Blog | Conheça as principais tendências na gestão de facilities

15 de junho de 2022

Responsável por gerenciar serviços focados em manutenção, controle e demais soluções presentes na SLA(Service Level Agreement), a área de gestão de facilities tem obtido grande destaque na estrutura de operação das empresas. 

Tal modelo de gerenciar soluções nas áreas de acesso, conservação e administração tem sido incrementado, graças ao avanço da tecnologia voltada para o aumento da produtividade, economia de recursos e desenvolvimento do negócio. 

No texto de hoje, conheceremos quais são as principais tendências na gestão de facilities que tornam esse serviço extremamente relevante para as empresas. 

1- Noção competitiva, 

Ao promover os serviços de facilities em uma instituição, os gestores devem estar cientes do papel estratégico dessas medidas no dia a dia da instituição. Pois, através do entendimento de cada solução e a integração entre práticas é possível alcançar maior eficiência. 

Desse modo, podemos destacar o feito como um diferencial, representado tanto para  o cliente como para os funcionários envolvidos no processo de emprego dos facilities. Permitindo que as soluções implementadas sejam caracterizadas por componentes que regem a prática de facilities, como, gerenciamento mais tecnológico e otimizado. 

2- Preservação e inovação, 

Tais atividades têm caminhado cada vez mais unidas para construir um futuro seguro. No universo corporativo, cada vez mais tem se discutido questões relacionadas a ESG e sua importância. Tratamos do assunto recentemente em nosso blog e você pode conferir mais detalhes sobre essa medida no link recomendado a seguir. 

Qual o impacto de medidas ESG para as empresas? 

Se tratando de gestão de facilities e preservação, vale ressaltar também os impactos relacionados à noção do negócio. Atualmente, quanto mais voltado a medidas sustentáveis e práticas mais chances o empreendimento tem se desenvolvido de maneira segura. 

Aliás, medidas relacionadas à preservação são fundamentais para repensar estrategicamente as possibilidades de inovar. Auxiliando o processo criativo, logístico e gerenciável de uma empresa ao considerar o impacto do meio ambiente sobre as decisões tomadas. 

3- Tecnologia para impulsionar,  

O avanço da nossa relação com a tecnologia tem promovido novas formas de utilizá-la. Seja para simplificar uma tarefa, acessar dados, combinar, enviar ou gerenciar. 

No segmento de facilities, podemos otimizar processos que envolvem a repetição de informações. São eles que auxiliam no aumento da produtividade e melhor gerenciamento de tempo, seja com plataformas específicas ou adaptadas para cada segmento. 

4- Automação de atividades, 

Praticidade. Essa é a palavra que deve acompanhar a rotina dos gestores de facilities e os profissionais envolvidos no processo. Quanto mais prático é o emprego de determinada solução, melhor se pode agir e implementar medidas. 

Lembre-se que estar disposto a automatizar processos envolve acompanhar quais são os principais recursos disponíveis para o seu segmento, bem como promover a padronização de processos e, principalmente, desenvolver o tópico seguinte.

Leitura recomendada: 

Tendência da conectividade para empresas 

5- Especialização do pessoal

Para garantir que as atividades serão desempenhadas conforme o esperado, a gestão de facilities requer acompanhamento e treinamento devido do pessoal. Isso quer dizer que, a qualidade dos seus serviços seguirão maiores padrões e a produtividade pode ser melhor analisada. 

As atividades que envolvem a capacitação dos funcionários necessitam, como toda medida tomada em um ambiente corporativo, de uma análise estratégica. Por trás do treinamento, deve se pensar na otimização do tempo, do esforço empregado e do material utilizado, buscando promover a harmonização das ações tomadas. 

Saiba que, essa é uma das medidas que torna a terceirização da gestão de facilities cada vez mais crescente. A partir do momento que a organização conta com a expertise e o profissionalismo do serviço promovido por agentes capacitados, melhor se aproveita o tempo, os recursos e a automação de tarefas. Por isso, opte por parceiros com qualidade comprovada no segmento, capazes de promover resultados duradouros e centrados. Basta entrar em contato com a Renaux Service para solicitar o seu orçamento!

Voltar