Blog | Como proceder durante a pandemia em relação aos ambientes climatizados?

06 de julho de 2021

Durante a pandemia do novo coronavírus diversas dúvidas relacionadas aos meios de transmissão surgiram, principalmente, no que diz respeito à climatização dos ambientes. Isso porque o vírus se espalha pelo ar e em espaços com pouca ou nenhuma ventilação, o agente viral e outros organismos são favorecidos.

Desse modo, a climatização dobrou de importância e precisa ser pensada sempre, para garantir boas condições para as pessoas, produtos e equipamentos. 

Mas você sabe como funciona o processo de climatização? E a climatização industrial, conhece? 

Antes de abordar o modus operandi da climatização em tempos de pandemia, se faz necessário compreender melhor sobre o processo. Continue a leitura desse material para ficar informado sobre o assunto. 

Climatização; 

A climatização é o processo responsável por reduzir  a temperatura de determinado ambiente fechado e favorecer a  umidade,  oxigenação e pressão, através de equipamentos.

Seu funcionamento ocorre, inicialmente, com a aspiração do ar externo, que circula por um painel em que será resfriado e por fim devolvido ao espaço. Então, além de climatizar o ambiente, o ar do local é filtrado e umidificado, retirando impurezas e possíveis patógenos. 

Por meio do condicionamento do ar, que pode ser feito para os seguintes fins: 

— Aquecer; 

— Ventilar; 

— Condicionar; 

— Refrigerar.

É possível obter níveis satisfatórios de temperatura  para todos os presentes e os produtos.  

Climatização Industrial; 

O procedimento da climatização industrial parte do mesmo ponto que a climatização comum, mas em escala ampla podendo ser realizado em espaços como escritórios, shoppings centers, farmácias, escolas, indústrias, academias e muitos outros. 

Destaco  a seguir algumas vantagens de adotar a climatização industrial: 

— Instalação fácil e custo econômico; 

— Proporciona economia de energia; 

— Manutenção a baixo custo; 

— Oferece constante limpeza e renovação de ar;

— Não oferece ressecamento das vias respiratórias; 

— Pode ser aplicado em ambientes fechados e também em espaços abertos.

 A climatização industrial é ainda sustentável, por não contar com a emissão de gases tóxicos e outros resíduos que provocam contaminação.

O papel da climatização é indispensável em diversos espaços, ainda mais nesse momento. Por isso, fique atento as medidas preventivas a seguir que foram estabelecidas pela ABRAVA(Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), com o intuito de reforçar o procedimento de circulação do ar em ambientes e ainda frisar a ação como fundamental para frear o covid-19. Nesse caso, é preciso se atentar a: 

1. Renovação do Ar – ação que garante a ventilação e circulação do ar, além da diluição do ar no interior do ambiente, desta forma não permitindo a concentração de poluentes, fator que provoca agravos à saúde dos ocupantes;

2. Filtragem – ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos como o COVID-19;

3. Controle de temperatura e umidade – fatores de necessidade física que contribuem com a saúde das pessoas, assim como, também podem inibir a proliferação de determinados organismos como o COVID 19;

4. Monitoramento da qualidade do ar –   manter o nível de CO2 (dióxido de carbono) nos índices determinados para ambientes é uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em ambientes.

Tais procedimentos são preventivos e precisam ser intensificados para garantir a segurança e o bem-estar dos indivíduos. 

Aliás, vale ressaltar que em 2018, foi aprovada a Lei 13.589 referente ao PMOC do ar condicionado. Voltada para os parâmetros e a qualidade do ar, determinados pela Resolução do Ministério da Saúde e ANVISA, em relação aos níveis máximos de concentração dos poluentes mais conhecidos e de fácil identificação, como, por exemplo, o índice de CO2 e os fungos. 

Essa medida, bem como a nota técnica disponibilizada pela ANVISA no dia 30 de abril de 2020, reforçam a importância do controle e manutenção dos equipamentos para proteger as pessoas e os espaços. 

Neste relatório a ANVISA conclui que os sistemas de climatização, se bem instalados e em condições seguras e adequadas quanto a higienização, podem funcionar como aliados, embora não possam eliminar o vírus. Confira a nota na íntegra clicando aqui. 

Portanto, garantir a manutenção dos equipamentos e a constante higienização desses espaços é o modo mais eficiente de proceder durante a pandemia. 

E como realizar tais manutenções? 

Primeiro é importante tirar todas as dúvidas sobre como encaminhar as manutenções, quais são seus tipos e conferir mais alguns benefícios presentes nessa ação. 

Felizmente, esse conteúdo está disponível em nosso blog e pode ser acessado logo em seguida: 

Blog | Traçando um programa de manutenção preventiva em 6 passos |Manutenção Preventiva VS. Reativa: entenda prós e contras 

Outra medida indispensável é contar com a ação da empresa correta, que atua com dedicação e possui vasta experiência no mercado. Sendo assim, conte com a Renaux Service, entre em contato conosco, possuímos em nosso catálogo de soluções  para a manutenção de equipamentos de refrigeração e climatização industrial. 

 

 

Voltar