Blog | Técnicas de Manutenção Preditiva para ficar de olho

04 de novembro de 2020

A manutenção preditiva (MP) é uma estratégia de manutenção proativa que tenta prever quando uma peça do equipamento pode falhar para que o trabalho de manutenção possa ser executado um pouco antes que isso aconteça. Essas previsões são baseadas na condição do equipamento que é avaliada com base nos dados coletados por meio do uso de vários sensores e técnicas de monitoramento de condição.

Como qualquer outra estratégia de manutenção proativa, a manutenção preditiva visa:

1. minimizar o número de quebras inesperadas e maximizar o tempo de atividade do ativo, o que melhora a confiabilidade do ativo;

2. reduzir os custos operacionais otimizando o tempo que você gasta no trabalho de manutenção (em outras palavras, fazer a manutenção apenas quando necessário elimina praticamente qualquer chance de você perder tempo fazendo manutenção corretiva ou excessiva);

3. melhorar seus resultados, reduzindo os custos de manutenção de longo prazo e maximizando as horas de produção

Você pode perguntar: Como isso o diferencia da manutenção preventiva? Bem, a resposta curta é que à parte as vastas diferenças operacionais, a manutenção preditiva faz tudo com mais eficiência - com um custo.

Se você estiver interessado na resposta longa, verifique nossa comparação lado a lado de manutenção corretiva vs preventiva vs preditiva

Como funciona a manutenção preditiva?

A manutenção preditiva depende de equipamentos de monitoramento de condições para avaliar o desempenho dos ativos em tempo real. Combinando diagnósticos baseados em condições com fórmulas preditivas e com uma pequena ajuda de tecnologia e automação, ou mesmo da Internet das Coisas (IoT), a MP cria uma ferramenta precisa para coletar e analisar dados de ativos. Esses dados permitem a identificação de quaisquer áreas que precisam ou precisarão de atenção, mas há técnicas que auxiliam e aprimoram esse cotidiano da atividade. Vamos conhecê-las?

Termografia 

O efeito térmico sempre foi o principal sintoma de anormalidade em máquinas, instalações e processos industriais, o que faz da termografia uma valiosa e expressiva ajuda na identificação de falhas e causas.

É uma técnica de inspeção extremamente útil, não destrutiva, não invasiva e que permite realizar medições sem contato físico com a instalação ou equipamento.

A termografia tem como base a detecção da radiação infravermelha emitida naturalmente pelos corpos com intensidade proporcional à sua temperatura. Através dela é possível identificar regiões, ou pontos, onde a temperatura está alterada com relação a um padrão pré-estabelecido com o objetivo de obter informações relativas à condição operacional de um componente, equipamento ou processo em qualquer dos sistemas de manutenção considerados.

Dispositivos de Proteção Inteligentes

Os disjuntores e centros de controle de motores são dois exemplos de dispositivos de proteção inteligentes. O monitoramento de disjuntores fornece informações avançadas com relação à identificação e posição, número de operações, correntes interrompidas cumulativas, tempos de operação, tempo de carga, curva de tempo de viagem, excesso de energia de fechamento e desgaste de contatos. Os centros de controle de motores são monitorados para leituras de corrente e potência do motor, capacidade térmica, correntes de linha, corrente média, corrente de terra, temperatura do motor, desequilíbrio de fase da corrente, frequência de tensão, tensão de linha para linha e desequilíbrio de tensão de linha.

Análise do óleo

O objetivo da análise do óleo é medir o número e o tamanho das partículas numa amostra (de óleo) para determinar o desgaste do equipamento. É importante considerar que um sistema hidráulico consiste em dois componentes base, as partes móveis e o lubrificante. À medida que o equipamento se desgasta, uma amostra vai mostrar partículas produzidas pelo superaquecimento e pelo processo de oxidação. Diferentes partículas revelam diferentes problemas muito antes de qualquer dano.

Medição de Espessuras

O uso do ultrassom como ensaio não destrutivo é bastante empregado nas indústrias para detectar descontinuidades em todo o volume do material, sendo aplicado em metais (ferrosos ou não ferrosos) e não metais.

O processo consiste em fazer com que a onda ultrassônica emitida por um transdutor percorra o material analisado, verificando os ecos recebidos de volta, pelo mesmo ou por outro transdutor, identificando falhas internas ou espessuras.

Análise de vibração 

Este tipo de análise é ideal para equipamentos e máquinas rotativas, como compressores, bombas de água e motores. O que fazemos é ligar um sensor capaz de detectar movimentos ou aceleração, conforme o caso. O sensor detecta ondas de som criadas pelo movimento, que por sua vez geram impulsos elétricos e fazem vibrar o equipamento. Portanto, esta técnica de manutenção preditiva é ideal para infraestruturas com um sistema de fornecimento de água complexo, como hotéis, spas ou parques aquáticos.

Análise acústica 

Já vimos acima que as ondas de som são nossas aliadas. A análise acústica permite detectar problemas na performance técnica dos materiais, localizar a fonte do problema e monitorar a “saúde” do equipamento. Como? Ao detectar diferenças nas frequências de som. Todas as máquinas em funcionamento fazem barulho, mas a frequência e amplitude mudam quando há fugas ou mudanças de pressão, por exemplo. Esta é uma técnica de manutenção preditiva especialmente eficaz em tubagens que transportam líquidos ou gás.

Monitoramento de temperatura online

Esta tecnologia fornece acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana a pontos de conexão críticos onde a termografia tradicional não pode ser usada. O monitoramento contínuo fornece os meios para avaliar a condição atual do equipamento e detectar anormalidades em um estágio inicial. Durante uma interrupção planejada, sensores de temperatura sem fio são instalados em áreas de equipamentos de baixa e média tensão não acessíveis a uma câmera infravermelha.

Como fazer a gestão de ativos adequadamente?

Para tratar da manutenção predial e gestão de ativos com responsabilidade, e ainda poder contar com especialistas que cuidam de todos os detalhes, do planejamento à execução, como é o caso da Renaux Service. Além de conteúdo especializado, temos atendimento disponível para sanar dúvidas acerca dos assuntos desta área e, é claro, lhe oferecer soluções eficientes.

Deseja que a sua empresa seja mais funcional e segura? Converse com um atendente da Renaux! Na nossa aba Contato temos um breve formulário, e após preenchê-lo, um de nossos atendentes irá lhe retornar o mais breve possível. Basta preencher com nome, e-mail e telefone; é bem rapidinho.

Até a próxima publicação!

Voltar