Blog | Como garantir a qualidade na implementação de novos processos na empresa

11 de maio de 2022

A comunicação e a organização devem ser a base para toda ação adotada em uma empresa. A partir do momento em que se opta por modificar ou estruturar um novo formato de prestação de serviço, seja adequado ou até mesmo relacionado com novas práticas, é importante escolher, analisar, pesquisar, ouvir e informar sobre a medida para que o efeito trazido pela novidade não perturbe o curso das ações.

Dito isto, abordaremos neste texto algumas medidas eficazes para garantir a qualidade na implementação de novos processos. Visando o comprometimento entre equipes e o bom treinamento de profissionais.

Para inserir novos processos em uma instituição é importante planejar cautelosamente cada passo e tentar prever algumas das reações dos funcionários e até mesmo clientes com essas novas mudanças. Neste caso, é preciso fortalecer as redes de comunicação e buscar entender possíveis dúvidas e anseios dos principais impactados por essas mudanças. 

Leitura recomendada: 

Por que otimizar a gestão de ativos de sua empresa 

5 Dicas para manter a proatividade no local de trabalho 

Como planejar a mudança 

O primeiro passo é identificar e definir quais melhorias devem ser feitas. Em seguida, é preciso estabelecer metas e realizar algumas medidas de maneira gradativa, para entender e se preparar durante a adaptação. 

Identificar o problema só é possível com o acompanhamento contínuo das atividades e para tal é necessário ter em funcionamento práticas capazes de otimizar essa relação entre grandes fluxos de dados. 

O segundo passo consiste na adequação das equipes. Após a definição das medidas devem ser pensadas alternativas para harmonizar a nova prática e dar início a esta etapa. Tal medida também necessita de constante diálogo e treinamento, para garantir que todos estejam cientes e preparados para dar sequência às ações. 

Para ter certeza que suas novas medidas terão sucesso é preciso: 

1- Pesquisar a eficácia, 

Entenda que administrar mudanças é uma medida sensível e que deve ser escolhida com cautela. Se de fato foi identificado um problema, analise as soluções existentes, escolha, estude e avalie que tipo de resultados podem ser alcançados através de uma mudança de formatos. 

2- Ouvir mais, 

Procure consultar profissionais ou times com referência na solução que você procura. Assim você pode avaliar e descobrir o que de fato é necessário para solucionar seu problema. Essa medida também pode te colocar diante de soluções muito mais eficientes do que aquelas pensadas anteriormente. Considere também ouvir seus colaboradores, assim você passa a entender aspectos mais funcionais de algumas atividades e eventuais falhas durante esses processos. 

Leitura recomendada: Quais são os benefícios em terceirizar serviços na sua empresa? 

3- Tenha paciência ao executar o plano.

Se a estruturação do projeto estiver definida e pronta para ser implementada é preciso seguir sem perder o foco ou apressar passos. Dê tempo para que os profissionais se adequem aos novos processos, procure medir os resultados e acompanhar mais de perto como eles tem ocorrido, esteja preparado para eventuais mudanças e não deixe de organizar um plano extra para evitar gastos ou atrasos desnecessários. 

4- Promova a medida constantemente, 

Com uma nova ação em curso é importante que todos os envolvidos estejam cientes do que será realizado. Por isso, comunique com frequência o andamento do processo, informe quais são os resultados iniciais e quais são os objetivos a longo prazo. Organize reuniões rápidas, colete o feedback de seus funcionários e busque acompanhar a receptividade dos clientes. Dessa forma, será possível agir com rapidez para corrigir problemas e sanar eventuais dúvidas.

Diante da exposição dessas medidas mais gerais quanto a implementação de processos é importante ressaltar que o sucesso dessas ações também depende de como, quando e por que serão executados. Por isso o treinamento é indispensável, não apenas para lidar com o resultado mas com todo o processo desenvolvido. 

Sendo assim, é de extrema importância saber quem consultar para lidar com a implementação segura de novos processos. Saiba que, com as soluções da Renaux Service você obtém o máximo de dinamismo e controle de sua empresa. Consulte nossa página de soluções ou entre em contato conosco

Voltar