Blog | Saiba mais sobre a Climatização Industrial

15 de outubro de 2020

A hora chegou, e trouxemos o primeiro artigo sobre climatização industrial. A manutenção dos equipamentos de refrigeração e climatização industriais fazem parte do catálogo de soluções da Renaux Service. Mas para saber se a solução se aplica ao seu negócio, que tal entender um pouco mais sobre a área? Você sabe do que se trata a climatização a nível industrial, ou mesmo o que significa o sistema HVAC? Se ainda não sabe, continue nesta publicação.

Relacionado: ‘Manutenção Preventiva VS. Reativa: entenda prós e contras

O que é um sistema de climatização industrial?  

Um sistema de climatização industrial tem como objetivo manter a temperatura do ambiente de produção dentro do intervalo adequado para a preservação de produtos, equipamentos e salubridade para os utilizadores do espaço. 

O sistema permite o controle e o atendimento para todos os tipos de ambientes industriais. Com ele, é possível controlar a temperatura, a umidade e a oxigenação do ambiente.  

A climatização industrial é essencial visto que interfere diretamente na qualidade do produto e na produtividade da empresa. É a forma mais econômica, prática e saudável de tratar o ar interno de uma indústria. Também possui uma instalação simples e uma manutenção de baixo custo. 

Entenda o sistema HVAC na climatização industrial

A sigla HVAC vem do inglês para Heating, Ventilating & Air Conditioning. No português, significa aquecimento, ventilação e ar condicionado. Às vezes, é possível encontrar a sigla já traduzida como AVAC. 

HVAC se refere aos diferentes sistemas usados para mover o ar entre áreas internas e externas, juntamente com aquecimento e resfriamento de edifícios residenciais e comerciais. São os sistemas que o mantém aquecido e confortável no inverno e com uma sensação de maior frescura no verão. Eles também são os sistemas que filtram e limpam o ar interno para mantê-lo saudável e manter os níveis de umidade em níveis de conforto ideais.

HVAC é um termo comum que as pessoas usam e a maioria tem uma ideia geral a que se refere. Por outro lado, como funciona o HVAC? 

Cada componente em seu espaço pode ser separado, como um sistema radiante combinado com unidades de ar condicionado de janela. No entanto, é mais comum para sistemas combinados, como aquecimento central e sistemas AC, que usam um único soprador para fazer o ar circular pelos dutos internos de um espaço, como em um escritório, por exemplo, ou com um sistema sem dutos para diferentes cômodos ou zonas de uma empresa.

Básico do HVAC

O objetivo de um sistema HVAC é mais do que apenas aquecer ou resfriar um ambiente. Em vez disso, serve para melhorar a qualidade do ar interno e fornecer conforto para todos dentro de um edifício. Embora existam vários tipos diferentes de sistemas HVAC, todos eles começam com os mesmos fundamentos.

Em primeiro lugar, existe uma fonte de entrada de ar fresco do exterior ou de dentro da propriedade. Esse processo é chamado de ventilação e ocorre de duas maneiras diferentes. A ventilação natural está presente na maioria das casas e se refere à maneira como o ar normalmente entra e sai pelas janelas, portas, respiradouros e outras aberturas. Essa troca de ar é necessária para repor o oxigênio e remover odores, dióxido de carbono, odores desagradáveis ​​e umidade excessiva.

A ventilação mecânica usa um sistema mecânico - o V em HVAC - para mover o ar para dentro e para fora. No passado, havia bastante ventilação natural também nos prédios comerciais, proveniente de vãos e rachaduras na construção, juntamente com a abertura e o fechamento de portas. No entanto, a construção moderna está criando edifícios que são muito mais hermeticamente fechados, de modo que a ventilação está se tornando um componente cada vez mais importante nos sistemas de HVAC. Uma vez que o ar é trazido, ele é puxado para uma unidade de tratamento de ar onde o trabalho começa. Aqui, o ar é puxado por filtros para remover sujeira, poeira, alérgenos e outras partículas. O próximo passo é o conforto. O ar é enviado para ser aquecido ou para resfriamento e o excesso de umidade é removido.

Uma vez que o ar está limpo, fresco e em uma temperatura confortável, ele é direcionado para o ambiente. Para sistemas centrais, isso significa mover-se por uma rede de dutos e registros para salas diferentes. Para outros sistemas, isso geralmente significa ser direcionado diretamente para o espaço.

Quais as exigências para elaborar um projeto de sistema de climatização industrial?

Para instalar um adequado sistema de climatização industrial é preciso de uma avaliação técnica do local a fim de realizar a coleta inicial de dados e, por fim, criar um projeto dentro das normas da ABNT NBR 16401. 

É necessário que as plantas do local contenham informações gerais do empreendimento para examinar as exigências de projeto relacionadas ao consumo energético e todos os outros aspectos ambientais. Assim, será possível determinar qual será o melhor tipo de sistema para cada aplicação.  

Tendo em vista que a climatização passou por mudanças ao longo dos anos devido às discussões e análises dos impactos ambientais, é preciso estar atento aos refrigerantes não permitidos e optar por equipamentos e tecnologias com elementos menos nocivos para o ambiente, levando em consideração o custo e a disponibilidade de equipamentos no mercado. 

O projeto também deve se adequar ao Decreto 9.864/2019 que regulamenta a Lei nº10.295/2001 sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, que indica os níveis máximos de consumo de energia, ou mínimos de eficiência energética, de máquinas e aparelhos fabricados e/ou comercializados no país, assim como as edificações construídas de acordo com o índice técnico da regulamentação específica.

O Decreto também estabelece as diretrizes para a etiquetagem de eficiência energética de edificações no Brasil. As etiquetas são concedidas após aprovação da etapa inicial de projeto e depois, quando ocorre a finalização da obra. Cada etapa passa por uma inspeção que confirma ou modifica a etiqueta de consumo das instalações. (Fonte: Northec)

Além dos requisitos para reconhecimento da melhor solução de climatização industrial para o seu ambiente, é preciso também pensar na durabilidade do serviço, que tem relação direta com a vida útil do equipamento.

Um equipamento que não passa por vistorias e manutenções tende a colocar em risco a saúde e a vida das pessoas que dependem dele. Além disso, acaba saindo mais caro ter que gastar com manutenções corretivas ou mesmo a substituição da máquina.

A Renaux Service oferece o serviço de manutenção dos equipamentos de refrigeração e climatização industriais, colaborando para o bom desempenho desses aparelhos. Esse serviço age preventivamente, realizando os cuidados e reparos necessários para o funcionamento correto das máquinas. A manutenção diminui o risco de incêndios e acidentes, evita a perda da longevidade das máquinas e é responsável pela redução dos gastos com energia elétrica.

Para ter acesso à lista de equipamentos aos quais oferecemos reparos, visite a nossa página de soluções. Você também pode entrar em contato imediato conosco, através das opções na nossa página de relacionamento. Um atendente entrará em contato com você o mais rápido possível. Não hesite em nos procurar!

Voltar