afastados. 

Além disso, o colaborador que cuidará da preservação do edifício deve ter um olhar mais atento para lugares menores, que ficam escondidos, e principalmente em ambientes sociais, como o hall, para que o mobiliário não fique com sujeira ou teias, acarretando no aparecimento de insetos. 

Ah, e não ignore equipamentos elétricos eletrônicos! Na recepção, na copa, academia ou demais espaços que contam com esses recursos, sujeira acumulada diminui vida útil e até mesmo pode danificar completamente os equipamentos, exigido reparo imediato.

4. Pesquise preços de produtos

À parte a mão de obra, os materiais fundamentais à realização das atividades de limpeza representam uma boa parte dos custos destinados à essa finalidade. Se os produtos e equipamentos não são utilizados de forma correta, ou seja, exageradamente ou  para atividades não relacionadas, no fim do mês o orçamento sentirá, e até mesmo as atividades podem ser prejudicadas. Tudo em excesso é ruim, e nesse caso, não seria diferente. Com a ajuda do cronograma e de um protocolo, faça o controle dos materiais que entram e que saem. Pesquisar bem o preço dos produtos, se eles servem para mais de uma função e se a quantidade utilizada corresponde ao espaço necessitado de limpeza são formas de ter um bom controle desse uso.

Outra solução é buscar por fornecedores, pela possibilidade compra com desconto e em grande quantidade. Não esqueça de procurar sobre a reputação da empresa, antes de fechar negócio.

5. Procure ajuda especializada

A grande vantagem de contratar uma empresa para a limpeza predial é saber que você vai ter uma equipe profissional, completamente qualificada para o trabalho. Além disso, todos os encargos trabalhistas e preocupação com o fornecimento de equipamentos de proteção passam a ser responsabilidade da empresa contratada. As soluções da gestão de serviços são cada vez mais comuns no mercado, e beneficiam bastante as empresas envolvidas, sobretudo no quesito entrega e economia.

Gestão Predial e Facilities? Considere a Renaux!

A Renaux Service está no mercado desde 2014, proporcionando soluções em gestão de serviços, com oferta especializada para a Manutenção Predial e a Gestão de Facilities. Se está em Pernambuco ou São Paulo, pode entrar em contato direto com uma de nossas filiais sediadas em ambos os estados, mas também temos cobertura para todo o Nordeste, parte do Norte e Centro-Oeste.

Caso ainda esteja apenas se informando sobre o assunto, saiba que no nosso blog, você encontra atualizações semanais dos mais diversos assuntos ligados à gestão de serviços! Aliás, já que você se interessou por esse artigo, muito provavelmente vai se interessar pelo nosso Guia Definitivo da Gestão de Facilities. Trata-se de um E-book gratuito, produzido por nós, para você se tornar expert no assunto. Clique no link e baixe agora. 

Até a próxima discussão!

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