Blog | Manutenção Predial: por onde começar?

06 de maio de 2020

É fato, mesmo a melhor das construções sofrerá os impactos do tempo e está sujeita a deteriorar-se, sobretudo se não for cuidada e conservada com o devido cuidado. A esse cuidado, que pode ser chamado de várias formas, damos o nome de manutenção. Para a NBR 5674 Manutenção de edificações - Procedimento da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a manutenção define-se como “o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários”; e como perfeitamente colocado nesse trecho, para que uma determinada construção mantenha-se funcional, e não represente prejuízos ou risco à vida, faz-se necessária a manutenção.

No mundo corporativo, a manutenção pode-se tornar uma grande responsabilidade para o encarregado da administração local ou dos recursos humanos de uma empresa. A manutenção predial é um desafio, composto por muitas etapas e que representa uma importância pilar ao funcionamento e salubridade de uma organização. Para entender melhor sobre essa prática, acompanhe essa publicação até o final!

O que é a manutenção predial?

Como dissemos mais acima, qualquer edificação, por mais que tenha sido construída regada à qualidade, está sujeita aos impactos do tempo e à deterioração, sobretudo pela ação humana. Uma edificação necessita de cuidados para seguir funcionando bem, sem colocar em risco aqueles que nela circulam diariamente, e sem representar danos financeiros à organização que a mantém. É aí que entra a manutenção predial. O que muitos não sabem é que a manutenção predial não envolve apenas contratar um prestador ou prestadora de serviços para realizar pequenas reformas, ou consertar grandes problemas de urgência, quando solicitado. Ela pode começar bem antes disso, antes mesmo da própria construção de um edifício, considerando a infraestrutura do prédio, e mesmo os equipamentos a serem utilizados e sua durabilidade.

Ou seja, na manutenção predial podemos incluir as inspeções rotineiras para checagem de infraestrutura e maquinário; reparos elétricos, hidráulicos ou de qualquer outra natureza; durabilidade e bom uso dos equipamentos e instalações para prevenir possíveis perdas financeiras ou pausas desnecessárias na rotina de trabalho; dentre outras atividades.

Há três tipos diferentes de manutenção predial: a manutenção preditiva, a corretiva e a preventiva. Falaremos das três a fundo em uma outra publicação aqui no blog, porém, em suma, o que as difere é que a manutenção preventiva, como sugere o próprio nome, tem o objetivo de evitar que os problemas surjam mais tarde, de surpresa, e por isso se inicia assim que a obra é entregue; já a manutenção corretiva é o oposto, pois ela só é feita depois que o problema já surgiu. Mas e a manutenção preditiva? Ela tem os mesmos objetivos que a manutenção preventiva, com a diferença de que ela é capaz de definir a periodicidade de manutenção de um determinado equipamento ou instalação.

Os desafios da manutenção industrial

Equilibrar a execução da manutenção, mantendo em consideração os fatores disponibilidade, durabilidade e confiabilidade, é um desafio para qualquer gestor de manutenção predial. Além da coordenação das atividades, por existir sempre um orçamento a se respeitar, é preciso estar atento ao custo, para torná-lo o mais enxuto e acessível possível. Para que isso aconteça, é necessário ter um bom plano de atuação, que servirá como guia para orientar a equipe encarregada das atividades de manutenção. 

Um outro problema pode ser: como elaborar um bom plano de atuação? É preciso garantir que a equipe esteja treinada para uma boa atuação, e que os gestores tenham uma boa comunicação com os demais setores que dividem a organização dos custos e atividades, ou tudo poderá ter um efeito bem oposto ao esperado. Muitas vezes, elaborar um plano, pensando nas necessidades e custos da manutenção predial, além de criar e acompanhar um histórico dessas manutenções não serão tarefas fáceis, e deve-se sempre buscar o serviço mais especializado possível. A falta de planejamento acarreta consequências desastrosas para os negócios, podendo comprometer muito do investimento que retorna. Portanto, um processo de manutenção predial bem estruturado é essencial, e deve ser levado a sério.

Por que contratar uma prestadora especializada para realizar esse serviço?

