Blog | Gestão de facilities: gerenciamento de acesso

27 de outubro de 2021

A gestão de facilities é indispensável em qualquer organização focada em desenvolver o serviço que oferece sem deixar de lado o bom gerenciamento das demandas internas de sua empresa. São essas atividades que costumam ser terceirizadas, pois a proposta do próprio termo “facilities” é fornecer facilidade onde quer que seja empregado. 

Os serviços que fazem parte do quadro de facilities possuem algumas divisões para cada atuação. Isso facilita identificar quais os grupos de serviços necessários e podem ser aplicados na instituição, bem como auxilia a verificar de modo prático quais opções podem ser terceirizadas. 

O primeiro serviço de gestão de facilities que será tratado neste texto é acerca da gestão de acesso. Ao longo da semana, serão liberados outros textos a respeito da gestão de conservação e gestão administrativa; para esclarecer  o impacto por trás do cumprimento efetivo e responsável de cada uma delas.

Boa parte dos serviços envolvem funções que são autoexplicativas, mas não custa nada compreender melhor como se dá sua operação. Veja a seguir um pouco sobre cada atividade de gestão de acesso: 

Portaria

Este serviço é fundamental para auxiliar as pessoas que entram e saem dos estabelecimentos, independentemente do segmento, bem como controlar informações de visitantes, identificação e checagem (tanto de pessoas quanto de produtos que passam pela portaria). 

O serviço consiste, portanto, na primeira etapa de segurança a ser seguida dentro do estabelecimento e envolve procedimentos que visam lidar com situações de perigo ou emergência. 

Recepção

Embora recepcionar também faça parte da atividade de portaria, esse trabalho é mais voltado para integrar as pessoas com o espaço, contribuindo para que o primeiro contato com o local seja amparado e hábil. Com o serviço de recepção as pessoas são encaminhadas, anunciadas e informadas no local. 

Telefonistas 

Responsáveis por gerir as ligações, tratar de informações e até mesmo alguns documentos nas dependências da recepção. 

Orientadores e Supervisores

São, respectivamente, profissionais responsáveis por encaminhar as atividades nos setores, direcionando boas e efetivas práticas no trabalho. Cabe aos supervisores, então, acompanhar o desenvolvimento dessas ações, buscando corrigir problemas, otimizar atividades e cooperar para haver comprometimento, disciplina e segurança durante o desempenho das funções atribuídas.  

Cada uma das atividades de gestão de acesso que fazem parte do quadro de facilities é valiosa para o crescimento de uma instituição, principalmente porque são desempenhadas com especificidade e sustentam, a partir do seu emprego, diversas outras funções exercidas nas empresas

Vale ressaltar que essas atividades fazem parte do portfólio de soluções da Renaux. Saiba que pode entrar em contato para tirar dúvidas e tratar de outros assuntos relacionados aos nossos serviços. 

E, caso ainda não conheça nossos outros materiais de gestão de facilities, confira a seguir nosso ebook gratuito para se aprofundar no conteúdo, Gestão de Facilities:O Guia Definitivo. 

 

 

 

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