Blog | Manutenção Preventiva vs Manutenção Centrada na Confiabilidade, quais as diferenças?

A manutenção preventiva é um tema recorrente em nosso blog, dada a grande importância dessa atividade. Caso este seja o seu primeiro contato com o assunto, recomendo as seguintes leituras para entender sobre os aspectos gerais, práticas e dicas quanto a manutenção preventiva.
Logo, adianto que existem diversas categorias de manutenção. A depender do propósito e do local em que serão aplicadas, podemos contar com a manutenção preventiva, que em linhas gerais possui como característica principal evitar falhas com antecedência.
Aliás, guarde esse conceito para seguir no texto ou confira os materiais recomendados e retorne a discussão para conhecer também a manutenção centrada na confiabilidade e definir qual delas é a mais coerente para sua instituição.
Manutenção Predial: por onde começar? | Conheça os serviços da Manutenção Predial
Posto isto, vamos agora conhecer sobre a manutenção centrada na confiabilidade.
A manutenção centrada na confiabilidade ou RCM (Reliability Centered Maintenance) surge através da probabilidade, calculada, em torno do equipamento. Isso quer dizer que são considerados os fatores de tempo de operação e vida útil.
Sendo assim, essa medida busca analisar o desempenho dos ativos e também procurar falhas, analisar reincidências, definir modos de operação diante do que foi descoberto, bem como averiguar as melhores soluções combinando custo benefício para extinguir falhas.
O cálculo estatístico que envolve a prática, considera: N casos favoráveis / N casos possíveis, de maneira que o valor seja menor ou igual a 1. Sendo o valor 1 o indicativo de que há problemas a serem solucionados pela manutenção centrada na confiabilidade.
Tal cálculo serve ainda para encontrar a maior disponibilidade de uso de determinado equipamento, considerando sua finalidade e o desempenho esperado ao longo de seu uso.
Quanto a isso, a manutenção RCM se propõe a focar no LCC (Life Cicle Cost) para reduzir gastos e otimizar o processo de manutenção. O LCC examina desde questões particulares como a especificação dos ativos, sua operação e segue até a ação de desinstalação ou descarte. Por essa razão é considerada tão econômica e eficiente.
Outros benefícios oferecidos pela manutenção centrada na confiabilidade são:
— Aumento na qualidade final dos produtos produzidos,
— Maior confiabilidade em relação aos equipamentos e produção,
— Maior segurança,
— O capital investido tem maior rentabilidade, principalmente quando a manutenção é realizada corretamente;
— Por considerar a particularidade de cada ativo apresenta maior dinamismo e estratégia.
Confira também como implementar as medidas de RCM. Normalmente o processo envolve 6 passos, são eles:
1- Seleção de equipamentos,
2- Identificação das funções do equipamento,
3- Identificação das falhas funcionais
4- Identificar como se comporta o equipamento durante o ocorrido e o que isso acarreta para a produção e o equipamento;
5- Optar por medidas eficientes que solucionem os problemas identificados
6- Revisar e avaliar todos os dados obtidos.
Leitura recomendada: 6 razões para aplicar a manutenção preventiva nos seus ativos | Traçando um programa de manutenção preventiva em 6 passos
Manutenção Preventiva vs Manutenção centrada na confiabilidade
Diante do que foi exposto e considerando que a manutenção preventiva busca reduzir as chances de falha ou quebra de equipamentos, bem como atuar de modo prévio, a manutenção centrada na confiabilidade se dedica a melhorar a performance do ativo a partir da preservação dele. Utilizando cálculos para identificar, analisar e oferecer soluções mais assertivas.
Para se decidir quanto ao tipo de manutenção a realizar é preciso conhecer quais são as opções, entender os equipamentos utilizados, sua durabilidade e planejar suas utilizações.
É comum realizar práticas de manutenção preventiva conforme o tempo, o uso ou ambos, para realizar trocas e limpezas. Enquanto a manutenção centrada na confiabilidade atua essencialmente focada no completo desempenho do ativo.
Considerar qual deve ser escolhida para ser implementada, envolve ainda o alinhamento que elas podem possuir com o modelo de gestão de manutenção atual da sua empresa. Sendo necessário pesquisar o melhor momento de realizar a ação e os profissionais certos para o desempenho da função.
Quanto a isso, independente de qual for a opção escolhida, saiba que pode contar com a Renaux Service. Faz parte do nosso catálogo de soluções a gestão de ativos e também as manutenções preditivas que você pode conferir mais neste blog ou entrando em contato com a equipe Renaux.
Voltar