Blog | Tudo o que você precisa saber sobre Gestão de Facilities

10 de março de 2020

Para que o espaço empresarial mantenha a boa performance, é necessário que a sua estrutura de coordenação das atividades e serviços, internos ou complementares, esteja alinhada e com fluidez. Por exemplo, dentro da gestão empresarial, existe a preocupação com a gestão dos recursos, como os humanos e financeiros, e a organização de espaço, pessoal e materiais. No centro dessa coordenação de atividades, surge a Gestão de Facilities, ou Gestão de Facilidades, constituinte de um campo interdisciplinar que se responsabiliza pela coordenação de espaços, infraestruturas, pessoas e organizações, e que dispõe de uma vasta gama de serviços.

Essencial à uma oferta qualificada, a unificação trazida pelo serviço de Gestão de Facilities, oferecido por empresas de terceirização, possibilita organização e bom funcionamento. Mesmo a gestão dos serviços de base pode apresentar resultados positivos em eficiência e redução de custos, quando tudo é feito com excelência e dentro das boas práticas do mercado. É possível encontrar a gestão de facilities em todas as empresas, seja qual for o segmento ou dimensão, cuidando dos setores de apoio. Em geral, suas atividades estão ligadas à administração e conservação dos espaços e materiais, mas também pode ser bem mais abrangente e inovadora. Na verdade, com o crescimento da atividade, novos setores passam a adotar a gestão de facilities, assim como ela passa a agregar mais atividades.

Dentre os serviços que integram os facilities, estão o serviço de limpeza, manutenção e recepção, alguns dos mais comuns e procurados por organizações. Além deles, também é possível contar com atividades mais específicas, como técnicas de paisagismo, serviços de transporte e fluxo de documentos. Ou seja, a função do gerenciamento vai muito além de apenas cuidar da conservação e preservação de um ambiente; é possível contar com um trato especializado ao lidar com serviços que agregam à salubridade, agilidade e conforto, além, é claro, de agregar à reputação da organização.

Tanto para os colaboradores, quanto para os clientes e visitantes, esse gerenciamento se faz necessário por cuidar do que diz respeito às condições básicas de uso, convívio e fluidez. Não é possível associar seriedade, confiança e profissionalismo à uma empresa cujos espaços estão sempre sujos e desorganizados. À parte os resultados mais orgânicos, a terceirização da coordenação dos facilities também permite à empresa um maior foco no core business, redução de custos, especialização e melhor distribuição de tempo e pessoal para atividades complementares.

Voltar