Blog | 5 vantagens da varrição mecanizada para a sua empresa

22 de abril de 2020

À primeira vista, os veículos de varrição mecanizada podem até parecer incomuns e levantar dúvidas, mas a realidade é que eles já são o presente e o futuro da manutenção de espaços, feita de forma mais ágil e mais segura. A incessante busca das organizações por maior eficiência e redução de custos, vem tornando a limpeza mecanizada uma necessidade latente e cotidiana. No mercado, já estão disponíveis diversos modelos de varredeiras profissionais, capazes de reinventar completamente o conceito de higienização de ambientes.

As varredeiras mecânicas geralmente são utilizadas para a realização da higienização durante a noite e a madrugada, realizando o trabalho pesado de limpeza dos espaços. É nesse horário que a circulação de pessoas diminui ou é proibida, sobretudo em ambientes corporativos, por isso, torna-se ideal. A varrição é realizada pelos dispositivos componentes do veículo mecanizado, que geralmente possui escovas redondas laterais e centrais, e um aspirador acoplado para a sucção do material varrido.

Pela capacidade e agilidade dos dispositivos, o tempo de realização dessas atividades por diminuir bastante. É curioso, pois a varrição manual, em empresas de médio a grande porte, pode tomar cerca de 50% do tempo total para manutenção. 

Abaixo, separamos cinco vantagens da varrição mecanizada para a sua empresa, que com certeza te farão reconsiderar o conceito tradicional de higienização dos ambientes.

1. Mais segurança para os colaboradores

Por ser um equipamento destinado a este serviço, tudo o que ele exige é um operador capacitado para conduzi-lo. Com as varredeiras mecânicas, o esforço físico despenca em níveis consideráveis para o trabalhador, garantindo maior produtividade, ao mesmo tempo em que garante menor fadiga e aumenta os índices de salubridade. Ainda há a possibilidade de, em caso de haver necessidade de trabalho em áreas de risco, a varredeira pode cobrir o desafio pelo colaborador.

2. Mais economia

Com maior eficiência e rapidez, varredeiras industriais podem substituir o trabalho manual de até oito pessoas. Ao aumentar a eficiência e agilidade na operação de limpeza e higienização, a varredeira mecânica traz, por consequência natural, uma grande redução de custos para a sua empresa. Isso ocorre devido à máxima eficiência do equipamento, que possibilita a redução das equipes e do tempo de dedicação à realização da tarefa, além de gerar economia com gastos relacionados à contratação de mão de obra, ou insumos. 

3. Agilidade

As varredeiras permitem que as equipes recolham resíduos com muito mais rapidez do que com a forma tradicional, ou seja, vassoura, pá e despejo, sob o fator individual de trabalho. Os equipamentos possuem ampla faixa de varrição, os que os torna aptos a remover sujeira de grandes espaços. Os reservatórios destinados aos produtos também possuem capacidade variada de armazenamento. Assim, é possível varrer uma grande área de uma só vez. Como falaremos abaixo, há modelos diversos, com capacidades variáveis para armazenamento de resíduos.

4. Eficiência

Essa característica é, em suma, a reunião de todas as outras. As varredeiras representam menor esforço físico e mais segurança aos profissionais - os que executam e os que circulam -, traduzindo-se em economia de força do trabalho humano. Economia essa que se torna ainda mais significativa quando lembramos que, dos custos de manutenção, quase 80% destinam-se apenas à mão de obra. Alguns equipamentos podem substituir o trabalho manual de sete a oito pessoas.

“Em indústrias de médio a grande porte, cerca de 50% do tempo de manutenção é destinado à varrição. A redução é considerável, pois em torno de 80% do custo que se tem com limpeza está relacionado à mão-de-obra”.

5. Máquinas versáteis

As especificações de uma máquina dependem de bastante coisa, não só marca e modelo, mas também a necessidade demandada pelo serviço. Porém, é possível encontrar nas varredeiras mecânicas, além dos reservatórios com grandes capacidades de armazenamento, escovas e aspiradores, que intensificam a efetividade da limpeza, podendo trabalhar na remoção de folhas, grãos de areia e resíduos acumulados em áreas mais difíceis de se higienizar, como quinas e pequenos blocos. O aspirador é um componente do sistema de sucção, presente em algumas máquinas e grande auxílio para evitar a dispersão dos resíduos durante a operação. 

Outro ponto positivo das varredeiras, no quesito sustentabilidade, é o fato de que grande parte delas são movidas à bateria, reduzindo a emissão de CO2. As versões com motor à combustão são, ainda, capazes de funcionar até cinco horas.

A Renaux Service na promoção de soluções para você: varredeira profissional e limpeza mecanizada para empresas

Investimos em soluções com foco em estratégias de sucesso. Faça o mesmo, e conheça o nosso serviço de varrição mecanizada, suas especificidades e os equipamentos utilizados. Quer saber qual a varredeira adequada para o seu negócio? Ainda possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco através do formulário abaixo. É rápido e fácil, e um de nossos atendentes entrará em contato com você em breve. Solicite o seu orçamento!

Voltar