Blog | Gestão de ativos: como gerenciar as manutenções?

15 de janeiro de 2021

As tarefas de manutenção da sua equipe nunca passam pelo processo? Você tem lutado para implementar, expandir e manter os programas de manutenção preventiva?

Os programas de software de gerenciamento de manutenção o decepcionaram no passado?

De pequenas e médias empresas a organizações de nível empresarial, as equipes de manutenção estão cada vez mais sob pressão para melhorar a eficiência, aumentar a produtividade e diminuir custos.

Quer o catalisador para as melhorias necessárias seja a economia global competitiva, a pressão para digitalizar os procedimentos existentes ou os desafios introduzidos pelo COVID-19, o papel do gerenciamento de manutenção nunca foi tão importante.

Durante as últimas duas décadas, tecnologias avançadas permitiram às empresas fabricar produtos a uma taxa impressionante. Consequentemente, as equipes de manutenção estão sob pressão para minimizar as dispendiosas interrupções nos equipamentos que interrompem a produção com mínimo ou nenhum aviso. Quanto mais automatizada for a instalação, mais importante será prevenir, diagnosticar e resolver falhas complexas de ativos com o uso de ferramentas de gerenciamento de ordens de serviço.

Estudos mostram que as organizações podem economizar em média de 12 a 18% executando consistentemente a manutenção preventiva (MP) como parte de uma estratégia de gerenciamento de manutenção bem arredondada. Tradução: cada R$ 5 em manutenção preventiva pode economizar quase R$ 25 em despesas. Infelizmente, gerentes, supervisores e operadores muitas vezes enfrentam vários desafios ao tentar otimizar programas de manutenção, incluindo a falta de conhecimento do processo, dados históricos, tempo para concluir as análises necessárias e suporte da alta administração.

Neste guia, exploraremos a relação entre liderança de equipe, estratégias de manutenção e software. Após a leitura, você terá mais confiança ao combinar métodos de manutenção específicos com software de gerenciamento de manutenção.

Pausa para a recomendação de leitura: ‘Como implementar a Manutenção Produtiva Total?'

O que é gerenciamento de manutenção?

O gerenciamento de manutenção é definido como priorizar, criar estratégias e delegar objetivos relacionados à manutenção com o objetivo de manter os ativos da empresa. Envolve rastrear, controlar e maximizar a vida útil do equipamento para aumentar a lucratividade organizacional, aumentar a eficiência e reduzir o tempo de inatividade.

O tempo de inatividade não planejado afeta negativamente as organizações de muitas maneiras diferentes, incluindo custos de reparo inesperados (por exemplo, horas extras de funcionários, peças de reposição, especialistas em gestão de serviços), atrasos nas remessas, insatisfação do cliente e perda de receita. Com isso dito, a GM é frequentemente associada a uma ampla gama de dificuldades.

Desafios comuns

O que exatamente torna o gerenciamento de manutenção tão desafiador? De acordo com os cientistas e pesquisadores Adolfo Crespo Marqueza e Jatinder N.D. Gupta, “uma miríade de considerações, dados, políticas, técnicas e ferramentas afetam a execução eficaz da manutenção, especialmente em uma fábrica moderna tecnologicamente dotada.”

A dupla cita os obstáculos mais comuns de gerenciamento de manutenção enfrentados em seu artigo Gerenciamento de manutenção contemporâneo: processo, estrutura e pilares de suporte como:

— Complexidade da tecnologia do processo de produção;

— Falta de programação de manutenção no local;

— Falta de processos para solicitações de trabalho;

— Baixo nível técnico de especialização da equipe;

— Falta de dados históricos de equipamentos;

— Falta de automação;

— Falta de CMMS;

— Falta de aplicativos móveis iOS ou Android.

Departamentos de manutenção eficazes usam software automatizado para organizar ações de manutenção táticas e operacionais com base nas prioridades de negócios.

Os líderes organizacionais devem trabalhar juntos para identificar os “alvos de ativos críticos” que mais impactam os alvos operacionais, conduzindo análises de criticidade (mais sobre isso em breve) e automatizando fluxos de trabalho de manutenção estratégica.

Gerenciamento de manutenção vs. gerenciamento de ativos corporativos

Não é incomum ouvir os termos gerenciamento de manutenção e gerenciamento de ativos corporativos usados de forma intercambiável. No entanto, existem algumas diferenças importantes. O gerenciamento de manutenção é uma abordagem holística para gerenciar as operações das instalações. Ele não cobre apenas a manutenção de ativos e equipamentos, mas também abrange a supervisão da mão de obra, estoque de peças e procedimentos de segurança.

