Blog | A importância das campanhas de fevereiro roxo e laranja

08 de fevereiro de 2022

O mês de fevereiro é marcado por campanhas de conscientização acerca das doenças: lúpus, alzheimer e fibromialgia (roxo) e também a leucemia (laranja)

Como toda campanha de conscientização, o propósito de fevereiro roxo e laranja é informar, tirar dúvidas e facilitar o acesso de recursos e tratamentos para as doenças. Também é o momento ideal atrair a atenção das pessoas para o cuidado com a própria saúde e a de seus entes queridos. 

Separamos a seguir alguns dos sintomas das doenças: 

Fevereiro roxo: 

— Lúpus: doença autoimune e inflamatória que afeta órgãos, tecidos, articulação e cérebro. Geralmente causa fadiga e dores nesses órgãos, bem como febre. 

— Alzheimer:  doença neurodegenerativa, seus principais sintomas envolvem falta de coerência na fala e perda de memória recente. 

— Fibromialgia: síndrome que provoca dores generalizadas no corpo, fadiga, dificuldades cognitivas e formigamento nas extremidades do corpo (geralmente, mãos e pés). 

Um aspecto comum entre todas essas doenças são as condições incuráveis que elas representam. Por isso, o lema que rege a campanha, criada em Minas Gerais no ano de 2014 é, “se não houver cura, que ao menos haja conforto.” Reforçando a preocupação em garantir que nesses estágios, as pessoas que desenvolveram alguma dessas doenças possam ser acolhidas. 

Fevereiro laranja: 

Leucemia: o tipo mais comum de câncer que afeta os glóbulos brancos, substituindo a produção de células sanguíneas normais por células doentes na medula óssea. Seus sintomas geralmente envolvem fadiga excessiva, febre e calafrios recorrentes, perda de apetite, sudorese, dor nas articulações, ossos e outros.

A campanha fevereiro laranja também incentiva o cadastro de pessoas como doadores de medula óssea. Caso haja compatibilidade, o doador poderá salvar uma vida e garantir qualidade e recuperação para outros indivíduos. O procedimento envolve baixos riscos e altas chances de sucesso.

Voltar