Blog | Os Shopping Centers e a gestão de serviços

25 de março de 2020

O setor de shopping centers está cada vez mais ocupado pela gestão de serviços. Por estarmos falando de um grande complexo comercial, é fácil imaginar a imensidão da demanda, interna e externa, que a administração precisa lidar e gerir. Shoppings recebem o grande público, diariamente, mesmo em períodos de quebras econômicas, e também se adaptam à variação de público sazonal, como acontece durante os feriados e datas comemorativas. Além disso, dentro desse espaço, é possível encontrar agências federais, de viagem, casas de câmbio, joalherias e caixas eletrônicos; todos parte de um setor que exige bastante segurança e organização. Ou seja, para administrar um shopping, garantir conforto, conservação, segurança e controle de público, é necessário ter uma boa gestão de facilities e contar com profissionais bem capacitados e que possam lidar com o público com cordialidade e informação. São muitas as coisas a se considerar, certo? E a terceirização dos serviços tem dado conta do recado.

Os consumidores têm se mostrado cada vez mais observadores, exigem ambientes bem conservados, atendimento eficiente e reconhecem com maior propriedade os próprios direitos. Para atender bem a este público, que é conectado, informado e preza pelo bom serviço, os administradores têm buscado as empresas especializadas, ou prestadoras e gestoras de serviços, como a Renaux Service, para prestar os serviços de facilities, como a manutenção e limpeza, segurança, estacionamento, dentre outras soluções que apenas empresas com know how são capazes de entregar com facilidade e a um bom custo benefício. Em locais de grande porte, como os Shopping Centers, os profissionais mais demandados são os auxiliares de serviços gerais, recepcionistas, copeiras, auxiliares administrativos, bombeiros, eletricistas, jardineiros e manobristas. 

Mas, alto lá! É preciso lembrar que todo esse cumprimento de tarefas só vai atender às necessidades do seu complexo se, primeiramente, a empresa escolhida tiver conhecimento e experiência na área. Além disso, ela precisa apresentar prontidão, bom custo-benefício, bons fornecedores e suporte, para que você não fique na mão ao lidar com eventuais problemas. A parceira especializada nos facilities e demais serviços deve controlar e monitorar com veemência os processos e colaboradores. Afinal, é a reputação do seu negócio que está em jogo.

Pelo que compartilhamos até aqui, já é possível ter uma ideia do que a terceirização de serviços pode fazer pelo funcionamento de um shopping center. No entanto, a seguir, abriremos mais espaço para tratar dos benefícios da contratação do serviço.

Vantagens da terceirização dos serviços em Shopping Centers

Excelente capacitação

Quando se trata de serviços terceirizados, não é novidade que a boa capacitação se destaca dentre os motivos pelos quais o serviço é contratado. A capacitação é a chave mestra do lançamento de mão de obra no mercado, que frequentemente se vê saturado, mas despreparado para atuação. Como o pleno funcionamento de um empreendimento depende diretamente da performance dos seus colaboradores, é necessário selecionar, recrutar, treinar e acompanhar o desempenho de cada um deles. Com a terceirização de serviços, os processos relacionados ao recrutamento e seleção, ou também gestão de pessoas, ficam por conta da empresa contratada.

Garantia de qualidade

Naturalmente ligado ao tópico acima, o assunto qualidade garantida é comum à terceirização, que tem esse pilar como um dever. A mão de obra das empresas terceirizadas é constantemente capacitada. A gestão desse desempenho, portanto, não poderia ser diferente. É possível treinar, testar e acompanhar a entrega do colaborador, observando os resultados e caminhando à eficiência.

Oferecer comodidade e segurança

O Shopping Center é um complexo comercial, com grande circulação de pessoas diariamente e que geralmente representa um objetivo: comprar. Porém ele, hoje, não é apenas um complexo de lojas e contempla os segmentos de alimentação e lazer; isso em larga escala. E por esses serviços terem se tornado fundamentais ao seu funcionamento, os consumidores tendem a passar mais tempo dentro desse espaço. A boa higiene, segurança, climatização e conforto são alguns dos motivos pelos quais as pessoas procuram comprar em shoppings e não em centros comerciais abertos e mais populares, já que estas comodidades compensam a possível diferença de preços entre ambos os espaços. Com isso, a administração do shopping center precisa estar atenta às sugestões e opiniões dos consumidores e, principalmente, oferecer serviços de qualidade. Escolher a terceirização de serviços e contratar um bom fornecedor na gestão de facilities, pode garantir que esse objetivo seja alcançado e/ou mantido.

Contratações internas mais ágeis

Além de todos os benefícios, que alimentam a fluidez do ritmo de trabalho, também é possível fazer contratações mais rápidas com o serviço terceirizado. Isso porque elimina-se a necessidade de um setor específico para a gestão de pessoas - ou, ao menos, diminui o time e gastos internos -, de forma a também eliminar custos desnecessários aos gestores. No caso dos shoppings, a grande movimentação e demanda exigem manutenção frequente, por exemplo. Com isso, a relação rápida na aquisição de mão de obra se torna uma necessidade. Nessas urgências, a gestão, que pode carecer de tempo hábil para as contratações, pode contar com profissionais terceirizados especializados.

Suporte integral

As empresas que oferecem serviços como esse, geralmente possuem um portfólio completo, de modo a assistir integralmente as necessidades do cliente, se assim for desejado. Desde os serviços de limpeza e conservação, ao apoio administrativo e de segurança, ou mesmo suporte da hidráulica e elétrica, as atividades desempenhadas podem ser múltiplas, e livrar a administração da execução e gestão de diversos processos internos. A integração desses serviços é um dos principais diferenciais dos serviços terceirizados em Shopping Centers, além de permitir o maior foco no core business, como esse tipo de estratégia costuma fazer.

Onde encontrar: terceirização de serviços em Shopping Centers é com a Renaux!

Renaux Service possui uma metodologia exclusiva e inovadora para realizar a gestão operacional e suas demandas diretas e indiretas, além da prestação de serviço de limpeza, higienização, tratamento de piso, jardinagem, portaria, orientadores e afins, atuamos na gestão integral das operações, ficando responsável pelas aquisições e administração dos materiais de higiene, limpeza (químicos), equipamentos e suas respectivas manutenções preventivas e corretivas.

Tal metodologia, possibilita ao gestor do shopping  uma redução no seu quadro de colaboradores administrativos e permite ao mesmo atuar de forma mais estratégica, haja vista que, toda administração do capital humano e de seus insumos estarão sob nossa responsabilidade.

Interessado em nossos serviços? Abaixo, na seção de mais informações, é possível encontrar os nossos contatos. O retorno é rápido e a assistência é garantida. Tire as suas dúvidas!

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