Blog | Entenda o que são Soft e Hard Facility Management

02 de fevereiro de 2021

Cada empresa emprega vários serviços diferentes para funcionar com eficiência. O que é necessário dependerá em grande parte do tamanho, estatura e localização do negócio, no entanto, existem algumas preparações que são exigidas por lei.

A função de um gerente de facilities e da sua equipe de gerenciamento de instalações é avaliar o que é necessário e garantir que todos os requisitos legais sejam cumpridos, bem como garantir que um plano de verificação de manutenção regular esteja em vigor.

Conforme mencionado, existem algumas instalações que são exigidas por lei de acordo com as práticas exigidas para os locais de trabalho, que garantem que a saúde, segurança e bem-estar dos funcionários sejam cobertos diariamente. Estes regulamentos exigem que os Gerentes de Instalações se certifiquem de que disposições satisfatórias tenham sido feitas para:

— Umidade;

— Iluminação;

— Limpeza;

— Instalações sanitárias e de lavagem;

— Instalações para descanso e alimentação;

— Temperatura;

— Ventilação;

— Dimensões do espaço de trabalho.

Uma Avaliação de Necessidades na gestão de facilities destaca o que é necessário para o negócio e quais coisas não são necessárias.

Essas instalações podem ser classificadas em dois grupos: “soft” e “hard”, em tradução adaptada “pesado” e “leve”.

Leia também: 'Gestão de ativos: como gerenciar as manutenções?'

Serviços do Soft Facility Management

Os serviços leves podem ser categorias como serviços e instalações que tornam o local de trabalho um lugar melhor para se estar - tornando-o um ambiente de trabalho mais seguro e agradável ou mais eficiente.

Exemplos de Soft Facilities Management são:

— Paisagismo;

— Limpeza de janelas;

— Limpeza;

— Segurança;

— Post management;

— Gestão de resíduos;

— Refeições;

— Estacionamento

— Gerenciamento de instalações físicas / serviços físicos.

Ao contrário dos serviços leves, os serviços pesados são aqueles que não podem ser removidos das instalações e diretamente relacionados à estrutura do edifício. Esses serviços garantem que a saúde, a segurança e o bem-estar dos funcionários sejam respeitados e a maioria é exigida por lei.

Serviços do Hard Facility Management

— Iluminação;

— Encanamento;

— Aquecimento;

— Ar condicionado;

— Manutenção do edifício;

— Sistemas de segurança contra incêndio.

Benefícios para funcionários e negócios

Embora considerados não essenciais, os serviços leves são essenciais para cultivar um local de trabalho bem administrado. Eles afetam diretamente variáveis como produtividade e satisfação no trabalho. É importante não vê-los como vantagens ou custos supérfluos, mas sim como investimentos em um local de trabalho mais produtivo e funcional.

Veja o paisagismo, por exemplo. Paisagismo não impacta diretamente o fluxo de caixa ou receita de sua empresa. Mas tem valor em seu efeito sobre o humor dos funcionários. Dar aos trabalhadores um lugar para irem ao ar livre e desfrutar do almoço ou conversa anima seu ânimo quando voltam ao trabalho. Menor estresse e humor positivo contribuem diretamente para um trabalho bem feito. Isso afeta o fluxo de caixa e a receita.

O mesmo vale para todos os serviços leves. O serviço em si pode não impactar diretamente o sucesso do negócio, mas terá consequências indiretas.

Aumentando o valor do seu local de trabalho

O que muitas empresas geralmente percebem é que os serviços leves aumentam o valor de seu local de trabalho. Não em um sentido fiscal, mas em um sentido qualitativo.

O almoço no bufê todas as sextas-feiras não aumenta o valor do seu espaço físico de trabalho, mas aumenta o moral dos funcionários. Também é uma ótima maneira de atrair e reter talentos e complementar as vantagens de sua empresa. O valor agregado aqui é cultural. Os funcionários se sentem valorizados e incentivados a fazer o melhor.

Limpeza, decoração, mudança e serviços soft semelhantes apoiam a função central do espaço de escritório: acomodar os funcionários. Não se trata apenas de dar a eles as ferramentas para trabalhar; trata-se de garantir que eles se sintam bem-vindos, valorizados e capacitados.

Boas práticas de gestão de instalações

Muitos gerentes de facilities são contratados para gerenciar serviços físicos - e eles fazem. Mas um bom gerente de local de trabalho também reconhece o valor dos serviços leves. Eles não apenas farão os investimentos adequados nesses serviços, mas também comunicarão os benefícios para obter a adesão das partes interessadas.

A melhor maneira de entender quais serviços de software são importantes é ouvir o feedback dos funcionários. Entenda quais são as necessidades e desejos dos funcionários. Desenvolva um modo de feedback, como uma pesquisa informal no local de trabalho ou uma caixa de sugestões. Observe a eficácia e a urgência do feedback para compreender o melhor curso de ação.

Digamos que o principal feedback seja "não me sentir seguro ao sair do prédio depois de escurecer". Isso indica aos gestores a necessidade de segurança no local. Este serviço suave não apenas melhora o moral, mas mostra uma preocupação genuína com o bem-estar dos funcionários. Justapor isso com sugestões como "trazer uma massagista" para entender o que é vital e o que é uma vantagem.

Os serviços de suporte são essenciais

O que são serviços de suporte em gerenciamento de facilities? Serviços leves e pesados fazem parte para garantir que suas instalações atendam às suas expectativas e apoiem os trabalhadores no dia a dia. Os serviços leves são a diferença entre simplesmente ter instalações e criar um local de trabalho. A abordagem certa para gerenciar serviços de suporte é correlacionar o esforço ao resultado.

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