Blog | Evite desperdícios com os Procedimentos Operacionais Padrão

20 de novembro de 2020

Por diversas vezes, já mencionamos aqui no blog que os Procedimentos Operacionais Padrão, ou POPs, funcionam de forma sistematizada para trazer muitos benefícios a um negócio. É através do estabelecimento de uma rotina padronizada que uma empresa pode, também, elaborar protocolos mais seguros, pertinentes e diminuir custos ou mesmo evitar desperdícios.

No que diz respeito aos desperdícios, retomamos o conceito do DOWNTIME, tão importante ao se falar dos POPs.

Oito dos principais tipos de desperdício formam a palavra DOWNTIME (do inglês, significa “tempo de inatividade”, e é acrônimo para “defects”, “overproduction”, “waiting”, “non-utilized-talent”, “transportation”, “inventory”, “motion” e “excess”, traduzidas abaixo):

1. Defeitos - evite erros e resultados de baixa qualidade;

2. Superprodução - não produza mais do que a quantidade necessária;

3. Aguardando - evite todo o tempo de inatividade ou tempo de espera não planejado;

4. Talento não utilizado - reduza o excesso de funcionários ou a força de trabalho não utilizada;

5. Transporte - reduza a distância desnecessária percorrida de um local para outro;

6. Inventário - elimine o gerenciamento ineficiente de armazenamento;

7. Movimento - evite o excesso de movimento de trabalhadores e máquinas que não agregam valor;

8. Excesso de processamento - remova todos os processos que não agregam valor.

Escreva e revise os Procedimentos Operacionais Padrão da sua empresa com o DOWNTIME em mente. Monitore o sucesso e as falhas do POP por meio de painéis online. Crie relatórios digitais personalizados para acompanhar o tempo, os custos e o tempo de inatividade mensal de sua equipe.

Lembre-se: o foco é sempre eliminar o tempo de inatividade (ou seja, o seu downtime).

O CMMS agiliza os processos de manutenção, reduz custos e fornece informações digitais na ponta dos dedos sobre o que está sendo feito quando e o que está funcionando.

Sua equipe pode receber atualizações em tempo real sobre ordens de serviço e ordens de inspeção e se comunicar com facilidade. Não há mais dúvida sobre o que precisa ser feito ou quem precisa fazê-lo. Ter um mecanismo operacional padronizado já é uma opção simples hoje em dia. 

Soluções digitais podem ajudar a rastrear suas ordens de serviço, planos de manutenção reativa e manutenção preventiva e controla as operações diárias do seu negócio. Em uma publicação antiga, nós já falamos sobre formas dos POPs digitais melhorarem a eficiência da fabricação.

Evite o tempo de inatividade com POPs

Os procedimentos melhoram os processos, removendo redundâncias. Eles devem gerenciar como uma empresa executa tarefas repetitivas para atingir os resultados desejados e as metas financeiras. Crie e implemente listas de verificação regulatórias, junto aos procedimentos padrão, para garantir que suas operações sejam consistentes em toda a empresa.

O POP evita paralisações de processos causadas por falha de equipamento, programações de manutenção preventiva perdidas e ordens de serviço perdidas. De forma online, ele reduz o período de tempo que os membros da equipe precisam para fazer o trabalho.

As instruções digitais passo a passo fornecem as informações em um só lugar, com imagens, PDFs do manual do produto e controle de custos.

CMMS simplifica a manutenção

O bom CMMS otimiza os processos de manutenção, reduz custos e fornece informações digitais na ponta dos dedos sobre o que está sendo feito, quando e o que está funcionando.

Para quem está cansado de um trabalho ramificado, essa pode ser a solução. Os gerentes e equipes de operação receberão atualizações em tempo real para manutenção preventiva, manutenção reativa, manutenção programada padrão e inspeção. Usar um mecanismo operacional padronizado nunca foi tão fácil.

Gerencie as inspeções de segurança, orientações do local, inspeções de qualidade e listas de verificação operacional. O POP para planos de manutenção preventiva inclui a integração de sistemas de gerenciamento para uma peça de equipamento, um ativo potente e listas de verificação de estoque.

. . .

Chegamos ao fim desta publicação, mas seguiremos trazendo conteúdo especializado para você!

No nosso blog, você encontra atualizações semanais dos mais diversos assuntos ligados à gestão de ativos, manutenção e rotina das organizações! Não esqueça de nos acompanhar por aqui, para não perder nossos conteúdos. Lembrando que ambos os serviços de gestão de ativos e manutenção são ofertados por nós e são também de nossa especialidade.

A Renaux Service está no mercado desde 2014, proporcionando soluções em gestão de serviços, com oferta especializada para a gestão de ativos, e podemos oferecer cobertura para vários estados do país. Confira aqui no site a nossa área de atuação, e entenda melhor os serviços de Manutenção Predial ofertados na nossa página de soluções.

Deseja que o sua empresa seja mais aconchegante e segura? Converse com um atendente da Renaux! No menu, temos opções de contato disponíveis, bem como mais informações sobre os nosso valores e proposta. Vamos iniciar esta conversa!

Espero que tenha gostado da leitura. Até a próxima publicação!

Mais sobre procedimentos operacionais padrão: ‘Os dois tipos de procedimentos operacionais padrão: técnico e de gerenciamento

Voltar