Blog | Janeiro Branco

07 de janeiro de 2022

O início do ano é marcado pela campanha sobre a importância de preservar a saúde mental. A campanha é conhecida como janeiro branco e ocorre em todo o país através de palestras, debates, conferências e outros formatos que facilitam a abordagem do tema. 

Janeiro é o período em que nos preparamos para lidar com o novo ano e nos empenhamos para realizar as metas definidas recentemente. Nesse momento são comuns os sentimentos de sobrecarga, medo e, principalmente, insegurança sobre o que virá, por isso que a campanha é tão necessária para nos alertar sobre o risco que nossa saúde mental passa quando negligenciamos os cuidados necessários. 

Afinal de contas, é preciso garantir o equilíbrio entre o lado físico e mental para conseguir lidar com a jornada que se apresenta. Para tal, é indispensável procurar práticas saudáveis e prazerosas para relaxar, mantendo sempre a disposição e saúde como foco. 

No ambiente corporativo, por exemplo, é importante estar alinhado com os demais colegas, dialogar sobre o andamento das atividades e cumprimento das demandas para gerar apoio e resolver rapidamente eventuais problemas. É importante também entrar em contato com o RH sempre que notar que algo não vai bem, para que as medidas necessárias tenham maior eficiência. 

Leituras recomendadas: Guia R&S: Entenda a diferença entre recrutamento e seleção| Cultura organizacional, o que é e como obter bons resultados com ela? | Relacionar e comunicar, como potencializar a operações logísticas com esses dois pontos?  

Confira ainda algumas medidas indispensáveis para tornar o ambiente corporativo mais saudável: 

— Comunique-se: converse e informe seus colegas e superiores quando notar algum tipo de dificuldade, seja para realizar alguma atividade ou para manter o foco nela. Quanto mais rápido essa informação chegar, mais rápido será possível resolvê-la. 

— Participe das dinâmicas: e também traga suas sugestões para a realização de outras atividades. Para desenvolver positivamente o ambiente de trabalho é importante manter esse diálogo e até mesmo um feedback das ações desenvolvidas. 

— Apoie seus colegas: ao notar algum sinal em seus colegas, auxilie e incentive que ele entre em contato com os superiores para agir rapidamente. É importante que todos saibam que fazer parte de uma instituição também diz respeito à capacidade de conviver com diferentes grupos, atividades e comportamentos e quando há diálogo e apoio é possível conviver bem. 

Invista em medidas como estas citadas para promover sua saúde e um bom relacionamento com o ambiente e colegas de trabalho. Também esteja atento aos eventos voltados para o janeiro branco em sua cidade e os eventos online, consulte o site Janeiro Branco para mais informações sobre a campanha.

Voltar