Blog | Os benefícios dos Procedimentos Operacionais Padrão

05 de setembro de 2020

A leitura que você inicia agora é a terceira da nossa série de conteúdos sobre os Procedimentos Operacionais Padrão (POP). Caso ainda inexista familiaridade com o tema, sugerimos que comece a leitura pelo blogpost onde introduzimos os POPs e seus dois tipos, o técnico e o de gerenciamento. As demais postagens da série incluem informações sobre o que são os procedimentos operacionais padrão, as melhores práticas do setor e como escrever, implementar e automatizar esses procedimentos. Hoje, cobrimos especificamente os benefícios dos procedimentos operacionais padrão. Continue conosco!

Até onde podemos ver, não há contras para bons POPs. Vemos apenas os benefícios de escrever instruções passo a passo e padronizar processos. Os benefícios dos procedimentos operacionais padrão são descritos abaixo.

Os melhores procedimentos eliminam o desperdício, otimizam os processos, protegem os funcionários e maximizam a eficiência.

Os POPs evitam paralisações de processos causadas por falha de equipamento, perda de cronogramas de manutenção preventiva e ordens de trabalho e uma força de trabalho menos experiente.

Quando habilmente escritos e implementados, os procedimentos operacionais padrão:

— indicar conformidade com os requisitos organizacionais e governamentais;

— minimizar a falta de comunicação e abordar questões de segurança;

— são valiosos para reconstruir atividades quando nenhuma outra referência está disponível;

— são usados ​​como listas de verificação por inspetores durante a auditoria de procedimentos;

— reduzir o esforço de trabalho desperdiçado de máquinas e equipamentos;

— elimine tarefas e empregos improdutivos;

— melhorar a qualidade, credibilidade e defesa legal;

— aumentar a eficiência e otimizar os processos de trabalho;

— reduzir erro;

— rastrear e medir proficiência;

— manter a continuidade das práticas padronizadas e treinar novos funcionários de acordo; — com essas práticas;

— melhorar a produtividade, consistência, qualidade e conformidade.

E aqui estão alguns exemplos rápidos de como os SOPs podem funcionar:

— Se um funcionário está doente, os POPs ajudam outra pessoa a concluir as ordens de serviço de manutenção preventiva em um ativo ou outras tarefas do dia a dia;

— Ou, se um gerente sai e análises de desempenho padronizadas são necessárias para o gerenciamento de desempenho;

— Ou, se um padrão do setor sobre água limpa mudar e um novo teste precisar ser realizado a cada dois dias, em vez de semanalmente;

— Ou, um novo equipamento substitui o equipamento antigo e a ordem de serviço de manutenção preventiva é completamente diferente. Um novo POP definirá claramente a tarefa.

Quando os procedimentos adequados são descritos bem, qualquer colega de trabalho pode treinar outro para ajudar a melhorar as habilidades de trabalho.

POPs servem como listas de verificação para auditores, inspetores e proprietários de negócios.

Os concluídos são um registro histórico das etapas de como, por que e quando de um processo repetitivo. À medida que as pessoas mudam de emprego dentro e entre empresas, o conhecimento não escrito e as habilidades desaparecem do local de trabalho. Os escritos e mantidos regularmente podem registrar o melhor conhecimento que pode servir aos novos trabalhadores quando os mais velhos forem embora.

POPs bem implementados são uma explicação documentada das etapas de um processo em revisão durante as investigações de acidentes.

Eles são especialmente importantes para:

— criar eficiência,

— atender à conformidade regulatória e

— garantir a qualidade.

Procedimentos operacionais padrão e eficiência

Os gerentes estão sempre procurando melhorar a eficiência da produção com suas equipes. Procedimentos operacionais padrão escritos são a maneira mais fácil e eficiente de se tornar mais eficiente!

Usando os Procedimentos Operacionais Padrão de fabricação, os gerentes podem padronizar os processos de manutenção preventiva e planos de garantia de qualidade entre equipes, instalações e funções.

