Blog | Como otimizar a logística de produção?

20 de novembro de 2020

O desenvolvimento da economia em todos os países traz maiores demandas às empresas. Estas são especialmente as questões de logística industrial, logística de pessoal e logística verde. Para se manterem competitivas, as empresas buscam fornecer serviços de alta qualidade, mas também reduzir custos. A gestão da logística de produção é muito importante para todo o processo logístico. As decisões tomadas nesta parte do processo têm um impacto direto no nível de serviços prestados ao cliente, na capacidade da empresa de competir com outras empresas e no nível de vendas e lucro que a empresa é capaz de realizar.

A otimização dos processos logísticos é um problema atual, pois influencia o preço resultante para o cliente, bem como o nível de serviço direcionado. Este trabalho está focado na possibilidade de melhorar os processos logísticos em uma empresa escolhida. É a otimização do processo de produção em uma empresa selecionada usando o projeto de um transportador adequado que corresponda às condições dessa empresa.

- Antes de continuarmos, que tal tomar conhecimento de alguns dos revés na logística cotidiana? Entenda o que é o efeito chicote

O que é logística de produção?

A logística de produção ou logística industrial abrange a gestão e a otimização dos processos de armazenagem, bem como a movimentação de materiais nas instalações vinculadas a um centro de fabricação. Em resumo, abrange todos os processos logísticos que ocorrem desde a compra de matérias-primas até a criação do produto (Mecalux).

Como ocorre a gestão de operações logísticas?

Esse procedimento exige a combinação de diversos recursos, sobretudo o tempo, a mão de obra e o custeio. Ao gerenciar essas operações é possível reduzir os gastos e aumentar a lucratividade da empresa. Ao mesmo tempo, consegue-se reduzir os desperdícios de combustíveis e também os gastos relativos ao armazenamento de mercadorias.

Essa ainda é uma circunstância adequada para aprimorar o desempenho empresarial e garantir a sobrevivência da organização no mercado por meio do aumento de uma vantagem competitiva. Se esses são os objetivos que você deseja alcançar, veja a seguir algumas práticas que ajudam a otimizar a gestão das operações logísticas.

Uma arma de três pontas contra a complexidade

A maioria das organizações tenta domar cadeias de suprimentos complexas implantando ferramentas de tecnologia caras, contratando consultores para reengenharia de processos de negócios ou, mais recentemente, implantando estruturas de análise exóticas.

Por si só, nenhuma dessas soluções pode produzir o tipo de economia necessária para vencer a competição nesta nova economia mais complexa e competitiva. O que é necessário é uma combinação inteligente de processos, análises e tecnologia para simplificar as redes de logística, mitigar o risco de logística e otimizar os custos associados. Chamamos isso de abordagem holística de três frentes:

1. Projeto e desenvolvimento de processos

Processos “mais inteligentes” são a chave para operações mais econômicas. Isso significa que as organizações que desejam criar redes mais eficientes e eficazes precisam examinar suas operações em detalhes antes de iniciar qualquer redesenho de processos logísticos. Isso envolve uma análise profunda para:

— Desenvolver uma visão granular das atividades do processo (identificação da transportadora, análise de gastos logísticos etc.);

— Definir indicadores-chave de desempenho, como utilização de ativos e tempo médio de carregamento e, em seguida, vinculá-los ao resultado comercial de custos específicos;

— Identificar os motivadores do desempenho de custo excepcional; por exemplo, construir vários cenários “e se” para as redes estimarem o impacto nos custos;

— Compare os padrões da indústria para gerenciamento de custos a fim de compreender as lacunas de desempenho atuais;

— Implemente as melhores práticas para melhorar os custos e sustentar o desempenho do processo.

As empresas que dedicam tempo para fazer uma análise detalhada e completa das operações de ponta a ponta e em toda a pegada global podem produzir percepções profundas que darão suporte a uma rede de logística nova, mais eficaz e menos cara. Ao analisar os processos atuais, as organizações podem identificar as etapas do processo onde ocorrem perdas de custos. Algumas etapas do processo podem agregar pouco ou nenhum valor; outras podem precisar habilitar ferramentas tecnológicas para maximizar a eficiência e aumentar a eficácia de custos.