Como alternativa, o gerenciamento de ativos concentra-se principalmente na otimização do desempenho dos ativos em relação à produção. Os programas de gerenciamento de ativos monitoram a eficiência dos equipamentos e ajudam a monitorar o ciclo de vida dos ativos para facilitar as decisões de capital e fornecer estimativas de depreciação para as equipes de contabilidade. Embora alguns sistemas de gerenciamento de ativos incorporem programações de manutenção, eles costumam ser menos focados em apresentar ordens de serviço fáceis de entender. Eles tendem a ser mais dependentes de um administrador para gerenciar a entrada de dados.

Quais são os benefícios do gerenciamento de manutenção?

Orçamento com precisão

Sistemas de gerenciamento de manutenção bem projetados permitirão que sua organização seja mais perspicaz do que nunca sobre para onde estão indo os recursos de sua equipe. Você pode se sentir sem pessoal, mas está tendo dificuldade em justificar para a gerência um aumento no quadro de funcionários ou medir os ciclos de vida dos ativos.

Um software de gerenciamento de manutenção eficaz pode identificar onde sua equipe passa a maior parte do tempo. Isso pode capacitar os gerentes a priorizar novamente seus fluxos de trabalho ou fazer um caso forte para trazer ajuda adicional, aproveitando as ferramentas de relatório configuráveis ​​oferecidas por pacotes de software de gerenciamento de manutenção computadorizado.

Agendar trabalho

Muitas organizações supervisionam uma gama complexa de máquinas e sistemas que exigem uma rotina de manutenção preventiva bem gerenciada para funcionar com eficiência. Muitas dessas organizações dependem de planilhas do Excel ou pior, de calendários de quadro branco no escritório do gerente, para saber o que precisa ser feito a seguir.

O software de gerenciamento de manutenção garante que todos saibam o que precisa ser feito, como fazer e quando precisa ser feito. Tudo isso vem com uma trilha de auditoria digital para total responsabilidade.

Gerenciar conformidade

Você já lidou com uma inspeção surpresa ou inspeção do regulador do setor? Em caso afirmativo, você provavelmente se sentiu sobrecarregado com a perspectiva de obter a documentação adequada para provar sua conformidade. O software de gerenciamento de manutenção permite que você obtenha instantaneamente essas informações de qualquer dispositivo conectado e produza todos os relatórios necessários para satisfazer os reguladores.

Além de compartilhar documentos com reguladores, os sistemas de gerenciamento de manutenção garantem que os padrões de conformidade sejam rastreados e não fiquem para trás no trabalho. As trilhas de auditoria digital são capazes de validar se as tarefas foram realizadas em tempo hábil pelo pessoal adequado.

Repita e otimize

Cada organização é diferente, mesmo em cada site. Não é realista esperar que uma abordagem de tamanho único seja eficaz para todas as equipes. Portanto, é essencial que os gerentes monitorem os dados em tempo real quanto às tendências que podem fornecer percepções acionáveis ​​para a melhoria.

Seus técnicos mais caros podem estar gastando muito tempo executando tarefas de rotina que podem ser realizadas por membros menos experientes da equipe. Isso pode resultar em gargalos de tarefas de manutenção mais técnicas.

Melhorar a segurança

Em um mundo ideal, você poderia assistir sua equipe assistindo a um vídeo de segurança no primeiro dia de trabalho e eles seriam executados sem falhas daqui para frente. Todos nós sabemos que isso não é realista. Além da otimização de ativos e eficiências de gerenciamento de tempo, o software de gerenciamento de manutenção pode fornecer lembretes oportunos para seguir as diretrizes de segurança ao executar as tarefas atribuídas.

Nem toda tarefa atribuída é algo que os membros da sua equipe executam rotineiramente. Ter instruções de segurança disponíveis em seus dispositivos móveis ao alcance de seus dedos pode salvar vidas e dinheiro.

. . .

Chegamos ao fim desta publicação, mas seguiremos trazendo conteúdo especializado para você

No nosso blog, você encontra atualizações semanais dos mais diversos assuntos ligados à gestão de serviços, o que inclui a manutenção e gestão de ativos! Não esqueça de nos acompanhar por aqui, para não perder nossos conteúdos. Lembrando que ambos os serviços são ofertados por nós e são também de nossa especialidade.

Deseja que a sua empresa seja mais aconchegante e segura? Converse com um atendente da Renaux! Na nossa aba ‘Contato’, temos um breve formulário, e após preenchê-lo, um de nossos atendentes irá lhe retornar o mais breve possível. Basta preencher com nome, e-mail e telefone; é bem rapidinho.

Até a próxima publicação!

Voltar