Blog | 6 razões para aplicar a manutenção preventiva nos seus ativos

21 de janeiro de 2021

Em última análise, é possível dizer que os principais benefícios da manutenção preventiva se resumem à confiabilidade. Conforme você mantém cada ativo em bom estado de conservação, é menos provável que ele quebre e, no final das contas, você terá menos tempo de inatividade ao longo da vida do ativo.

A manutenção preventiva é um sistema popular que muitas empresas, empresas e organizações usam para agendar tarefas de manutenção específicas que ajudam os ativos, máquinas e outros equipamentos a permanecerem em boas condições de funcionamento. As tarefas geralmente são agendadas com base no tempo ou uso do equipamento. Por exemplo, uma máquina pode exigir lubrificação a cada 100 horas de operação, enquanto outro ativo pode exigir uma inspeção ou ajuste anual. As listas de verificação de manutenção costumam ser uma parte crítica de um programa sólido de manutenção preventiva.

Dito isso, a MP nem sempre é a opção certa para todos os equipamentos. Às vezes, os custos associados à manutenção preventiva realmente superam os benefícios em ativos mais antigos ou menos críticos.

Implementação adequada de um plano de manutenção preventiva

Determine seus ativos mais críticos

Antes de implementar um plano de manutenção preventiva, certifique-se de ter um bom entendimento de quais ativos e processos serão mais beneficiados. De acordo com a IBM, até 50% do dinheiro gasto na criação de um plano de manutenção preventiva pode ser desperdiçado.

Isso ocorre principalmente porque as empresas estão se concentrando em tarefas de manutenção que não evitam falhas. É importante começar identificando ativos críticos que possuem modos de falha específicos, que podem ser evitados por um bom plano de manutenção preventiva. A simples verificação de todos os equipamentos e a execução de tarefas de manutenção por si só não melhoram necessariamente a confiabilidade ou o desempenho.

Combine as habilidades dos funcionários com as tarefas atribuídas

Depois de identificar e priorizar seu equipamento, vá para o conjunto de habilidades necessário para cada tarefa de manutenção. Ao atribuir tarefas adequadamente ao nível certo de funcionário treinado ou consultor externo, você maximizará seu investimento em mão de obra. Você pode querer investir no treinamento contínuo desta equipe, para que possam realizar as tarefas de manutenção necessárias de forma completa e eficaz, sem falhas.

Programe ordens de serviço com atenção

A próxima etapa na implementação de um programa de manutenção preventiva é definir padrões de trabalho eficientes para seus técnicos de manutenção. Se você puder minimizar o tempo que os técnicos gastam viajando de um projeto de serviço para o próximo, você descobrirá que todo o seu departamento de manutenção funcionará de forma mais suave e eficiente. Além disso, você pode agendar tarefas de manutenção quando as linhas de produção estão naturalmente inativas, em vez de interromper os fluxos de trabalho. O componente tempo e viagem pode ser uma grande oportunidade para economizar recursos em um programa de manutenção preventiva.

Incluir ordens de serviço recorrentes na programação diária

Depois de estabelecer sua programação de manutenção, certifique-se de incorporar inspeções frequentes antes que os componentes das peças possam quebrar. Dessa forma, você poderá detectar quaisquer problemas potenciais com antecedência suficiente para evitar o tempo de inatividade (conceito de DOWNTIME). A maioria dos fabricantes pode fornecer orientações recomendadas como ponto de partida. Não se esqueça de ouvir seus operadores e documentar todas as tarefas, reparos e trabalhos concluídos, para que você tenha um registro preciso para referência futura.

Siga sua programação de manutenção preventiva o mais fielmente possível. Uma métrica é comparar o número de projetos que estão programados para serem concluídos com aqueles que realmente são concluídos em um determinado período de tempo. A revisão deste KPI regularmente pode ajudá-lo a avaliar sua taxa de conformidade.

Vantagens da manutenção preventiva

Vamos decompô-la um pouco. Primeiro, os benefícios da manutenção preventiva:

— Menos tempo de inatividade do equipamento;

— Menos interrupções para operações críticas;

— Vida útil mais longa do ativo;

— Maior eficiência (ativos em bom estado de conservação tendem a operar melhor);

— Maior segurança no local de trabalho e melhor conformidade os padrões exigidos.

— Quando implementado corretamente, um plano de manutenção preventiva - ou preventiva - resulta em economia ao longo do tempo, pois os ativos duram mais, usam menos energia e causam menos interrupções em seus processos. Além disso:

Reduzir o tempo de inatividade gera economia

Se implementados corretamente, os programas de manutenção preventiva podem gerar muitos benefícios para uma instalação ou empresa. Um dos maiores benefícios é melhorar a confiabilidade geral do equipamento e do sistema para que os ativos e as linhas de produção continuem operando sem interrupções. A redução do tempo de inatividade ou a eliminação de quebras de emergência na linha de produção podem frequentemente resultar em economias significativas.

Reduzindo ordens de serviço de manutenção de emergência

Além disso, os programas de manutenção preventiva podem reduzir o número de quebras inesperadas e solicitações de manutenção de emergência. Ele também pode diminuir a quantidade de dinheiro gasta na compra, envio e gerenciamento de peças durante a noite ou com pressa, o que pode ser caro com o tempo.

Programas de manutenção preventiva de longo prazo podem ajudar a estender a vida útil geral do seu equipamento e melhorar seu valor de revenda. E, o mais importante, você verá um aumento na eficiência geral e uma melhor conformidade com os regulamentos de segurança e saúde.

Chegamos ao fim desta publicação, mas seguiremos trazendo conteúdo especializado para você

No nosso blog, você encontra atualizações semanais dos mais diversos assuntos ligados à gestão de serviços, o que inclui a manutenção e gestão de ativos! Não esqueça de nos acompanhar por aqui, para não perder nossos conteúdos. Lembrando que ambos os serviços são ofertados por nós e são também de nossa especialidade.

Deseja que a sua empresa seja mais aconchegante e segura? Converse com um atendente da Renaux! Na nossa aba ‘Contato’, temos um breve formulário, e após preenchê-lo, um de nossos atendentes irá lhe retornar o mais breve possível. Basta preencher com nome, e-mail e telefone; é bem rapidinho.

Até a próxima publicação!

Leia também: ‘Gestão de ativos: como gerenciar as manutenções?

Voltar