2. Análises

Aproveitar as estruturas analíticas para analisar o desempenho dos custos é um poderoso impulsionador para reduzir os custos gerais. Análise de projeto de rede, seleção de rota / modo e análise de gastos de logística são algumas das áreas em que a análise pode ser aproveitada. Para que as empresas sejam mais eficazes, elas devem usar ferramentas que possam simular diferentes cenários de vários parâmetros, como faixas, rotas, restrições de infraestrutura, práticas de desembaraço aduaneiro, modos de logística e utilização de ativos. Com esses dados em mãos, a organização de logística pode entender melhor o impacto dos custos de várias combinações e projetar suas redes de acordo.

Uma série de ferramentas estão disponíveis para analisar custos, incluindo otimização de rede, fornecimento de transportadora e análise de faixa de carga. A seleção de uma ferramenta de análise de logística deve ser baseada em: 1) sua capacidade de estudar rapidamente vários cenários "e se", a fim de tornar os processos mais eficazes na obtenção dos resultados de negócios de custo, e 2) sua capacidade de identificar riscos e avaliar o impacto de custos de tais riscos nas redes de logística.

Por exemplo, um fabricante de produtos químicos criou e analisou vários cenários para centros de distribuição, um esforço de otimização que gerou uma economia de 17%. Outro fabricante aproveitou a análise para identificar os custos recuperáveis dos fornecedores e, em seguida, configurou relatórios e painéis detalhados para aumentar a visibilidade dos vários componentes dos custos logísticos.

3. Habilitando a tecnologia

A tecnologia na ausência de um entendimento profundo dos processos pode não ser eficaz na otimização dos custos logísticos. Simplesmente atualizar o software, sem processos melhores, pode realmente piorar o problema, pois os funcionários tentam fazer com que processos antigos funcionem com novas ferramentas em vez de usar as ferramentas para suportar processos globais padronizados mais eficazes. A seleção da tecnologia, portanto, deve ser orientada pelo potencial da ferramenta para:

— Simplificar processos (reduzir hand-offs, aprovações, automatizar etapas do processo);

— Agilizar o tratamento de exceções (reduzir o número de exceções, resolver automaticamente as exceções que ocorrem com frequência);

— Reduzir a complexidade dos sistemas / aplicativos (interface padrão, menos aplicativos de middleware necessários, melhores fluxos de trabalho).

Novos desafios, nova abordagem

As redes de logística globais são uma criação integrada e em evolução. Se uma empresa deseja criar uma rede de primeira classe, ela precisa desenvolver uma compreensão profunda dos riscos e custos associados a vários parceiros de logística, geografias, produtos e ferramentas de tecnologia. Ao mesmo tempo, uma organização não pode depender apenas do processo ou da tecnologia para fornecer as melhorias de ponta a ponta que geram verdadeiras economias de custo.

Reduzir e otimizar custos de forma consistente sem aumentar o risco logístico só pode ser alcançado combinando de forma inteligente estruturas analíticas específicas do setor, as ferramentas de tecnologia certas e processos de logística projetados para eficácia, bem como maior eficiência.

Bônus? Soluções logísticas com a Renaux!

A Renaux Service oferece aos seus clientes qualidade, segurança e rapidez no transporte de cargas e encomendas. Nossos parceiros podem nos delegar a gestão logística parcial ou integralmente, que nós atuaremos com prontidão para alcançar e maximizar os resultados almejados. Com este modelo de trabalho a empresa, o cliente e seus profissionais podem desenvolver sua atividade-fim, mantendo o foco no negócio. Você pode conferir todos os serviços oferecidos por nós através da nossa página de soluções.

Se ainda restar alguma dúvida sobre o assunto, ou mesmo se surgir interesse no serviço, não hesite em contactar a Renaux Service! Na nossa aba Contato’, temos um breve formulário, e após preenchê-lo, um de nossos atendentes irá lhe retornar o mais breve possível. Basta preencher com nome, e-mail e telefone.

Até a próxima publicação!

Voltar