Blog | 5 vantagens da Movimentação Interna no segmento industrial

18 de maio de 2020

A Movimentação Interna é uma proposta da logística, que envolve a integração das boas práticas nos fluxos internos e externos, para acontecer de forma organizada e flexível, mas principalmente ágil. Ela possui muitos nomes no segmento industrial; pode ser chamada de “Logística Indoor” ou mesmo “Same Day Delivery”, como quando ainda recém-descoberta. Ela é um exemplo claro do caráter inovador que precisa ser adotado pelos líderes do mercado, a fim de manter-se no mapa dos negócios, com um bom potencial de vendas. Há alguns meses, iniciamos essa conversa aqui no blog, com a publicação ‘O que são soluções de Logística Indoor?’, que você pode ler com apenas um clique no título da publicação. Como dissemos anteriormente, no que se trata dos e-commerces, a necessidade de implementação da movimentação interna (ou integrada) é maior ainda. 

Com a MI, as soluções desde o manuseio à entrega, são monitoradas por profissionais capacitados, com uma gestão organizada e práticas impecáveis, quando o manual é bem acompanhado. Esse conceito significa maior integração de todos os processos logísticos que obedecem à essa cadeia, até que o serviço ao consumidor final se torne bem executado e satisfatório. Isso acontece quando uma empresa conta com um sistema inteligente e organizado, capaz de controlar os próprios fluxos.

Por que é importante investir em uma movimentação interna competente?

A movimentação interna cumpre a função de controle dos fluxos de entrada e saída de uma empresa. Quando bem feita, ela permite que essa atividade seja coordenada com as demais tarefas, fazendo com que os materiais certos, estejam disponíveis na hora e local certos. A produtividade só tem a se beneficiar dessa relação, cuja agilidade é o mote. As atividades paralelas passam a ser melhor otimizadas, graças à nova dinâmica adotada. Além disso, e entrega, no geral, torna-se mais eficaz, exibindo aos clientes a competência esperada. 

Uma empresa que preza pela entrega de resultados, deve manter-se em dia com as boas práticas de logística, evitando os desperdícios e atividades que causam atrasos, bem como o feedback negativo dos clientes, que deve sempre ser evitado.

Dessa forma, preparamos para você este post, contando 5 benefícios que a prática de movimentação interna proporciona para a sua empresa. Continue a leitura e entenda por que incorporá-la em sua administração!

Agilidade e Otimização

Todo bom sistema de movimentação interna precisa de uma ótima comunicação. Um sistema de logística que atua de modo integrado permite que a empresa tenha agilidade nos processos operacionais. A comunicação estratégica faz com que a administração monte a própria base de dados, que densa e organizada o suficiente, proporciona uma tomada de decisões confiável e um planejamento sólido das ações. Da mesma forma, a comunicação entre os setores permite que os processos ganhem agilidade e possam ser otimizados, criando diferenciais que podem fazer a empresa em questão destacar-se diante da concorrência. E como a logística integrada é uma tática que incita muita competitividade, nada melhor do que executá-la com tal excelência.

É preciso lembrar que a integração proporciona maior previsibilidade das etapas, tornando viável a rápida adaptação às demandas repentinas que podem surgir durante o trabalho. Em outras palavras, antecipar-se com informações fundamentais à realização da movimentação prepara melhor a gestão, que consegue visualizar soluções para qualquer tipo de situação. Ao mesmo tempo, é possível acompanhar os processos de perto, evitando desencontros na comunicação.

Vantagens competitivas

Como dito acima, a movimentação interna é um item com grande potencial de destaque no segmento industrial. A realidade é que, graças à competitividade empresarial, esse segmento torna-se um terreno hostil às ideias repetitivas e de baixa prospecção, por isso, os negócios que dispõem de uma cadeia logística integrada têm uma grande vantagem sobre os demais. Graças ao acompanhamento completo das etapas que antecedem e sucedem ao pedido do cliente, este, será beneficiado com um produto de maior qualidade e com serviço mais caprichado de entrega — o que se nota com qualidade da embalagem, integridade do produto e cumprimento de prazo —, além de ter menos riscos de sofrer com imprevistos e atrasos.

