Blog | 8 passos para criar procedimentos operacionais eficientes

24 de julho de 2020

Ainda gerencia suas tarefas de manutenção, inspeções e membros da equipe à moda antiga? Os sistemas informatizados de gerenciamento de manutenção (CMMS) podem ajudá-lo a sistematizar esse trabalho. Os procedimentos operacionais padrão on-line movem os planos de melhoria contínua para as operações diárias. Simplifique os processos para criar a máxima eficiência, no chão de fábrica, no armazém, na cozinha do restaurante, na frota.

Mais do que nunca, as empresas precisam ser competitivas, operar com lucro e executar com eficiência e segurança. No mercado de hoje, gerenciamento de instalações significa eficiência, segurança e saúde ocupacional e qualidade são requisitos.

Digitalize seus planos de manutenção preventiva e de manutenção planejada com soluções CMMS para colocar online seus Procedimentos Operacionais Padrão (POP), manutenção preventiva, manutenção reativa, ordens de serviço e inventário.

Leia também: ‘O que é manutenção planejada?

Os procedimentos operacionais padrão aprimoram os processos e mantém altos padrões, removendo redundâncias. Use-os para gerenciar como sua empresa deve executar tarefas repetitivas para alcançar o resultado desejado. Os melhores POPs eliminam o desperdício, agilizam processos, protegem os trabalhadores e maximizam a eficiência. Crie e implemente procedimentos operacionais padrão e listas de verificação operacionais para garantir que suas operações sejam consistentes em toda a empresa.

O SOP evita paradas do processo causadas por falha do equipamento, cronogramas de manutenção preventiva e ordens de serviço perdidos e uma força de trabalho menos experiente.

Você já ouviu falar sobre os processos Six Sigma e Lean, ambos populares na construção de eficiência de empresas em larga escala?

Saiba mais sobre esses processos

O Six Sigma foi adotado pela Motorola e General Electric. O Lean (também conhecido como Kaizen) é comumente associado ao Toyota Production Services (TPS).

Escreva Procedimentos Operacionais Padrão para maximizar a eficiência e reduzir tempo e recursos desperdiçados. Livre-se dos oito principais tipos de desperdício - que formam a palavra DOWNTIME (do inglês, significa “tempo de inatividade”, e acrônimo para “defects”, “overproduction”, “waiting”, “non-utilized-talent”, “transportation”, “inventory”, “motion” e “excess”, traduzidas abaixo):

1. Defeitos - evite erros e resultados de baixa qualidade;

2. Superprodução - não produza mais do que a quantidade necessária;

3. Aguardando - evite todo o tempo de inatividade ou tempo de espera não planejado;

4. Talento não utilizado - reduza o excesso de funcionários ou a força de trabalho não utilizada;

5. Transporte - reduza a distância desnecessária percorrida de um local para outro;

6. Inventário - elimine o gerenciamento ineficiente de armazenamento;

7. Movimento - evite o excesso de movimento de trabalhadores e máquinas que não agregam valor;

8. Excesso de processamento - remova todos os processos que não agregam valor.

Escreva e revise os Procedimentos Operacionais Padrão da sua empresa com o DOWNTIME em mente.

Monitore o sucesso e as falhas do POP por meio de painéis online. Crie relatórios digitais personalizados para acompanhar o tempo, os custos e o tempo de inatividade mensal de sua equipe.

Lembre-se: o foco é sempre eliminar o tempo de inatividade (ou seja, o seu downtime).

O CMMS agiliza os processos de manutenção, reduz custos e fornece informações digitais na ponta dos dedos sobre o que está sendo feito quando e o que está funcionando.

Sua equipe pode receber atualizações em tempo real sobre ordens de serviço e ordens de inspeção e se comunicar com facilidade. Não há mais dúvida sobre o que precisa ser feito ou quem precisa fazê-lo.

Ter um mecanismo operacional padronizado já é uma opção simples hoje em dia. 

Soluções digitais podem ajudar a rastrear suas ordens de serviço, planos de manutenção reativa e manutenção preventiva e controla as operações diárias do seu negócio. Em uma publicação recente, nós já falamos sobre formas dos POPs digitais melhorarem a eficiência da fabricação.

Gerencie inspeções de segurança, orientações passo a passo, inspeções de qualidade, inspeções OSHA e listas de verificação operacionais. Tudo em um aplicativo fácil de usar para sua equipe.

. . .

Chegamos ao fim desta publicação, mas seguiremos trazendo conteúdo especializado para você!

No nosso blog, você encontra atualizações semanais dos mais diversos assuntos ligados à gestão de ativos, manutenção e rotina das organizações! Não esqueça de nos acompanhar por aqui, para não perder nossos conteúdos. Lembrando que ambos os serviços de gestão de ativos e manutenção são ofertados por nós e são também de nossa especialidade.

A Renaux Service está no mercado desde 2014, proporcionando soluções em gestão de serviços, com oferta especializada para a gestão de ativos, e podemos oferecer cobertura para vários estados do país. Confira aqui no site a nossa área de atuação, e entenda melhor os serviços de Manutenção Predial ofertados na nossa página de soluções.

Deseja que o sua empresa seja mais aconchegante e segura? Converse com um atendente da Renaux! No menu, temos opções de contato disponíveis, bem como mais informações sobre os nosso valores e proposta. Vamos iniciar esta conversa!

Espero que tenha gostado da leitura. Até a próxima publicação!

Mais sobre procedimentos operacionais padrão: ‘Os dois tipos de procedimentos operacionais padrão: técnico e de gerenciamento

Voltar