Blog | Conheça os benefícios da pintura industrial

23 de maio de 2022

A pintura industrial faz parte de um conjunto de ações mínimas que devem ser empregadas para garantir a segurança dos recursos e sua conservação. No texto de hoje, trataremos dos benefícios presentes neste processo, bem como algumas dicas de manutenção e cuidados necessários para com os equipamentos industriais. 

Pintura industrial, o que é?

A técnica de pintura industrial foi desenvolvida pensando não apenas na cobertura de equipamentos, mas principalmente na proteção deles através da coloração. Tal prática é definida como anticorrosiva e é extremamente utilizada para proteger equipamentos compostos por aço, padronizar equipamentos e conservar a vida útil dos mesmos. 

Além da conservação de equipamentos podemos destacar também os seguintes benefícios:  

- Impermeabilização, 

- Fácil manutenção, 

- Ótimo custo benefício, 

- Proteção e isolamento, 

- Redução acústica, 

- Redução da perda de evaporação de líquidos voláteis. 

Vale ressaltar  que graças a variedade de tintas industriais existentes no mercado também é possível encontrar materiais que ofereçam isolamento elétrico e indicadores de temperatura.

Como funciona? 

O processo tem início com a limpeza da superfície e remoção de toda sujidade presente no equipamento, seguida por aplicação da tinta por profissionais experientes na aplicação da pintura industrial. Como a finalidade do processo é evitar a ação de agentes corrosivos criando uma espécie de barreira, é importante escolher a tinta certa para cada finalidade. 

Conheça a seguir os principais tipos de tintas utilizadas na pintura industrial: 

- Tinta líquida a base de resina Epóxi convencional; 

Por sua alta aderência a superfícies, grande resistência química a solventes e também a alta resistência mecânica, essa tinta é ideal para proteger espaços como: porões, convés; equipamentos industriais no geral; superfícies expostas a ambientes com altos agentes corrosivos (como água ou umidade excessiva, atmosfera, solo), tanques de carga e espaços vazios de navios. 

Se tratando da durabilidade do produto, é possível notar uma perda de brilho quando exposto ao sol por muito tempo e embora esse fator não interfere na resistência e ação anticorrosiva da pintura industrial, é importante avaliar as características de cada tinta. 

- Tinta a base de Poliuretano; 

Sua maleabilidade, resistência e durabilidade se destacam das demais tintas, principalmente porque esse tipo de material retém melhor o brilho e as cores ficam vivas por mais tempo. No entanto, não devem ser utilizadas em superfícies alcalinas, podendo ocasionar estragos à peça.

A tinta a base de poliuretano também oferece resistência a materiais ácidos e solventes, podendo ser aplicada nos seguintes espaços: superestrutura de navios, convés e praças de máquinas e  indústrias(área externa e interna). 

- Tinta líquida a base de resina Epóxi sem solventes;

Esse tipo de tinta tem como principal característica a resistência química, a abrasão e também é resistente ao impacto de materiais. Sendo assim, indicada para espaços com uma grande quantidade de agentes corrosivos, alta umidade, equipamentos ou estrutura metálicas que ficam próximos a orlas ou espaços que armazenam produtos químicos; podendo ser utilizados tanto na parte externa quanto interna. 

Seu uso  também é indicado para todo e qualquer acabamento realizado em estruturas metálicas e de concreto, por isso é considerada como a mais adaptável de todos os modelos apresentados.   

É importante analisar as condições estruturais do material a ser pintado, considerando o ambiente em que ele se encontra e principalmente as atividades desempenhadas, seja ela uma ação voltada para o armazenamento, estoque ou outras.  Lembre-se que a pintura industrial deve ser realizada por profissionais capacitados para garantir que o procedimento seja realizado de maneira correta e satisfatória. 

Por isso, saiba que pode contar com as soluções e os profissionais da Renaux Service, basta entrar em contato! Com nossas soluções voltadas para manutenção predial, atuamos com a pintura industrial e outros serviços de revisão e correção. Visando sempre a adequação às normas de segurança, manutenção e conservação dos equipamentos. 

Voltar