Não é novidade que, processos de movimentação interna que envolvem boa gestão — bons softwares, profissionais e seguridade dos dados —, e bons transportes, acabam saindo na frente, pois o consumidor reconhece o valor empregado a cada um desses cuidados. Logo, em práticas como essa, em que a confiabilidade e agilidade são exigidas, o diferencial competitivo torna-se bastante precioso.

Redução dos custos operacionais

Eliminar etapas desnecessárias à rotina de trabalho, reduzir erros e aumentar a produtividade são atitudes que fazem parte da Movimentação Interna de qualidade. A perspectiva da gestão de toda a cadeia logística viabiliza uma sustentação mais eficiente dos processos operacionais, principalmente pela quantidade de dados e execução das etapas permitirem uma boa visualização do que é feito, e de como tudo será entregue. As etapas, iniciadas no pedido e finalizadas com a expedição e a entrega, quando bem acompanhadas, podem ter as suas falhas previstas. Tudo o que se traduz em menos desperdícios, menos erros e otimização do tempo de trabalho, traduz-se também em dinheiro. Práticas de excelência não só garantem satisfação ao cliente, como mostram-se compensativas a curto e longo prazo, dependendo da intensidade dessa prática dentro de uma empresa.

A visão tática, de forma direta, permite um planejamento coerente e a redução de custos, visto que, um ambiente mais produtivo e eficiente, é também um ambiente com menos erros e inconsistências. O custo com materiais, reparos e perda de tempo cai drasticamente.

Aumento da lucratividade

Reduzir custos é bom, mas não é, necessariamente, lucrar, já que o lucro se vê em uma crescente em relação aos investimentos feitos, e não apenas um retorno a compensá-los. Porém ao apostar nas melhores práticas e diminuir os custos, principalmente operacionais, é possível aumentar a lucratividade da sua empresa. Com o auxílio da mão de obra especializada na gestão desses serviços, ou mesmo dos recursos tecnológicos, como softwares de gestão, o trabalho nas áreas envolvidas com a logística é otimizado, e cada uma das funções é realizada conforme o plano administrativo. Compensar somente o investimento pode não representar efetivamente o lucro, mas ao manter a constante redução de custos e a oferta de serviços, simultaneamente, essa redução passa a representar sempre um verdinho no caixa, mantendo uma ótima saúde financeira.

Melhor performance nos centros de distribuição

A responsabilidade dos gestores de logística é grande. A empresa especializada na gestão desse serviço, por exemplo, pode representar muitas etapas distintas na responsabilidade com o produto do cliente e, inclusive, todas elas. A cadeia logística, esse sistema que temos falado sobre desde o início da publicação, além de melhorar a performance dos centros de distribuição, envolve também a finalização do processo de envio, ou seja, embalagem, higienização, transporte de expedição, distribuição e entrega. Com a MI, a mercadoria chega ao destino, tanto através dos pontos de distribuição, como nos pontos de venda ao cliente, com a pronta entrega. Em ambas as soluções, todas as práticas devem estar em conformidade com os moldes exigidos. Para além disso, é preciso estar atento à manutenção da qualidade, e aos valores competitivos. Em suma, a Movimentação Interna tem sido bastante utilizada quando os empreendimentos precisam melhorar a agilidade dos processos que envolvem distribuição e rotas extensas.

A Movimentação Interna com a Renaux Service

Acompanhando as tendências do segmento logístico, a Renaux Service desenvolve junto aos seus clientes operações de Movimentação Interna. Isto significa que o contratante pode delegar a gestão total ou parcial da operação logística em sua própria estrutura, otimizando os custos, buscando eficiência, eficácia e flexibilidade nos serviços prestados. Com este modelo de trabalho a empresa, o cliente e seus profissionais podem desenvolver sua atividade-fim, mantendo o foco no negócio. Você pode conferir todos os serviços oferecidos por nós através da nossa página de soluções

Se ainda restar alguma dúvida sobre o assunto, ou mesmo se surgir interesse no serviço, não hesite em contactar a Renaux Service! Na nossa aba ‘Contato’ (no menu, lá em cima), temos um breve formulário, e após preenchê-lo, um de nossos atendentes irá lhe retornar o mais breve possível. Basta preencher com nome, e-mail e telefone.

Até a próxima publicação!

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