Blog | O que são serviços de suporte de manutenção dos facilities

22 de março de 2021

A manutenção dos facilities abrange um amplo espectro de tarefas, grandes e pequenas. Embora tenhamos a tendência de pensar em algo como conserto de elevadores como a definição de manutenção de facilities, você também pode argumentar que trocar uma lâmpada ou trocar o lixo da sala de descanso também são formas simples de manutenção. Esse amplo escopo de manutenção é o motivo pelo qual a maioria dos gerentes de facilities conta com serviços de suporte de fornecedores.

O que são serviços de suporte de manutenção dos facilities? Dependendo do porte de uma empresa e de suas instalações, os serviços de suporte podem abranger parte ou toda a manutenção de um edifício. Um gerente de facilities delega esses serviços a fornecedores aprovados por meio de acordos de nível de serviço (SLAs), de modo que, quando chegar a hora de uma ação específica, não haja dúvida de quem, quando, como ou o que está envolvido. Os serviços de suporte de manutenção de facilities são parte integrante do que mantém as instalações funcionando perfeitamente. Por exemplo, a Renaux Service é uma prestadora de serviços que dispõe do suporte parcial e integral da gestão de facilities. Para entender melhor, só continuar a leitura!

Caso você, leitor, não lembre o que é um “Service Level Agreement” (SLA), poderá esclarecer suas dúvidas sobre o assunto na nossa publicação ‘Como estabelecer, medir e relatar os SLAs’.

O escopo do gerenciamento de facilities

O que significa manutenção de facilities? Em um sentido amplo, tem qualquer relação com a manutenção do edifício. Paisagismo, HVAC, encanamento, eletricidade e muito mais são exemplos de sistemas de propriedade integral, cada um com uma série de demandas para facilitar a manutenção. Essas tarefas também são conhecidas como tarefas “difíceis” de gerenciamento de facilities.

Dentro de cada sistema, o conceito de manutenção divide-se em duas escolas de pensamento: manutenção proativa e reativa.

— A manutenção proativa - também chamada de manutenção planejada - é qualquer coisa que um gerente de instalação pode orçar e planejar.

— A manutenção reativa abrange reparos inesperados e não planejados.

A manutenção proativa inclui itens como ajustes de HVAC ou serviços de zeladoria semanais. A manutenção reativa inclui tarefas como remoção de neve ou reparo não planejado de encanamento. Qual é a função da manutenção das instalações? Seja proativa ou reativa, gerenciar os facilities é vital em todos os sistemas. Deixar de acompanhar a manutenção do HVAC pode levar à falha de CA durante uma onda de calor. A falta de planejamento de zeladoria leva a condições de trabalho insalubres. Esses exemplos e inúmeros outros mostram porque a manutenção das instalações é uma prioridade para qualquer empresa.

Uma olhada nos fornecedores e SLAs

Quando você considera o amplo escopo da manutenção das instalações, fica claro que nenhuma pessoa pode fazer tudo isso. É aqui que entram os serviços de suporte, ou seja, fornecedores e SLAs. Embora as grandes empresas possam ter uma equipe interna para cuidar da manutenção diária e das instalações, os fornecedores e os SLAs cobrem tudo além do básico. aqui estão alguns exemplos:

— Encanadores para qualquer coisa relacionada ao abastecimento e drenagem de água;

— Eletricistas para todos os sistemas de fiação, iluminação e fornecimento de energia;

— Técnicos de HVAC para acessórios de controle de temperatura e sistemas de abastecimento;

— Empresas de paisagismo para manutenção de jardins e exteriores;

— Empreiteiros gerais para manutenção e remodelação de infraestrutura.

A lista de artesãos que podem se tornar parte do pool de fornecedores de uma empresa é quase infinita e depende das demandas das próprias instalações. Tem uma fachada de tijolos? Adicione um pedreiro à lista. Operar um ambiente estéril? Você vai precisar de serviços especializados de zeladoria. A lista de necessidades e profissionais de serviço é infinita.

Cada fornecedor de serviços de suporte de manutenção dos facilities opera em um SLA. Este documento descreve os serviços que o fornecedor oferece, em que capacidade, a taxa que cobra, quais são as expectativas para o contrato de trabalho e tudo o mais pertinente à entrega dos serviços. Ele efetivamente governa o relacionamento entre o fornecedor e a empresa, para agilizar a entrega do serviço de suporte. Os SLAs também são uma importante ferramenta de orçamento.

Gestão integrada de facilities

Por falar em SLAs, é importante entender o quão complexa a rede de serviços de suporte de manutenção de instalações pode se tornar. Dezenas (ou centenas) de fornecedores com SLAs exclusivos são opressores. É o suficiente para fazer os gerentes considerarem o gerenciamento integrado dos facilities.

Essa estratégia combina serviços de suporte em SLAs maiores com menos empresas. Em vez de usar três empresas para serviços de zeladoria, uma abordagem integrada dá o contrato a uma única empresa capaz de entregar um escopo completo de trabalho. Embora eficiente, essa estratégia requer consideração cuidadosa. Quais são os tipos de manutenção de facilities que seu prédio precisa? Quais são os seus relacionamentos atuais com os fornecedores desses serviços? Qual é o custo de cada SLA em comparação com um SLA integrado?

Não existe uma abordagem única para o gerenciamento de serviços de suporte de manutenção. Dito isso, o gerenciamento integrado de facilities provou ser eficaz para muitas empresas com necessidades crescentes de serviços de suporte. É provável que continue tendendo para cima à medida que as partes interessadas passam a demanda por economia nos resultados finais para os gerentes.

É preciso trabalho em equipe

Nenhuma pessoa sozinha pode dar aos facilities a atenção completa de que precisam quando se trata de manutenção. De encanadores, eletricistas e técnicos de HVAC a carpinteiros, especialistas em conserto de vidro e paisagistas, todo artesão tem uma função. Cada segmento de manutenção de instalações culmina em um edifício bem administrado, bem administrado e bem conservado.

Seja por meio de muitos SLAs diferentes ou uma abordagem de gerenciamento de facilities integrado, cabe aos gerentes delegar e coordenar os serviços de suporte de manutenção das instalações. Feitas de forma eficaz, as instalações não terão problemas em atender às necessidades das pessoas que dependem delas.

Chegamos ao fim desta publicação, mas seguiremos trazendo conteúdo especializado para você

No nosso blog, você encontra atualizações semanais dos mais diversos assuntos ligados à gestão de serviços, o que inclui a gestão de facilities e a gestão de ativos! Não esqueça de nos acompanhar por aqui, para não perder nossos conteúdos. Lembrando que ambos os serviços são ofertados por nós e são também de nossa especialidade.

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Até a próxima publicação!

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