Blog | Dicas de logística para preparar sua empresa para o fim de ano

23 de dezembro de 2021

A chegada do fim de ano é responsável por agitar diversos setores da economia e intensificar as demandas das empresas. Para dar conta de um dos principais momentos de vendas é preciso planejar atentamente as ações e acompanhar de perto as metas definidas. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para auxiliar no processo de preparo logístico para o fim de ano. Confira a seguir quais são elas e procure aplicar de modo prático em sua empresa para garantir uma passagem de ano assertiva e planejada.  

1- Confira seu estoque; 

Se a sua empresa trabalha com a distribuição de produtos não se esqueça de conferir regularmente o estoque para garantir que não faltem os principais produtos. Tenha em mente que esse passo pode ser intuitivo, mas precisa estar alinhado com a realidade de sua empresa e da demanda de seus clientes. 

Então, administre seu estoque, realize separação, etiquetagem e evite perder ou comprar produtos errados. Em nosso blog temos ainda outras instruções para o processo de estocagem e você pode conferir essas informações no link a seguir: 

Blog | Confira 5 dicas para otimizar o almoxarifado da sua empresa 

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2- Use a tecnologia a seu favor, 

Aproveite para inserir otimização e a tecnologia em diversos processos, isso torna mais prático na hora de realizar ações de correção e acompanhamento dos setores, mesmo com uma equipe pequena, é necessário gerir as atividades de todos os envolvidos para alcançar as metas sem perder tempo. 

A época é uma boa oportunidade  para renovar alguns processos que costumam ser manuais, principalmente porque se eles ainda não estão em uso em sua empresa é o momento ideal de começar a inserir em algumas etapas e agilizar as produções.

3- Acompanhe a demanda, o tempo todo 

Essa dica pode parecer óbvia, mas diante de tantas ações no fim do ano pode ser difícil lembrar de todas elas no momento certo. Felizmente, estamos aqui para te ajudar com isso. Procure fazer pesquisas previamente para antecipar minimamente o cenário de vendas e organizar sua instituição conforme as informações coletadas. 

Em seguida, insira tecnologia no processo também, para evitar perder de vista o que é mais importante, tanto para sua empresa quanto para seus clientes. 

4- Use as oportunidades para crescer

Converse com seus clientes, arranje um tempo para coletar informações valiosas sobre como anda o seu serviço e o que poderia melhorar. Dessa forma você poderá corrigir rapidamente pontos que podem escapar  de sua percepção para assim  fornecer o melhor serviço possível.

Essa também é uma boa maneira de conquistar o seu cliente, promover uma fidelização e alcançar novas vendas. Lembre-se de que a personalização no contato é fundamental para quebrar barreiras e aumentar sua autoridade no ramo. 

5- Prepare o time

Ao definir o planejamento para o fim do ano é preciso conversar com o time de profissionais envolvidos em cada processo. Essa ação permite agilidade na tomada de decisões e também facilita a adequação de condutas. 

Com essa prática seus funcionários estarão cientes a respeito do que pode e deve ser feito. Aproveite este momento de trocas para garantir que o plano esteja alinhado com o que se espera na prática, esteja sempre atento a eventuais mudanças e abra espaço para ideias que possam surgir para otimizar as ações. É importante contar com mais de uma alternativa é focar naquela mais lógica para sua empresa. 

Destaca-se ainda que, independente do ramo, sua empresa precisa estar atenta às novidades tecnológicas que podem ser implementadas para harmonizar a produção. Por isso também se faz necessário contar com profissionais dedicados e parceiros focados na eficiência, como a Renaux Service. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços focados na área logística!

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