Blog | Agosto dourado; a importância do aleitamento materno

02 de agosto de 2021

O início do mês de agosto é marcado pela campanha de conscientização do aleitamento materno. Agosto foi o mês determinado, pela lei de número 13.435/2.017,  para a intensificação de medidas e o desenvolvimento de campanhas voltadas para informar e reiterar a importância da amamentação. 

A simbologia da cor

A campanha recebe o nome de “Agosto dourado” por conta do padrão ouro de qualidade do leite materno.  As ações são desenvolvidas durante todo o mês em todo o país.

Para divulgar a campanha são realizadas palestras, debates e outros eventos organizados pelo Ministério da Saúde. Essas práticas promovem ampliação do debate e expõem o compromisso de toda a sociedade com o incentivo e proteção ao processo de lactação materna. 

Saiba ainda que “por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias.”, segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, “O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.” Por isso é importante fortalecer a mensagem a respeito do aleitamento materno, confira a seguir como incentivar a prática: 

— Respeite o processo de amamentação materno, independente do horário e local escolhido pela mãe para alimentar sua criança; 

— Incentive a prática até o período recomendado pelas organizações de Saúde (mínimo 6 meses e máximo 2 anos para um bom desenvolvimento infantil). 

— Divulgue campanhas de aleitamento materno e encorajar o diálogo entre mães e pais sobre o processo; 

— Incentive a criação de espaços seguros, tanto em repartições públicas quanto privadas, para maior segurança e conforto das lactantes. 

Tais medidas são importantes de serem discutidas por todos os indivíduos que compõem a sociedade. Por isso, a Renaux Service afirma o compromisso de incentivar a alimentação segura, saudável e protetora, realizada a partir da amamentação. 

Voltar