Blog | Dicas para aumentar a confiança dos funcionários

29 de abril de 2022

Para desempenhar qualquer função ou exercer cargos em uma instituição é necessário dispor de habilidades, experiências e perfil voltado para a vaga. Entre elas, competências interpessoais, comunicativas e emocionais também fazem parte do que é avaliado na hora de escolher o candidato mais adaptado às necessidades da empresa.

Avançada esta etapa, se torna indispensável desenvolver um relacionamento seguro e responsável com os colaboradores, tornando o ambiente laboral propício para o crescimento de todos os envolvidos. No texto de hoje, trataremos do importante espaço ocupado pela confiança se tratando do desempenho dos funcionários. 

Confiança 

A definição do termo consiste em 1."crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência, discrição etc. de outrem",  2."crença de algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função"; segundo o dicionário de definições Oxford Languages. 

Perceba que é uma habilidade envolta de responsabilidade. Quando os indivíduos possuem confiança, eles assumem a responsabilidade de suas ideias ou produções e cumprem aquilo que prometem. No ambiente laboral, é importante ter essa segurança e transmiti-la para que os objetivos correspondam às expectativas exigidas. 

No entanto, como trabalhar a confiança dos funcionários? 

Manter o ambiente de trabalho e os profissionais focados e confortáveis para desempenhar suas funções é algo que requer planejamento, comunicação e constantes trocas de aprendizado. Vejamos ainda algumas ações que devem ser trabalhadas para estimular a confiança. 

1- Estabeleça metas, informe e acompanhe; 

É importante que o gestor mantenha seus funcionários bem informados sobre o que é necessário ser realizado. Assim, eles direcionam seus esforços, habilidades e energia com maior foco. Nesse processo também é importante ressaltar a importância do acompanhamento e definição de metas. 

A partir do momento que esse diálogo inicial é estabelecido, os profissionais são capazes de trabalhar com mais segurança e exercer suas funções centrado naquilo que foi estabelecido.

2- Invista no feedback; 

Para motivar, corrigir e incentivar que os profissionais apresentem soluções criativas e diversas, se faz necessário apresentar feedbacks. Dessa forma eles poderiam aplicar as dicas, manter o ritmo positivo entre outros. 

Procure trabalhar em seus canais de comunicação ou trate de mediar o feedback por meio de reuniões com seus funcionários. Incentive também que os colaboradores transmitam suas impressões e opiniões. 

3- Estimule o senso colaborativo; 

Os profissionais precisam entender que muitas vezes, suas funções estão interligadas. Por isso, conhecer funcionários de outros setores, pensar coletivamente sobre o que estão empenhados em produzir e, também, entender a relevância de cada ação empregada para o bom funcionamento da empresa. 

Dessa maneira os funcionários também se sentem mais confortáveis para buscar solucionar questões, pois sabem que podem contar com o grupo. 

4- Incentive o desenvolvimento dos profissionais; 

Com essa medida, além de desenvolver as habilidades já existentes, você desenvolve um talento em sua empresa. Aumentando o diferencial do seu serviço e fornecendo mais engajamento entre os profissionais que entendem essa medida como um incentivo positivo ao seu crescimento dentro da empresa. 

Leitura recomendada: Conheça 6 estratégias para reduzir as demissões por falta de produtividade 

5- Dê suporte; 

Se tratando de aumentar a confiança dos profissionais também é importante que a empresa e gestores forneçam o essencial para o desenvolvimento de suas atividades, bem como treinamento para que ele seja incluindo rapidamente a cultura da empresa, em casos de novas contratações ou atualização nos moldes de organização da empresa. 

Também é importante investir em ferramentas, comunicação e tudo aquilo que facilite o emprego das habilidades do profissional. Além de contar com práticas mais ágeis, também é possível desenvolver equipes e ampliar a área de atuação com treinamento eficaz. 

6-  Construa um ambiente saudável; 

É importante manter o local de trabalho seguro e os equipamentos essenciais para a realização de determinadas atividades. Então promova organização, controle e cuidado com as ferramentas e treinamento dos profissionais para seu bom uso. 

Todas as ações listadas anteriormente também se relacionam com a otimização de equipes e desenvolvimento das equipes. Perceba ainda que sempre que possível, a boa comunicação faz parte do processo e, se bem aplicada, resulta em práticas mais assertivas e baseadas na confiança dos colaboradores entre si e com os gestores. 

Para dar conta de manter a fluidez no ambiente corporativo e o bom relacionamento com os seus colaboradores, saiba ainda que é indispensável trabalhar desde o início, com recrutamento e seleção de bons profissionais. E para realizar de maneira centrada e eficiente essa medida, entre em contato com a Renaux Service.

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