Blog | Dia mundial da saúde e segurança do trabalho

28 de abril de 2022

Em abril, especificamente no dia 28, celebra-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Essa data foi definida pela OIT(Organização Internacional do Trabalho) no ano de 2003, como forma de homenagear vítimas de acidentes e doenças que se deram no ambiente de trabalho. No Brasil, a data passou a ser comemorada em 2005, por meio da Lei número 11.121/2005.

A data também busca promover conscientização sobre doenças ocupacionais, caracterizadas da seguinte forma pelo Ministério da Saúde:

“ É qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (ex.: poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ex.: ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade) e biológicos (ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas). Decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental.”

Visando combater riscos à saúde dos trabalhadores é necessário se ater a bem mais do que o compromisso com sua integridade física, mas também, assegurar a garantia de saúde mental e demais direitos dos profissionais para manter o ambiente e as pessoas sempre seguras.

Assim, a Renaux reforça a importância dessa data e da construção de ambientes mais seguros para os colaboradores!

Voltar