Blog | Dia mundial de prevenção contra AIDS e Dezembro vermelho

01 de dezembro de 2021

Em dezembro, tem início a campanha Dezembro Vermelho, voltada para a conscientização de infecções sexualmente transmissíveis como a AIDS e o HIV. É neste mês, que também ocorre o dia mundial de prevenção contra a AIDS, no primeiro dia de dezembro. 

A campanha foi instituída através da Lei nº 13.504/2017 e representa uma forte mobilização ao combate da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis. As campanhas são focadas em educar a população sobre os riscos e a doença, mas também busca apoiar aqueles indivíduos infectados. 

Veja alguns cuidados essenciais para evitar tais infecções: 

Através do uso de preservativo, seja ele feminino ou masculino, em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) se pode  evitar de modo eficiente a transmissão de IST, HIV/AIDS e de hepatites virais B e C. 

Outro meio para potencializar a proteção é realizar testagem para HIV, sífilis e outras IST  caso tenha sido exposto a uma situação de risco, ou seja, tenha feito sexo desprotegido. Os testes podem ser feitos nos postos de saúde mais próximos de sua residência. 

Cuidem-se todos! 

Voltar