Blog | A importância dos facilities no pós-quarentena

30 de junho de 2020

Pensando em contextualizar da melhor forma possível a gestão de serviços à pandemia, trouxemos hoje mais um artigo que contempla o assunto. A essa altura, você, nosso leitor, já deve estar ciente da importância dos serviços de facilities para combater e retardar o novo coronavírus, mas nesta publicação, trouxemos um diálogo sobre a situação posterior. Qual a importância dos facilities no contexto pós quarentena? Continue conosco para entender melhor sobre o assunto. Caso não tenha nos acompanhado nas demais publicações sobre esse tema, recomendamos a leitura ao fim desse texto. 

As informações abaixo têm base nas pesquisas realizadas por empresas líderes do mercado mundial, como a BDO UK e a RICS.

A gestão de facilities será protagonista na retomada das atividades pós-pandemia, inspirando a confiança para voltar ao trabalho com segurança, diz um relatório da equipe de gerenciamento de instalações de gestão e aquisições da BDO, uma empresa britânica de consultoria contábil e negócios. Assim que os prédios forem reabertos e começarem a ser ocupados novamente, o lugar já especial dos facilities na gestão de segurança no ambiente de trabalho, iluminará o setor às vezes esquecido, diz o mesmo relatório. Ainda sobre o reconhecimento do setor, o diretor global de Padrões de Propriedade (RICS), Paul Bagust, diz que “Uma indústria tão freqüentemente vista como uma profissão de 'Cinderela' assumiu um papel central e espera-se que esse reconhecimento seja mantido à medida que nos recuperarmos e avançamos”.

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Protagonistas na redução do risco de transmissão

Os principais setores abrangidos pelo gerenciamento de facilities, como a limpeza, saúde e segurança e manutenção geral de edifícios, gozarão de uma "maior conscientização". Quando os edifícios reabrirem totalmente, haverá uma maior conscientização sobre higiene, segurança alimentar, climatização e necessidade de novas estratégias de manutenção para reduzir o risco de transmissão COVID-19.

Profissionais dos facilities serão os primeiros a responder, a fim de garantir que as pessoas se sintam seguras em voltar ao ambiente de trabalho. "Esperamos que tudo isso comece a mudar as atitudes em relação à importância do gerenciamento de instalações, muitas vezes esquecido, no nível da Diretoria e à crescente necessidade de formar parcerias estratégicas eficazes com as prestadoras de serviços especializadas em facilities", acrescenta Satvir Bungar, gestor de facilities da BDO. 

Os facilities podem antecipar práticas para a próxima década

No mesmo relatório, a BDO identificou oito tendências principais que eles prevêem que podem transformar a gestão de facilities na próxima década. Essas tendências não funcionarão automaticamente, os operadores devem ter a estratégia e os recursos certos para obter o máximo delas. As tendências seriam:

— Valor e serviços integrados para otimizar processos e melhorar o desempenho

— Personalização do local de trabalho e estratégias de bem-estar para aprimorar o envolvimento e a retenção de funcionários

— Um relacionamento em mudança entre o cliente e o parceiro, com muito mais colaboração para desenvolver parcerias de longo prazo

— Impacto social positivo no ambiente construído

— Um modelo de negócios responsável, com total transparência e bom comportamento, além do lucro

— Desenvolvimento de IoT, permitindo maior visibilidade em uma variedade de aplicativos com KPIs bem definidos, para permitir que a análise de dados atenda aos custos e ao desempenho, permitindo manutenção preditiva

— Automação robótica para realizar tarefas repetitivas e perigosas, a fim de reduzir riscos e custos

— Realidade aumentada que suporta o operador com manutenção remota assistida

Para ter acesso a todo o relatório (em inglês/UK), clique aqui.

Enquanto isso: o que o gestor de facilities pode fazer pelo seu time agora?

1. Determine quem lidera sua resposta à pandemia

Alguém precisa se encarregar do seu plano de resposta a uma pandemia e se tornar a fonte designada de informações. Qualquer coisa que envolva seus funcionários e local de trabalho é melhor tratada pelo seu chefe de recursos humanos. Seu diretor de operações deve supervisionar todas as outras táticas de preparação e resposta. É fundamental que todas as partes entendam seus papéis e responsabilidades.

2. Defina protocolos de comunicação

Como sua empresa compartilhará notícias com funcionários e clientes? Certifique-se de definir os protocolos de comunicação. Informe seus funcionários como e quando você planeja atualizá-los sobre quaisquer mudanças que surjam, como fechamento de instalações.

Seja direto e transparente. Se essas informações são fornecidas por meio de um site, mensagem de texto ou ligação, informe seus funcionários e visitantes em potencial quando e como eles podem aprender sobre atualizações. Além disso, não se esqueça de estabelecer como você retransmitirá mensagens urgentes. Apesar do ritmo ter desacelerado em muitos lugares, a pandemia ainda não acabou, mas o trabalho precisa continuar!

3. Garanta um ambiente de trabalho seguro

A segurança de seus funcionários, contratados no local e visitantes é de sua responsabilidade. De fato, deve ser sua primeira prioridade. Se seus funcionários puderem trabalhar em casa, deixe que trabalhem. Para o profissional dos facilities, isso raramente é possível, logo, tomar as medidas cabíveis para manter o local de trabalho seguro e as atividades em pleno desempenho é essencial. 

Para esses funcionários que não podem trabalhar remotamente, crie políticas de controle de infecção e limite os espaços compartilhados. É sempre bom estar atento ao surgimento de casos confirmados, assim como considerar substituição temporária dos colaboradores com suspeita da doença. Empresas com equipes grandes têm a oportunidade de dividi-las em turnos e funções variadas, fazer recolocações rapidamente e sem prejuízos; logo, se a sua empresa se identifica, adote essas medidas. Sua política de licença por doença precisa ser consistente com as mensagens de saúde pública.

Além disso, um investimento financeiro e de responsabilidade é feito nos materiais de higiene e equipamentos de proteção. Garanta o uso regular deles! A responsabilidade social começa no indivíduo, e todos os colaboradores devem estar engajados nisso. 

Você ainda será capaz de atender à demanda dos clientes? Como você reagirá a surtos nas chamadas de suporte técnico de TI de funcionários remotos? Seus funcionários são treinados em políticas para trabalho remoto? É seu trabalho preparar adequadamente sua equipe.

4. Esteja pronto para o impacto nos negócios

Prepare-se para mudanças na demanda por seus produtos e serviços, bem como mudanças no comportamento do cliente. Por exemplo, empresas farmacêuticas ou fabricantes de produtos de limpeza e higienização podem acelerar a produção para garantir que possam atender à demanda, mesmo que algum fechamento precise ocorrer.

Comunique-se com os seus clientes sobre quaisquer fechamentos de instalações ou escassez de produtos ou mudanças nos meios de fazer negócios. Diga a eles como você se adaptou para continuar atendendo às necessidades deles. Não há tempo para esperar. O coronavírus evoluiu de uma epidemia para uma pandemia. E se isso ainda não afetou seus negócios e instalações, é provável que isso aconteça. Seguindo essas diretrizes, você pode aumentar a resiliência da sua organização diante dessa emergência global.

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