Blog | Dia nacional dos direitos humanos e sua importância

12 de agosto de 2021

Em uma sociedade democrática todos os indivíduos são incumbidos de direitos e deveres. No entanto, existem fatores que impossibilitam o acesso a grande parte dos direitos e por consequência afetam, de modo desproporcional, os indivíduos. 

Refletir sobre o propósito da comemoração do Dia Nacional dos Direitos Humanos é fundamental para fortalecer a comunidade e conscientizar a população acerca do que lhe cabe por direito. 

Assim, através da história que deu origem a celebração desse dia, por exemplo, conseguimos encaminhar o mundo e as pessoas de forma sadia e segura. 

A origem: 

A celebração teve origem no dia 12 de agosto, e vem ocorrendo desde o ano de 2012. Nessa época, a data  foi instituída como projeto de lei pela deputada Rose de Freitas e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. 

O dia 12 foi escolhido para homenagear a líder sindical Margarida Maria Alves, vítima no ano de 1983 de matadores de aluguel.  O caso ganhou repercussão, alcançando a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, no entanto, o crime continua impune. 

Quem foi Margarida Maria Alves? 

Margarida foi a primeira mulher a assumir a liderança do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em 1972, em plena ditadura. 

Com coragem e determinação, seguiu na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais, como o fim do trabalho infantil, direito a férias e 13° salário, por exemplo. Margarida fundou ainda o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, com o objetivo de pôr um fim aos altos níveis de analfabetismo no campo. 

À frente do sindicato por 12 anos, Margarida representou e buscou direitos essenciais para os trabalhadores, mesmo diante de perseguições e ameaças. 

O reconhecimento pela forte atuação em prol dos direitos humanos e dos trabalhadores rendeu ainda a criação da “Marcha das Margaridas”, fundada nos anos 2000, em homenagem à trajetória da sindicalista. 

A marcha  reúne diversas trabalhadoras rurais, das mais variadas regiões, sendo considerada como o maior movimento de mulheres trabalhadoras da América Latina. Sua organização é feita através da Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais. 

Posto isto, a Renaux Service se coloca como defensora de tais direitos e que reconhece a importância de promover a  conscientização, os debates e o fortalecimento da comunicação entre os seus e para o mundo,  quanto ao significado de celebrar e buscar a garantia de seus direitos. 

A Renaux deseja a todos um feliz Dia Nacional dos Direitos Humanos!

 

 

 

Voltar