Blog | Paisagismo corporativo: o que é e os ganhos com o projeto

19 de maio de 2021

A definição de paisagismo envolve conservação, criação e principalmente a organização de um espaço, harmonizando o urbano com o natural. Com a união desses dois últimos fatores é possível equilibrar o ambiente de trabalho e ainda promover melhores condições dentro dele. 

O paisagismo não significa apenas boas práticas de jardinagem. Para sua construção é essencial unir saberes diversos como ciência, artes, engenharia e outros, visando estruturar os ambientes para além da estética e promover variadas mudanças no ambiente trabalhado. É a prática do paisagismo que promove melhores interações com o espaço e afeta a percepção e bem-estar de quem utiliza o meio ou simplesmente transita por ele. 

Mas por que se preocupar com o paisagismo corporativo? 

O efeito da ação do paisagismo está ligado, de forma indireta, mas não menos importante, ao sucesso e desenvolvimento da empresa. Principalmente quando o assunto é preservar a qualidade do ambiente para seus funcionários  e contribuir de forma sadia e organizada para a imagem construída pela empresa.

Confira a seguir uma lista dos benefícios em adotar o paisagismo corporativo:

1- Controle da umidade; 

As plantas possuem a habilidade de reduzir a umidade dos ambientes durante suas trocas gasosas. Durante o processo, as plantas, após absorverem toda água necessária para realizar a  fotossíntese, retornam ao ar cerca de 97% da água utilizada melhorando a umidade em ambientes fechados (15%), podendo diminuir também a emissão de poeira promovendo conforto e melhorias no ar para os humanos. 

Os efeitos foram obtidos através de uma pesquisa realizada pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). São resultados positivos que promovem qualidade de vida associada ao verde, mas em condições um pouco distantes do real. Isso porque as pesquisas foram realizadas, em grande maioria, em espaços como câmaras e com uma quantidade exacerbada de plantas. 

Isso quer dizer que não funciona? Na verdade, isso significa que para se obter resultados satisfatórios, vale a pena considerar conjuntamente o cuidado com a circulação de ar nos ambientes. Apenas a ação conjunta entre espaços mais verdes e melhor ventilação é que são capazes de promover um controle significativo da umidade e também purificação do ar. 

2- Redução do estresse; 

O recente estudo da Universidade de Hyogo, no Japão, indica que o contato — visual, por exemplo — com plantas e ambientes mais verdes é responsável por reduzir o estresse. 

Na maior parte das vezes a rotina e as atividades cotidianas provocam sobrecarga psicológica dos trabalhadores e uma solução cabível para amenizar o impacto e promover o bem-estar de todos é aumentando o espaço verde. Promover atividades internas que reforcem o cuidado à saúde mental e principalmente um maior contato com áreas arborizadas também auxilia no processo. 

Considerar a redução do estresse nos funcionários é fundamental para garantir um convívio saudável dentro e fora da empresa. 

3- Aumento da produtividade; 

A consequência desse fator pode ser associada aos dois últimos pontos apresentados. Em condições mais agradáveis e seguras,  o desenvolvimento dos profissionais ocorre de forma sadia e próspera, garantindo que tudo ocorra de maneira até mais eficiente com profissionais motivados e mentalmente saudáveis. 

O estímulo ofertado por espaços mais verdes potencializa as atividades cerebrais e garante maiores motivações. Exercer suas atividades em um espaço bem cuidado, arejado e com influência de elementos verdes e naturais aumenta o dinamismo e afugenta o desânimo durante a realização das atividades. 

Dica: É importante destacar ainda que a preocupação com o paisagismo faz parte da gestão de facilities. Se o termo parecer novidade para você ou se surgiram dúvidas sobre esse assunto, não deixe de conferir os dois conteúdos recomendados a seguir. Entre eles temos um ebook completo sobre gestão de facilities para ajudar você e sua empresa a compreenderem tudo sobre o processo. 

Materiais complementares: Gestão de facilities: o guia definitivo| Entenda o que são Soft e Hard Facility Management

4- Comprometimento com a sustentabilidade; 

Adotar espaços mais verdes dentro de sua empresa auxilia no processo de sustentabilidade, mas para garantir que seu efeito seja ainda mais satisfatório é essencial combinar com outras medidas responsáveis para melhorar as condições ambientais para todos. 

Então agora que você conheceu os benefícios e facilidade de investir em espaços mais verdes e compreendeu a estrutura por trás desse processo, que tal contar com a ação da Renaux para implementar de forma eficiente o paisagismo dentro da sua instituição? Entre em contato conosco e descubra como essa solução pode te ajudar. 

 

 

 

Voltar