Blog | Logística: O que é TMS, ERP e WMS?

04 de novembro de 2020

A tecnologia é um componente importante dos nossos dias, e passou a ser uma ferramenta cotidiana para a realização de diversas atividades, desde as mais básicas, às de rotina e dependência total do trabalho. Para uma simples pesquisa, buscar formas inovadoras, que reduzam custos e pesquisa, por exemplo, já é sinal de maior integrabilidade e competitividade. 

Para uma empresa, o uso de tecnologias faz toda a diferença. Diante desse conglomerado de informações, surgem os sistemas ERP, TMS e WMS para facilitar o cotidiano dos profissionais da logística, mas principalmente daqueles que trabalham com soluções para transporte de cargas.

Mas você já ouviu falar nesses sistemas? Sabe diferenciá-los, ou como cada um funciona? Caso sim, caso não, a leitura a seguir é bastante esclarecedora. 

Vale lembrar que estes três sistemas são categóricos, ou seja, dentro dos sistemas ERP, TMS e WMS existem diversos softwares desenvolvidos e adaptados de maneiras diferentes.

Mais artigos Renaux em Logística: ‘Como controlar o efeito chicote na logística?

O Sistema ERP

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning), também conhecido como Sistema integrado de gestão empresarial, é um sistema com funções aptas para integrar diversas informações de áreas diferentes dentro de uma organização, tornando mais ágil os processos operacionais.

O ERP controla os processos de informações integrando-as em uma única plataforma, permitindo o fácil acesso dos dados a todos os setores por meio prático e em tempo real.

Os benefícios alcançados pela empresa por meio do uso desse sistema farão os gestores enxergarem as diversas vantagens disponibilizadas pelo ERP, entre elas o avanço da organização como um todo, sem contar que as informações mais importantes chegam até eles em menos tempo, facilitando a tomada de decisões.

O ERP permite maior controle dos processos, possibilitando maior praticidade na administração como um todo, e por modo mais prático e rápido alcançar os resultados das metas desejadas. Conheça alguns benefícios que o sistema oferece.

1. Organização e controle dos processos diários da empresa

2. Avanço na produtividade

3. Redução de possíveis erros

4. Total controle do fluxo de caixa

5. Otimização de informações e processos em geral

6. Controle do estoque

7. Redução de custos não viáveis para a empresa e outros.

Conheça também o WMS

O WMS, ou Warehouse Management System é conhecido por diversas empresas como sistema de gerenciamento de armazém, tendo como objetivo principal organizar e controlar o setor de estoque de modo que fique fácil para todos que trabalham na organização possam facilmente encontrar qualquer produto e materiais em menos tempo. E seus benefícios são:

1. Organização geral do espaço para armazenar;

2. Diminuição de falhas;

3. Fácil acesso aos produtos e materiais;

4. Avanço na produtividade;

5. Evita o retrabalho, entre outros.;

O ERP e o WMS são sistemas apropriados para gestão empresarial, portanto cada um tem suas particularidades. A diferença entre os dois sistemas é que o ERP conta com maior avanço tecnológico que vão contribuir com o crescimento de sua organização de forma prática e rápida.

Conheça o Sistema TMS

O sistema TMS é conhecido como solução para gerenciar processo de transporte, possui funções que permitem ao usuário visualizar e administrar de forma simples e rápida todas as entregas. O funcionamento do Sistema TMS se dá por meio da internet evitando o uso das velhas planilhas. O sistema TMS conta com algumas atividades como:

1. Total Rastreamento de entrega de mercadoria;

2. Automatização de informações;

3. Agilidade na distribuição;

4. Agendamento de entregas

5. Controle de cargas em geral;

6. Relatórios de entrega;

7. Maior visão do faturamento e prazo médio de recebimento, entre outras atividades.

Bônus? Soluções logísticas com a Renaux!

A Renaux Service oferece aos seus clientes qualidade, segurança e rapidez no transporte de cargas e encomendas. Nossos parceiros podem nos delegar a gestão logística parcial ou integralmente, que nós atuaremos com prontidão para alcançar e maximizar os resultados almejados. Com este modelo de trabalho a empresa, o cliente e seus profissionais podem desenvolver sua atividade-fim, mantendo o foco no negócio. Você pode conferir todos os serviços oferecidos por nós através da nossa página de soluções.

Se ainda restar alguma dúvida sobre o assunto, ou mesmo se surgir interesse no serviço, não hesite em contactar a Renaux Service! Na nossa aba Contato, temos um breve formulário, e após preenchê-lo, um de nossos atendentes irá lhe retornar o mais breve possível. Basta preencher com nome, e-mail e telefone.

Até a próxima publicação! 

Leitura recomendada: ‘5 vantagens da Movimentação Interna no segmento industrial

Voltar