Como destacamos no tópico acima, são vários os desafios que englobam a manutenção predial. É preciso ter uma boa relação custo-benefício, ser eficiente, ágil diante dos problemas, ao mesmo tempo em que as soluções devem ser eficazes e pensadas por quem entende do assunto. Por se tratar de bastante coisa para conciliar ao mesmo tempo, a manutenção predial pode representar sobrecarga para as equipes internas, ou mesmo estar em mãos erradas, por demandar uma expertise muito específica, em ordem de manter os processos rendendo. Essas exigências para uma boa manutenção predial não devem ser negligenciadas, uma vez que têm impacto direto nos fundos e pessoal da empresa, além de interferir na realização do trabalho, diminuindo a qualidade do serviço. 

A contratação de uma empresa de manutenção, por sua vez, pode aliviar bastante o peso dessas atividades, tornando a rotina da organização mais fluída e inteligente, e permitindo que as equipes se destinem às próprias atividades-fim. Uma empresa de manutenção predial irá cuidar da infraestrutura do edifício, e dos sistemas que o compõe, como o elétrico, hidráulico, de incêndio e de segurança, que necessitam de suporte frequente. Diante desse cenário, contar com o apoio especializado é essencial. Você sabe como fazer isso?

A empresa especializada representa serviço com know-how, alta qualidade nos serviços, agilidade de atendimento e suporte, e ainda significativa redução de custos.

Como escolher a empresa certa?

Listamos alguns critérios que podem auxiliar durante o processo de escolha. Ah, e lembre-se de considerar a Renaux quando decidir que deve contratar o serviço de Manutenção Predial! ;)

1. Reputação: Experiência somente não faz tudo, quando a empresa é famosa por não cumprir o que promete. Investigue qual a imagem da empresa diante do mercado, antes mesmo de procurar saber quanto tempo de mercado ela tem.

2. Feedback, ou a avaliação dos clientes: Aliada à reputação, está a avaliação dos clientes antigos e dos “da casa”. Sempre bom buscar os famosos “cases”, e mesmo considerar se a empresa  tem grandes e bons exemplos de mudanças positivas nas empresas parceiras. A opinião do cliente é a SUA opinião, logo, lembre-se de considerá-la sempre.

3. Capacidade Técnica: Os profissionais da empresa são capacitados? Possuem boa ética profissional? Têm treinamento para ser multifuncionais? São coisas a se considerar. De nada adianta contratar um prestador que não possui qualquer capacitação para aquele serviço; antes fosse melhor continuar utilizando a equipe interna para realizar uma atividade que não compreende. Não hesite em perguntar, e informe-se sempre. Uma boa empresa de gestão de serviços é transparente.

4. Experiência na área: Pode não ser tudo, mas é definitivamente um dos pontos principais. Empresas experientes, com muitos cases e anos de mercado, podem representar grande diferença. Veja o que a empresa já fez por parceiras do mesmo segmento que o seu negócio, e lembre-se que a experiência não vem apenas através dos vários anos de mercado. É maturidade profissional, conquistada com excelência!

Quais soluções a Renaux Service pode trazer para você?

A Renaux Service está no mercado desde 2014, proporcionando soluções em gestão de serviços, com oferta especializada para a Manutenção Predial. Se está em Pernambuco ou São Paulo, pode entrar em contato direto com uma de nossas filiais sediadas em ambos os estados, mas também temos cobertura para todo o Nordeste, parte do Norte e Centro-Oeste. 

Desenvolvemos a partir do conhecimento das operações de produção e administração do empreendimento do cliente, um plano que determina os procedimentos e prazos dos serviços a serem desenvolvidos agindo sempre de modo eficiente, oferecendo serviços como pintura industrial, suporte ao sistema elétrico, marcenaria, serralharia, e outras atividades. Para saber de todas, vá à nossa página de soluções.

Deseja que o seu prédio seja mais aconchegante e seguro? Converse com um atendente da Renaux! Na nossa aba ‘Contato’ (no menu, lá em cima), temos um breve formulário, e após preenchê-lo, um de nossos atendentes irá lhe retornar o mais breve possível. Basta preencher com nome, e-mail e telefone; é bem rapidinho.

Até a próxima publicação!

Voltar