Blog | Guia R&S: Entenda a diferença entre recrutamento e seleção

07 de julho de 2020

A diferença entre recrutamento e seleção é algo importante a se entender. Recrutamento refere-se ao processo em que os candidatos potenciais são pesquisados e, em seguida, incentivados a solicitar uma vaga real ou antecipada. A seleção é o processo de contratação de funcionários entre os candidatos pré-selecionados e de um emprego na organização.

O sucesso de qualquer organização depende de seus funcionários. Quando um funcionário é adequado para seu trabalho, toda a empresa pode usufruir dos benefícios de seu sucesso imbatível. O recrutamento e a seleção ajudam as organizações a escolher os candidatos certos para os cargos certos. Portanto, entender a diferença entre recrutamento e seleção é essencial para reduzir quaisquer perdas para uma organização. Já falamos aqui no blog sobre como a estrutura da mão de obra colaborativa é um dos principais capitais de uma empresa, e durante a leitura desse artigo, você também poderá ter acesso às leituras recomendadas do tema, para poder aprofundar-se com uma propriedade expandida.

Leia também: ‘Recrutamento e Seleção: sua empresa tem apostado na metodologia adequada?

O que é Recrutamento?

Recrutamento é o processo no qual as pessoas recebem seleção em uma organização. É quando os funcionários em potencial são pesquisados ​​e, em seguida, são incentivados a se candidatar a empregos na organização.

Esta é apenas uma etapa do processo de contratação, mas é um processo longo que envolve uma série de tarefas, começando com uma análise dos requisitos do trabalho e terminando com a nomeação do funcionário. Tarefas específicas envolvidas no processo de recrutamento incluem:

— Analisando os requisitos do trabalho

— Anunciando a vaga

— Atrair candidatos para se candidatar ao emprego

— Gerenciando resposta

— Examinando aplicativos

— Candidatos selecionados

As atividades de recrutamento geralmente são realizadas por profissionais de Recursos Humanos, interna ou externamente. As fontes internas de recrutamento são: promoção, transferências, funcionários aposentados, contatos ou referências, ex-funcionários, funcionários aposentados, etc. , etc.

O que é seleção?

Seleção é o processo de identificar um indivíduo de um conjunto de candidatos a emprego com as qualificações e competências necessárias para preencher os cargos na organização. Esse é um processo de RH que ajuda a diferenciar candidatos qualificados e não qualificados, aplicando várias técnicas.

O termo "seleção" vem com a conotação de colocar a pessoa certa no emprego certo. A seleção é o processo no qual várias estratégias são empregadas para ajudar os recrutadores a decidir qual candidato é o mais adequado para o trabalho. Algumas atividades incluem:

— Triagem

— Eliminação de candidatos inadequados

— Realização de um exame (teste de aptidão, teste de inteligência, teste de desempenho, teste de personalidade, etc.)

— Entrevistas

— Verificando referências

— Exames médicos

O processo de seleção é uma etapa bastante demorada na experiência de contratação de um funcionário. Os gerentes de RH devem identificar cuidadosamente a elegibilidade de todos os candidatos ao cargo, tomando cuidado para não desconsiderar fatores importantes, como qualificação educacional, formação, idade, etc.

O contraste entre as duas práticas

A diferença entre recrutamento e seleção pode ser entendida comparando os dois processos com as mesmas características ou fatores. Acompanhe a nossa listagem.

Significado: para o recrutamento, uma atividade de pesquisa de possíveis candidatos e de incentivo à candidatura, para a seleção, um processo de seleção dos melhores candidatos e de oferta de trabalho.

Abordagem: para o recrutamento, é positiva, pois busca por um aumento no pool de candidatos. Para a seleção, negativa, pois busca maneiras de reduzir o pool de candidatos até que um candidato ideal seja identificado.

Objetivo: para o recrutamento, convidar mais candidatos para se candidatar a uma vaga. Para a seleção, escolher o candidato mais adequado e dispensar o restante.

Fator-chave: o recrutamento anuncia e a seleção nomeia.

