Blog | Dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho

27 de julho de 2021

O dia 27 de julho é marcado, nacionalmente, pela prevenção de acidentes no trabalho. E a Renaux separou algumas informações importantes sobre o dia, confira a seguir.

A campanha tem o intuito de alertar toda a sociedade sobre a importância de reduzir acidentes e doenças relacionadas ao ambiente laboral.

Esta data foi oficializada no ano de 1972 após a regulamentação da formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. A portaria de número 3236 instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, enquanto a de número 3237, tornou essencial o serviço de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas, independente da quantidade de funcionários.  

Conheça a seguir alguns dados relacionados a doenças no ambiente de trabalho.

– 77.732 casos de LER/Dort;

– 8.607 casos de transtornos mentais;

– 6.645 casos de perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR);

– 6.554 casos de dermatose ocupacional;

– 3.810 casos de pneumoconiose;

– 1.233 casos de câncer ocupacional. Proporcionalmente, os casos de câncer ocupacional tiveram o maior aumento de número de casos, apresentando um incremento de 3.800% 

As seguintes informações foram retiradas da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde e podem ser consultadas na íntegra aqui. 

Lembre-se, ainda, que acidentes de trabalhos são todos aqueles que ocorrem por toda e qualquer razão que envolva o exercício das atividades. Ou seja, caso um funcionário se acidente durante o percurso de ida ao trabalho é de responsabilidade dos empregadores arcarem com os prejuízos provenientes do ocorrido com o profissional. Aliás, doenças ocupacionais também se encaixam neste quesito de responsabilidade do empregador.

O que fazer para evitar acidentes? 

Assegurar a proteção e saúde dos funcionários é um dever dos empregadores. Para cumprir com tal responsabilidade é necessário: 

1- Tratar dos riscos de cada atividade que será desempenhada pelo profissional, 

2- Reforçar constantemente a importância dos equipamentos de segurança (EPIs) e auxiliar os servidores no processo de uso e cuidado com os materiais utilizados; 

3- Dialogar sobre boas práticas e informar constantemente seus funcionários sobre a importância de zelar pela saúde. 

4- Promova palestras ou distribuição de cartilhas para fortalecer o diálogo e reforçar, principalmente durante o 27 de julho, a campanha contra acidentes. 

5- Reforce a discussão sobre doenças ocupacionais, 

6- Reforce a importância da realização de exames periódicos e incentive seus profissionais quanto a esta prática. 

Destaca-se, ainda, a importância de desenvolver projetos como o Plano de Prevenção de riscos ambientais e similares, para que o meio onde os funcionários executam suas atividades ofereça segurança.

Existem diversas outras medidas que devem ser tomadas para realização do trabalho de forma segura, as citadas oferecem um panorama que auxilia o processo de tomada de consciência bem como no reforço de tal aspecto. 

Tenha em mente que a importância de prevenir é o que garante o crescimento e bom desempenho de sua equipe. 

A Renaux Service  reforça seu compromisso com a saúde e segurança de seus funcionários e adere à campanha Nacional De Prevenção De Acidentes De Trabalho. Apoiando seus colaboradores, articulando diálogos e medidas seguras para todos.  

Voltar