Blog | Saiba mais sobre os serviços de limpeza em prédios comerciais

29 de maio de 2020

As práticas de limpeza e higienização seguem critérios semelhantes, seja qual for o espaço de que estejamos falando. O que as diferencia é muito mais a administração e conciliação com as necessidades de um espaço, do que qualquer outra coisa. No entanto, sabemos que administrar espaços públicos e compartilhados se torna um desafio a mais para a gestão predial, que também precisa reservar uma boa parte do orçamento e dedicá-la a esse serviço. Na publicação de hoje, falaremos especificamente nos condomínios comerciais, que além de espaços compartilhados, se diferem de condomínios privados, por exemplo, que possuem finalidade comercial e enfrentam outros tipos de problema na convivência e administração. Para os condomínios comerciais, a limpeza não apenas tem a ver com a saúde dos usuários daquele espaço, como também impacta na produtividade dos trabalhadores que circulam pelo prédio.

A limpeza dos prédios comerciais é uma das atividades mais importantes para o seu funcionamento. O mínimo exigido da administração é um local limpo, organizado, seguro e livre de riscos causados por falta de limpeza ou conservação. Isso faz diferença não só para os colaboradores, como para os clientes que também fazem uso do prédio e contam com o seu serviço. Nesse aspecto, se faz essencial que a gestão condominial seja organizada, eficiente e precisa quanto às suas obrigações. E como lidar com as obrigações de todo um condomínio, além das exigências dos condôminos, não é brincadeira, essa tarefa pode se tornar muito difícil. Para auxiliar nessa gestão, já existem várias soluções disponíveis no mercado, incluindo a contratação de prestadoras de serviços especializadas em facilities ou manutenção predial. Elaboramos este post com alguns comentários e dicas dedicados a todos os gestores de prédios comerciais, quer precisem de uma mãozinha para auxiliar na gestão condominial ou não. Siga nos acompanhando!

Antes de continuar, já deixamos uma dica primária, que pode te auxiliar bastante com esse tópico. Como a limpeza e a conservação fazem parte, essencialmente, dos facilities, talvez você se interesse em ler sobre o assunto de forma mais aprofundada, para entender melhor até mesmo a execução dessas atividades e a sua importância. A Renaux Service lançou, há algum tempo, o ‘Guia Definitivo da Gestão de Facilities’, um E-book gratuito e completíssimo, com conteúdo autoral e totalmente voltado à gestão dos facilities. Você pode baixá-lo clicando aqui, e uma cópia do arquivo também será enviada ao seu endereço de e-mail. É rápido e fácil!

Quais os serviços de limpeza e higienização em prédios comerciais?

O gestor deve conhecer os tipos de limpeza existentes em condomínios que, inclusive, são padrões condominiais. Esse passo é importante para entender como as rotinas devem ser planejadas e organizadas. Os tipos de limpeza em condomínio são:

Limpeza geral – a limpeza geral é quando todo o espaço passa por limpeza completa, como o próprio nome sugere. É feita nas áreas de maior circulação dentro do condomínio, como a portaria, os elevadores, halls de entrada, corredores, garagens e banheiros de uso coletivo. Deve ser feita diariamente ou no mínimo uma vez por semana, dependendo da necessidade e do fluxo de pessoas.

Limpeza de conservação – tem o objetivo de preservar o serviço geral, ou seja, manter tudo livre de odores, poeira e desorganização. Contempla a remoção de sujeiras das superfícies, retirar o lixo e cuidados com o jardim. A limpeza de conservação deve ser administrada conforme as demandas do condomínio.

Limpeza de manutenção – o tipo de limpeza que faz parte do calendário da manutenção preventiva, da qual já falamos bastante aqui no blog, por ser muito presente na manutenção predial. Alguns exemplos são: limpeza da caixa d’água, limpeza e filtragem das piscinas, limpeza e pintura da fachada e dedetizações.

Para entender mais sobre os tipos de manutenção predial, leia: 'Conheça os serviços da Manutenção Predial'.

