Blog | Dia nacional dos direitos humanos e sua importância

Em uma sociedade democrática todos os indivíduos são incumbidos de direitos e deveres. No entanto, existem fatores que impossibilitam o acesso a grande parte dos direitos e por consequência afetam, de modo desproporcional, os indivíduos.
Refletir sobre o propósito da comemoração do Dia Nacional dos Direitos Humanos é fundamental para fortalecer a comunidade e conscientizar a população acerca do que lhe cabe por direito.
Assim, através da história que deu origem a celebração desse dia, por exemplo, conseguimos encaminhar o mundo e as pessoas de forma sadia e segura.
A origem:
A celebração teve origem no dia 12 de agosto, e vem ocorrendo desde o ano de 2012. Nessa época, a data foi instituída como projeto de lei pela deputada Rose de Freitas e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.
O dia 12 foi escolhido para homenagear a líder sindical Margarida Maria Alves, vítima no ano de 1983 de matadores de aluguel. O caso ganhou repercussão, alcançando a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, no entanto, o crime continua impune.
Quem foi Margarida Maria Alves?
Margarida foi a primeira mulher a assumir a liderança do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em 1972, em plena ditadura.
Com coragem e determinação, seguiu na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais, como o fim do trabalho infantil, direito a férias e 13° salário, por exemplo. Margarida fundou ainda o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, com o objetivo de pôr um fim aos altos níveis de analfabetismo no campo.
À frente do sindicato por 12 anos, Margarida representou e buscou direitos essenciais para os trabalhadores, mesmo diante de perseguições e ameaças.
O reconhecimento pela forte atuação em prol dos direitos humanos e dos trabalhadores rendeu ainda a criação da “Marcha das Margaridas”, fundada nos anos 2000, em homenagem à trajetória da sindicalista.
A marcha reúne diversas trabalhadoras rurais, das mais variadas regiões, sendo considerada como o maior movimento de mulheres trabalhadoras da América Latina. Sua organização é feita através da Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais.
Posto isto, a Renaux Service se coloca como defensora de tais direitos e que reconhece a importância de promover a conscientização, os debates e o fortalecimento da comunicação entre os seus e para o mundo, quanto ao significado de celebrar e buscar a garantia de seus direitos.
A Renaux deseja a todos um feliz Dia Nacional dos Direitos Humanos!
Voltar