Blog | Por que otimizar a gestão de ativos de sua empresa?

23 de março de 2022

O cuidado com as produções e serviços de uma empresa também deve incluir a avaliação e organização dos recursos que fazem parte dos ativos. Assim é possível controlar a produção e prevenir gastos desnecessários que prejudicam o andamento de funções. 

Lembrando que ativos são todos os materiais presentes na empresa, como o maquinário, a matéria-prima e também os softwares utilizados para gerenciar serviços. Esse conjunto de bens deve passar por cuidadosas inspeções e manutenções, para garantir maior durabilidade.

Leitura recomendada: Gestão de ativos: como gerenciar as manutenções?

Vejamos a seguir algumas medidas que facilitam a otimização dos ativos. 

1- Organização dos recursos, 

identifique quais são os recursos presentes na empresa e organize uma lista. Aproveite para destacar algumas informações sobre esses ativos. Para produtos com validade é importante acompanhar essas datas e outras informações relevantes como componentes e outros dados presentes nas informações sobre o produto. 

Se tratando do maquinário, é essencial guardar guias e manuais de uso para consultar sempre que necessário. 

2- Preparação e divisão, 

Considerando a especificidade de cada ativo presente na empresa, analise os locais em que serão armazenados para garantir a segurança desses materiais. Busque identificar também, quais as melhores formas de identificar e encontrar esses produtos mais rapidamente. 

Leitura recomendada: Conheça práticas facilitadoras para armazenagem 

4 práticas eficientes para uma armazenagem de sucesso 

3- Treinamento e suporte, 

Os profissionais encarregados de cuidar dos ativos, seja porque trabalham diretamente com ele ou não, precisam estar cientes de como proceder diante do controle desses materiais bem como da proteção dos recursos. 

Por isso é indispensável ter em funcionamento um canal de comunicação para os funcionários relatarem suas dúvidas ou problemas que surgiram durante o controle e manutenção desses equipamentos. 

Controlar o histórico de eventos do gerenciamento dos ativos é fundamental também para antecipar soluções eficientes. 

4- Acompanhamento, 

O acompanhamento deve ser realizado de maneira periódica e planejada. Através desse controle será mais fácil identificar possíveis falhas ou até mesmo irregularidades que se apresentarem ao longo do processo de otimização dos ativos. 

Essa medida funciona de maneira preventiva e poupa recursos quando feita de maneira eficiente. Confira as leituras a seguir caso tenha dúvidas sobre as manutenções preventivas e seus benefícios quando aplicadas aos ativos. 

Leitura recomendada: 6 razões para aplicar a manutenção preventiva nos seus ativos 

Manutenção Preventiva vs Manutenção Centrada na Confiabilidade, quais as diferenças? 

Quando tratamos de otimização de ativos, nos referimos a combinação entre aparatos tecnológicos e práticas manuais de controle, conservação e organização de recursos. A eficiência de uma ação é fruto da constância e aprendizado relacionados à prática, que deve ser realizada com perfeição para evitar prejuízos ao empreendimento e aos consumidores. 

Considere gerenciar de maneira otimizada seus ativos para aumentar a eficiência do seu negócio, aumentar a durabilidade de seus recursos  e mais, continuar oferecendo qualidade nos serviços ou produtos.

Outros benefícios de operar com otimização seus ativos:

- economia  e controle de recursos, 

- controle e segurança da vida útil dos ativos, 

- redução de desperdícios, 

- análises mais eficazes de produção, 

- manutenções focadas e preventivas. 

A otimização logística de ativos faz parte do quadro de soluções da Renaux Service, como práticas de Logística Indoor. Ficou interessado em levar otimização para seus ativos? Entre em contato conosco!

Voltar