Blog | Dia de São João

25 de junho de 2021

Em 24 de junho se comemora o São João, seguindo o calendário litúrgico da igreja Católica, marcando a data em homenagem ao suposto aniversário de João Batista

O dia de São João é feriado nacional no Brasil, mas sua celebração é mais forte em estados da região nordeste do país. A festividade é iniciada no dia 23, simbolicamente, ao acender a fogueira, um dos elementos centrais da comemoração. 

Segundo Lúcia Rangel em seu livro “Festas juninas, festas de São João: origens, tradições e história", esse processo é uma encenação do que foi feito por Isabel, mãe de João Batista, para avisar a sua prima Maria, mãe de Jesus, sobre o nascimento de João. Assim, a fogueira simboliza boas novas.

Essa celebração chegou ao Brasil durante a colonização e passou por adaptações locais, visando  conquistar os nativos e introduzir a cultura europeia-cristã no país. 

A festividade está ligada também a atividades rurais como, colheita e plantio de alimentos e durante o mês de junho ocorre a colheita do milho, alimento fundamental para o preparo de comidas típicas de São João.

Cibele Barbosa, pesquisadora e historiadora da Fundação Joaquim Nabuco, esclarece que,“(...) O São João também tem ligação maior com ambientes de aldeia, a relação dessa região mais rural, onde há maior devoção aos santos católicos e tem essa relação com a colheita”, por essa razão histórica que em estados como Pernambuco a celebração é tão forte. 

Devido à continuação da pandemia, grandes festividades de São João estão canceladas, principalmente nas regiões do interior do estado. 

No entanto, para aqueles que costumam celebrar, a melhor maneira é adaptar as tradições para o momento atual. Aproveitar, com muita  segurança e criatividade, para curtir o momento em casa e se aventurar com o preparo de comidas típicas, por exemplo. 

Logo, a Renaux Service deseja a todos um feliz São João!

Voltar