Blog | Como proceder durante a pandemia em relação aos ambientes climatizados?

Durante a pandemia do novo coronavírus diversas dúvidas relacionadas aos meios de transmissão surgiram, principalmente, no que diz respeito à climatização dos ambientes. Isso porque o vírus se espalha pelo ar e em espaços com pouca ou nenhuma ventilação, o agente viral e outros organismos são favorecidos.
Desse modo, a climatização dobrou de importância e precisa ser pensada sempre, para garantir boas condições para as pessoas, produtos e equipamentos.
Mas você sabe como funciona o processo de climatização? E a climatização industrial, conhece?
Antes de abordar o modus operandi da climatização em tempos de pandemia, se faz necessário compreender melhor sobre o processo. Continue a leitura desse material para ficar informado sobre o assunto.
Climatização;
A climatização é o processo responsável por reduzir a temperatura de determinado ambiente fechado e favorecer a umidade, oxigenação e pressão, através de equipamentos.
Seu funcionamento ocorre, inicialmente, com a aspiração do ar externo, que circula por um painel em que será resfriado e por fim devolvido ao espaço. Então, além de climatizar o ambiente, o ar do local é filtrado e umidificado, retirando impurezas e possíveis patógenos.
Por meio do condicionamento do ar, que pode ser feito para os seguintes fins:
— Aquecer;
— Ventilar;
— Condicionar;
— Refrigerar.
É possível obter níveis satisfatórios de temperatura para todos os presentes e os produtos.
Climatização Industrial;
O procedimento da climatização industrial parte do mesmo ponto que a climatização comum, mas em escala ampla podendo ser realizado em espaços como escritórios, shoppings centers, farmácias, escolas, indústrias, academias e muitos outros.
Destaco a seguir algumas vantagens de adotar a climatização industrial:
— Instalação fácil e custo econômico;
— Proporciona economia de energia;
— Manutenção a baixo custo;
— Oferece constante limpeza e renovação de ar;
— Não oferece ressecamento das vias respiratórias;
— Pode ser aplicado em ambientes fechados e também em espaços abertos.
A climatização industrial é ainda sustentável, por não contar com a emissão de gases tóxicos e outros resíduos que provocam contaminação.
O papel da climatização é indispensável em diversos espaços, ainda mais nesse momento. Por isso, fique atento as medidas preventivas a seguir que foram estabelecidas pela ABRAVA(Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), com o intuito de reforçar o procedimento de circulação do ar em ambientes e ainda frisar a ação como fundamental para frear o covid-19. Nesse caso, é preciso se atentar a:
1. Renovação do Ar – ação que garante a ventilação e circulação do ar, além da diluição do ar no interior do ambiente, desta forma não permitindo a concentração de poluentes, fator que provoca agravos à saúde dos ocupantes;
2. Filtragem – ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos como o COVID-19;
3. Controle de temperatura e umidade – fatores de necessidade física que contribuem com a saúde das pessoas, assim como, também podem inibir a proliferação de determinados organismos como o COVID 19;
4. Monitoramento da qualidade do ar – manter o nível de CO2 (dióxido de carbono) nos índices determinados para ambientes é uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em ambientes.
Tais procedimentos são preventivos e precisam ser intensificados para garantir a segurança e o bem-estar dos indivíduos.
Aliás, vale ressaltar que em 2018, foi aprovada a Lei 13.589 referente ao PMOC do ar condicionado. Voltada para os parâmetros e a qualidade do ar, determinados pela Resolução do Ministério da Saúde e ANVISA, em relação aos níveis máximos de concentração dos poluentes mais conhecidos e de fácil identificação, como, por exemplo, o índice de CO2 e os fungos.
Essa medida, bem como a nota técnica disponibilizada pela ANVISA no dia 30 de abril de 2020, reforçam a importância do controle e manutenção dos equipamentos para proteger as pessoas e os espaços.
Neste relatório a ANVISA conclui que os sistemas de climatização, se bem instalados e em condições seguras e adequadas quanto a higienização, podem funcionar como aliados, embora não possam eliminar o vírus. Confira a nota na íntegra clicando aqui.
Portanto, garantir a manutenção dos equipamentos e a constante higienização desses espaços é o modo mais eficiente de proceder durante a pandemia.
E como realizar tais manutenções?
Primeiro é importante tirar todas as dúvidas sobre como encaminhar as manutenções, quais são seus tipos e conferir mais alguns benefícios presentes nessa ação.
Felizmente, esse conteúdo está disponível em nosso blog e pode ser acessado logo em seguida:
Blog | Traçando um programa de manutenção preventiva em 6 passos |Manutenção Preventiva VS. Reativa: entenda prós e contras
Outra medida indispensável é contar com a ação da empresa correta, que atua com dedicação e possui vasta experiência no mercado. Sendo assim, conte com a Renaux Service, entre em contato conosco, possuímos em nosso catálogo de soluções para a manutenção de equipamentos de refrigeração e climatização industrial.
Voltar