Desde a forma como um novo equipamento funciona até como um gerente audita o desempenho, processos repetíveis sempre podem ser tornados mais eficientes com um POP de longo prazo.

Com o POP digital, o gerenciamento pode quantificar e organizar todos os processos usados pelos funcionários. Não se trata apenas do chão de fábrica. Automatize os procedimentos para saber como o front office recebe atualizações de produção do chão de fábrica. Digitalize o POP para alertar a equipe de manutenção do armazém que os produtos estão prontos para envio.

Qualquer um desses procedimentos e processos documentados podem ser revisados para melhorar, redefinir e reorganizar.

Os POPs podem padronizar como uma equipe se comunica. A simplificação dessas comunicações internas cria eficiência em toda a empresa. Na linha de produção, por exemplo, para medir a eficiência POP:

1. Meça o rendimento. Essa métrica mede o número médio de unidades produzidas em um determinado período de tempo para destacar quaisquer problemas com máquinas específicas. Se POPs e listas de verificação estiverem online, medir o rendimento é simples.

2. Em seguida, meça a capacidade da produção total de manufatura (indicador TMO) em um determinado período de tempo. TMO identifica as linhas de produção operando em sua produção mais alta possível. Ele também identifica aqueles que operam abaixo dos níveis de produção esperados.

3. Por fim, use um painel online para combinar dados de rendimento e saída para rastrear a eficiência das linhas de produção.

Procedimentos operacionais padrão e conformidade regulamentar

Hoje em dia, a conformidade regulatória é crucial. Criar e escrever Procedimentos Operacionais Padrão agora faz parte dos processos de negócios. Os modelos de POP e o gerenciamento de documentos são importantes para os planos de garantia de qualidade.

À medida que a interação global aumenta, as leis e regulamentações exigem maior conformidade regulamentar e gerenciamento de qualidade por meio de procedimentos operacionais padrão eficazes.

Os procedimentos operacionais padrão online e fáceis de seguir aumentam a conformidade regulamentar:

— melhorando a qualidade e disponibilidade dos dados de conformidade;

— documentar a responsabilidade do trabalhador;

— evitando o descumprimento;

— evitando erros e variações de POP;

— reduzindo o tempo de inatividade quando a equipe sai ou está doente, e

— reduzindo as curvas de aprendizagem de novos funcionários.

Na verdade, ao auditar procedimentos, os inspetores freqüentemente contam com esses POPs concluídos como evidência de conformidade. Bons procedimentos melhoram a credibilidade e as defesas legais de uma empresa durante as auditorias de conformidade.

O CMMS ajuda a gerenciar os dados de conformidade POP de forma eficiente e eficaz. Para verificar a conformidade regulatória, os gerentes podem acessar listas de verificação digitais, abrir painéis e gerar relatórios.

As percepções em tempo real tornam as equipes mais ágeis, produtivas e responsáveis. Os gerentes podem fazer requisitos de melhoria contínua em áreas que não estão em conformidade e garantir que os trabalhadores estejam em conformidade com os regulamentos.

. . .

Chegamos ao fim desta publicação, mas seguiremos trazendo conteúdo especializado para você!

No nosso blog, você encontra atualizações semanais dos mais diversos assuntos ligados à gestão de ativos, manutenção e rotina das organizações! Não esqueça de nos acompanhar por aqui, para não perder nossos conteúdos. Lembrando que ambos os serviços de gestão de ativos e manutenção são ofertados por nós e são também de nossa especialidade.

Deseja que o sua empresa seja mais aconchegante e segura? Converse com um atendente da Renaux! No menu, temos opções de contato disponíveis, bem como mais informações sobre os nossos valores e proposta. Vamos iniciar esta conversa!

Espero que tenha gostado da leitura. Até a próxima publicação!

Mais sobre procedimentos operacionais padrão:

4 maneiras de os POPs digitais melhorarem a eficiência da fabricação

8 passos para criar procedimentos operacionais eficientes

Voltar