Blog | Confira 5 dicas para otimizar o almoxarifado da sua empresa

09 de julho de 2021

O processo de otimização garante, de forma hábil, que o planejamento logístico seja colocado em prática. Independente do setor ou do nicho de atuação, toda a empresa que possui um almoxarifado precisa estar atenta à coordenação do espaço e controle de recursos. Continue a leitura e confira dicas sobre como realizar a ação no almoxarifado de sua empresa.  

Existem diversas possibilidades de organizar recursos e os produtos produzidos em determinada instituição, a depender da estrutura disponível e das condições essenciais para assegurar a vida útil de determinados equipamentos e materiais. 

No texto a seguir, trato sobre a importância de compreender sobre os tipos de armazenagem para promover a segurança dos recursos, manutenção e principalmente a administração segura deles. 

Leitura recomendada: Blog | 4 práticas eficientes para uma armazenagem de sucesso 

Tenha sempre em mente que o controle de espaços como o almoxarifado, serve para evitar desperdícios e consequentemente perda de dinheiro com a má administração do local. 

Pensando em evitar tais problemas, confira a seguir algumas dicas para otimizar o almoxarifado de sua empresa. 

1- Controle de espaço; 

É importante garantir que o espaço seja utilizado de forma correta, considerando qual produto será armazenado, qual o melhor espaço para realizar o armazenamento, quais são as condições necessárias de higiene e temperatura e buscar efetuar as medidas necessárias. 

O controle do espaço está ainda diretamente ligado à próxima dica.  

2- Inventário; 

Otimizar o espaço do almoxarifado por meio do inventário é a solução mais prática de controlar as entradas e saídas dos produtos neste espaço. Conjuntamente com softwares ou aplicativos é possível realizar esta ação de forma ainda mais dinâmica. 

Utilizar o  inventário serve ainda para ter em mãos, maior controle sobre os  dados e potencializar o estoque conforme as necessidades da empresa sem desperdiçar recursos. 

3-  Fortaleça a comunicação entre setores;

Outra forma de manter o almoxarifado com os  estoques regulares é adequando a atividade da equipe de compras com outros setores, como o responsável pela organização do almoxarifado.  

E isso pode ser feito através da comunicação. No texto Relacionar e comunicar, como potencializar a operações logísticas com esses dois pontos?  Trato sobre a importância de estabelecer melhor o diálogo entre os setores para otimizar a administração e melhorar a união de setores.  Dessa forma é possível ter mais controle na reposição de produtos e dos gastos no almoxarifado.

4- Capacitação; 

É necessário combinar as medidas digitais com as produções humanas para aumentar as oportunidades de atingir a eficiência. Aliás, a implementação de tecnologias e pessoas depende de constante capacitação e quando pensada de forma coerente atinge resultados satisfatórios. 

5- Conte com parceiros para gestão e transporte; 

O crescimento de uma empresa envolve diversos passos e sem dúvidas entre eles se destacam as práticas de colaboração, parceria e negócios com outras empresas. 

Por isso, terceirizar a gestão do almoxarifado bem como o transporte de seus produtos pode ser a alternativa ideal para impulsionar a organização e permitir maior controle em sua instituição. 

A Renaux Service, possui em seu catálogo de soluções e ao longo de anos de experiência, capacidade e estrutura para realizar tais atividades. 

Caso seja do seu interesse, preparamos um ebook focado em discorrer sobre a Gestão de Facilities, afinal a gestão de almoxarifados faz parte dessa medida. Aproveite a oportunidade para ler também sobre Familiarize-se com um plano de gestão de facilities  uma leitura guia para colocar você e sua empresa no caminho certo do desenvolvimento. Saiba que pode contar com a Renaux para o processo, entre em contato conosco. 

Voltar