Processos: As vagas de processo são notificadas pela organização através de várias fontes e, em seguida, um formulário de inscrição é disponibilizado aos candidatos. Isso é parte do recrutamento. Já na seleção, a organização faz com que o candidato passe por vários níveis (enviando um formulário, escrevendo um teste, passando por uma entrevista etc.) para considerar se é adequado.

Principais diferenças

O processo de recrutamento envolve o desenvolvimento de técnicas adequadas para atrair mais candidatos a uma vaga, enquanto o processo de seleção envolve a identificação do candidato mais adequado para a vaga. O recrutamento precede o processo de seleção, e o processo de seleção é concluído apenas quando uma oferta de emprego é criada e fornecida ao candidato selecionado por carta de nomeação. Para entender completamente a diferença entre recrutamento e seleção, há alguns pontos a serem lembrados.

1. Recrutamento é o processo de encontrar candidatos para a vaga e incentivá-los a se candidatar. Seleção significa escolher o melhor candidato dentre os candidatos e oferecer-lhes o emprego.

2. O recrutamento é um processo positivo que visa atrair cada vez mais candidatos a emprego. A seleção é um processo negativo, rejeitando candidatos impróprios da lista.

3. Dos dois, o recrutamento é relativamente mais simples. O recrutamento faz com que o recrutador preste menos atenção ao exame de candidatos individuais, enquanto a seleção envolve um exame mais minucioso dos candidatos, onde os recrutadores pretendem aprender todos os detalhes minuciosos sobre cada candidato, para que possam escolher a combinação perfeita para o trabalho.

4. O recrutamento consome menos tempo e é menos exigente economicamente, pois envolve apenas a identificação das necessidades do trabalho e o incentivo dos candidatos a se candidatarem a eles. A seleção envolve uma ampla gama de atividades, que podem ser demoradas e caras.

5. No recrutamento, a comunicação da vaga é feita através de várias fontes, como internet, jornais, revistas, etc., e distribui os formulários facilmente para que os candidatos possam se inscrever. Durante o processo de seleção, a avaliação é feita através de várias etapas de avaliação, como envio de formulários, exames escritos, entrevistas, etc.

Compreender a diferença entre recrutamento e seleção garantirá que sua organização tenha uma força de trabalho forte e bem-sucedida

Para que o processo de recrutamento seja eficaz, as necessidades da organização precisam corresponder às necessidades do candidato. Da mesma forma, um processo de seleção conduzido adequadamente significa que o pessoal certo ingressará na força de trabalho de uma organização, ajudando a gerência a fortalecer a equipe e concluir o trabalho com sucesso. Portanto, entender a distinção entre recrutamento e seleção é uma necessidade no processo de integração.

Reconhecer a importância nessas duas fases distintas, a primeira sendo a pesquisa e a publicidade adequadas para atrair os candidatos adequados e a segunda sendo métodos eficazes de reduzir o pool de candidatos a um candidato ideal, será o que melhorará o processo de integração da sua organização. E, com um processo de integração forte e eficaz, você poderá construir uma força de trabalho na qual cada indivíduo se alinha perfeitamente com as metas de sucesso da sua organização.

. . .

A Renaux Service oferece soluções em Recrutamento e Seleção

Recrutamos e selecionamos capital humano operacional, administrativo e para funções de liderança. Nossa equipe de DH atua em conjunto com o cliente para entender as necessidades da posição em aberto e o perfil do profissional desejado. Através do nosso banco de dados, buscamos os candidatos mais qualificados, já entrevistados e analisados previamente. Também consideramos currículos de profissionais recebidos através de nosso website, instituições parceiras, network e hunting.

Somos habilitados para recrutar em mais de 30 áreas de atuação. Para mais informações, entre em contato através do formulário rápido disponível na seção 'Contato'. E não esqueça de continuar acompanhando o nosso blog, para mais informações sobre R&S e outras soluções em gestão de serviços!

Mais sobre Recrutamento e Seleção: ‘Recrutamento e Seleção: dicas para melhorar o processo

Voltar