Mais informações e dicas sobre limpeza em prédios comerciais

Crie regras de limpeza e conservação para o condomínio

Para que o padrão de qualidade seja mantido, é fundamental que existam regras de limpeza e conservação do condomínio. Estas, não devem se aplicar somente aos colaboradores, mas sobretudo aos condôminos. Isso ajuda a garantir que a higiene do prédio esteja sempre de acordo com o esperado. As regras também facilitam o treinamento de novos colaboradores, por estabelecer um padrão a se seguir. Assim sendo, as regras devem ser sempre repassadas aos zeladores e equipe, e dispostas de forma clara e visível para os demais usuários.

Organize-se: estabeleça uma rotina de limpeza

A rotina de limpeza vai determinar quais áreas devem ser limpas, em qual dia e horário. É a partir dela que todos os envolvidos nas ações de limpeza vão se basear, e assim, poder formular o próprio checklist das atividades, sendo capaz de dar um retorno igualmente organizado. Para elaborar a rotina, leve sempre em consideração:

– A disposição de equipe, suas escalas e horários de trabalho;

– Os horários de menor movimentação no condomínio, evitando pausas e transtornos nas atividades de terceiros;

– Quais locais devem ser limpos diariamente, semanal, quinzenal e mensalmente.

Liste as áreas que devem ser limpas e aposte em uma boa distribuição das atividades

Condomínios contam sempre com uma alta circulação de pessoas. Até mesmo as áreas mais inusitadas e de menor acesso, vez ou outra aparecem sujas e necessitando de limpeza. Seja nas áreas comuns ou não, considere todos os espaços do condomínio antes de estabelecer as rotinas de limpeza. E lembre-se, as rotinas de limpeza têm mais de um tipo, e é preciso saber diferenciar as áreas que precisam de limpeza constante, e as que não. Anote algumas perguntas, e considere questões como:

– Circulação;

– Frequência de utilização do espaço;

– Quais partes devem ser limpas;

– Se existe algum equipamento ou parte da estrutura que pode ser prejudicada por ausência/excesso de limpeza;

– Separe por limpeza geral, de conservação e de manutenção;

– Pense nos materiais a serem utilizados por superfícies especiais, como vidros, madeira e estofados;

- Envolva toda a equipe ao pensar nas etapas.

Contrate profissionais experientes e bem capacitados

Todas as ações de planejamento e estratégia cairão por terra se os profissionais contratados não derem conta do recado. Na prática, apenas experiência não segura as necessidades, se não há por trás uma boa capacitação ou mesmo especialização. Por essa razão, o condomínio deve sim investir em boas contratações, até mesmo para evitar o turnover e novos gastos, além de prejuízos com a execução das atividades. 

É comum que muitos condomínios contem com os serviços de prestadoras para captar mão de obra, ou mesmo para realizar a própria gestão condominial, um serviço já muito comum entre prestadoras, contemplado pelos facilities e pela manutenção predial. Essa prática reduz as responsabilidades da administração com contratações, e diminui os custos trabalhistas para o condomínio.

Benefícios da contratação dos serviços de limpeza

Como falamos acima, a contratação dos serviços prestados por empresas parceiras, na gestão de facilities e manutenção predial, já se tornou uma tendência e é uma grande mão na roda para as administrações condominiais. Conheça mais vantagens:

– Redução de custos;

– Foco na gestão predial;

– Garantia de ambientes limpos e higienizados;

– Profissionais capacitados;

– Substituições de funcionários no caso de ausências e faltas;

– Serviços eficientes e de qualidade.

Se estamos falando de Manutenção Predial, considere a Renaux!

A Renaux Service está no mercado desde 2014, proporcionando soluções em gestão de serviços, com oferta especializada para a Manutenção Predial e a Gestão de Facilities. Se está em Pernambuco ou São Paulo, pode entrar em contato direto com uma de nossas filiais sediadas em ambos os estados, mas também temos cobertura para todo o Nordeste, parte do Norte e Centro-Oeste.

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Até a próxima publicação!

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