Blog | 5 Dicas para manter a proatividade no local de trabalho

18 de fevereiro de 2022

Atualmente, durante processos de recrutamento e seleção, as empresas combinam as soft skills (habilidades de comportamento) com demais competências dos profissionais como formação, cursos e outros para traçar se aquele perfil corresponde com o que é buscado pela empresa. Uma dessas habilidades que faz parte do que os recrutadores procuram é a proatividade em seus candidatos.

Leitura recomendada: Recrutamento e Seleção: sua empresa tem apostado na metodologia adequada?

Métricas de recrutamento para ficar de olho: engajamento com o candidato 

A proatividade consiste na habilidade de promover mudanças, sendo muito útil para que os profissionais resolvam de maneira assertiva questões que aparecem no cotidiano da empresa. Ela também diz respeito à visão dos profissionais em relação ao planejamento apresentado, ou seja, sua habilidade de lidar com imprevistos e apresentar uma saída lógica. 

Outras atribuições dos profissionais proativos: 

- agilidade na hora de prever soluções, 

- habilidade na hora de planejar estratégias, 

- facilidade em coordenar, 

- visão futurista e otimizada conforme a realidade das mudanças. 

É comum para profissionais proativos lidarem com facilidade em situações inesperadas, porque faz parte da sua habilidade visualizar distintas possibilidades para resolver problemas ou simplesmente seguir com o planejamento de suas atividades. Também podemos visualizar na ação desses profissionais uma combinação com a produtividade, que é a habilidade de gerenciar horários e oportunidades da melhor maneira possível, estabelecendo metas e inovações na hora de conduzir o tempo. 

O atual cenário pandêmico, afeta diretamente a capacidade de manter em curso atividades essenciais para a empresa. Da mesma forma, impactam os profissionais, afetando suas práticas de trabalho. Por isso é importante acompanhar o desenvolvimento e empenho dos colaboradores com o intuito de identificar problemas e garantir uma rede de apoio, permitindo tanto o diálogo quanto soluções para as questões apresentadas. 

Faz parte do RH desempenhar a proatividade nesse momento para solucionar conflitos e providenciar um espaço seguro, tanto para o desenvolvimento dos profissionais quanto para o crescimento da empresa. 

Algumas medidas podem ser adotadas pelo RH na hora de garantir que esses profissionais mantenham o nível da performance e suas atividades. Vale ressaltar que essas são algumas medidas consideradas proativas, também. São elas: a criação de um canal de comunicação, organização interna de eventos, capacitações e treinamento de funcionário e, dependendo do modelo adotado na empresa, seja híbrido ou presencial, também é interessante combinar algumas ações online para ambientar os profissionais e aproveitar as potencialidades do meio. 

Conheceremos agora 5 dicas para se manter proativo no local de trabalho. 

1 — Se atualize, 

É importante para todo e qualquer profissional, estar cercado de informações relevantes e atuais sobre sua função e tudo que envolve seu trabalho. Desde conhecimentos específicos até os mais gerais, igualmente é importante acompanhar mudanças e tecnologias que podem ser úteis para a sua função ou setor. 

2 — Examine e planeje, 

As atividades do cotidiano precisam fluir segundo o planejamento e quanto mais os profissionais adotam maneiras de realizar as atividades de maneira otimizada, melhor conseguem gerenciar o tempo e os resultados. Através da análise, identificam-se alternativas que podem solucionar mais rapidamente as demandas da empresa. 

3 — Apresente melhorias, 

Os profissionais proativos utilizam o olhar e a preocupação com o futuro para combinar ações práticas e assertivas no presente. Quando dialogam sobre maneiras alternativas, implementações de tecnologias ou qualquer outro recurso capaz de trazer alguma melhoria, conseguem dar um passo a mais na carreira. 

É importante ter tato na hora de apresentar essas soluções e combinar com demonstrações práticas de quais resultados podem ser obtidos com suas ideias. 

4 — Converse com os colegas 

Em momentos oportunos é importante dialogar com outros profissionais sobre como andam suas atividades. Essa ação facilita que melhorias sejam promovidas mais rapidamente e também proporciona uma organização mais lógica e prática das ideias. Para haver um bom aproveitamento do diálogo procure identificar semelhanças entre as visões de melhorias observadas. 

5 — Resolva problemas, 

Profissionais proativos resolvem problemas, se disponibilizam com frequência e se antecipam na hora de solucionar alguma questão. Por conta do olhar analítico, esses profissionais apresentam rapidamente soluções efetivas, porque acompanham e calculam os riscos e benefícios de cada ação. 

Manter a proatividade no local de trabalho também requer aos profissionais segurança e respeito na hora de desempenhar suas funções. Com o estabelecimento de metas e a organização é possível permitir mais agilidade e criatividade na hora de lidar com a rotina. Para assegurar a proatividade na empresa e com seus profissionais, estabeleça o compartilhamento de metas para cada função e comunique-se de maneira objetiva sobre a importância do funcionamento de cada atividade. Essa medida é um forte recurso para estabelecer coerência nas práticas profissionais e também alinhar a expectativa de todos os envolvidos. 

Outro recurso que facilita o processo é contar com o parceiro certo na hora de recrutar profissionais. A Renaux Service possui em seu quadro de soluções, serviços voltados para o recrutamento e seleção, bem como demais serviços direcionados para a administração corporativa de empresas. Caso precise, saiba que pode entrar em contato conosco e implementar soluções indispensáveis para o funcionamento pleno de seu negócio. 

Voltar