Blog | Confira 5 dicas para otimizar o almoxarifado da sua empresa

O processo de otimização garante, de forma hábil, que o planejamento logístico seja colocado em prática. Independente do setor ou do nicho de atuação, toda a empresa que possui um almoxarifado precisa estar atenta à coordenação do espaço e controle de recursos. Continue a leitura e confira dicas sobre como realizar a ação no almoxarifado de sua empresa.
Existem diversas possibilidades de organizar recursos e os produtos produzidos em determinada instituição, a depender da estrutura disponível e das condições essenciais para assegurar a vida útil de determinados equipamentos e materiais.
No texto a seguir, trato sobre a importância de compreender sobre os tipos de armazenagem para promover a segurança dos recursos, manutenção e principalmente a administração segura deles.
Leitura recomendada: Blog | 4 práticas eficientes para uma armazenagem de sucesso
Tenha sempre em mente que o controle de espaços como o almoxarifado, serve para evitar desperdícios e consequentemente perda de dinheiro com a má administração do local.
Pensando em evitar tais problemas, confira a seguir algumas dicas para otimizar o almoxarifado de sua empresa.
1- Controle de espaço;
É importante garantir que o espaço seja utilizado de forma correta, considerando qual produto será armazenado, qual o melhor espaço para realizar o armazenamento, quais são as condições necessárias de higiene e temperatura e buscar efetuar as medidas necessárias.
O controle do espaço está ainda diretamente ligado à próxima dica.
2- Inventário;
Otimizar o espaço do almoxarifado por meio do inventário é a solução mais prática de controlar as entradas e saídas dos produtos neste espaço. Conjuntamente com softwares ou aplicativos é possível realizar esta ação de forma ainda mais dinâmica.
Utilizar o inventário serve ainda para ter em mãos, maior controle sobre os dados e potencializar o estoque conforme as necessidades da empresa sem desperdiçar recursos.
3- Fortaleça a comunicação entre setores;
Outra forma de manter o almoxarifado com os estoques regulares é adequando a atividade da equipe de compras com outros setores, como o responsável pela organização do almoxarifado.
E isso pode ser feito através da comunicação. No texto Relacionar e comunicar, como potencializar a operações logísticas com esses dois pontos? Trato sobre a importância de estabelecer melhor o diálogo entre os setores para otimizar a administração e melhorar a união de setores. Dessa forma é possível ter mais controle na reposição de produtos e dos gastos no almoxarifado.
4- Capacitação;
É necessário combinar as medidas digitais com as produções humanas para aumentar as oportunidades de atingir a eficiência. Aliás, a implementação de tecnologias e pessoas depende de constante capacitação e quando pensada de forma coerente atinge resultados satisfatórios.
5- Conte com parceiros para gestão e transporte;
O crescimento de uma empresa envolve diversos passos e sem dúvidas entre eles se destacam as práticas de colaboração, parceria e negócios com outras empresas.
Por isso, terceirizar a gestão do almoxarifado bem como o transporte de seus produtos pode ser a alternativa ideal para impulsionar a organização e permitir maior controle em sua instituição.
A Renaux Service, possui em seu catálogo de soluções e ao longo de anos de experiência, capacidade e estrutura para realizar tais atividades.
Caso seja do seu interesse, preparamos um ebook focado em discorrer sobre a Gestão de Facilities, afinal a gestão de almoxarifados faz parte dessa medida. Aproveite a oportunidade para ler também sobre Familiarize-se com um plano de gestão de facilities uma leitura guia para colocar você e sua empresa no caminho certo do desenvolvimento. Saiba que pode contar com a Renaux para o processo, entre em contato conosco.
Voltar