Blog | 4 maneiras de os POPs digitais melhorarem a eficiência da fabricação

22 de julho de 2020

O Procedimento Operacional Padrão diz respeito a uma documentação elaborada com instruções para rotinas complexas. É um protocolo comum e essencial à indústria, do qual já falamos aqui no blog, na publicação recente sobre os dois tipos de procedimentos operacionais padrão. Recomendamos que leia a publicação indicada, antes de continuar esta, para uma absorção mais completa dos aspectos do tema. Sem mais delongas, vamos à proposta deste artigo.

Na publicação de hoje, separamos quatro longos tópicos, dedicados à explicação e contextualização de como os POPs atuam na rotina da indústria. Continue lendo!

Leia também: ‘Manutenção Preventiva VS. Reativa: entenda prós e contras

Procedimentos operacionais padrão e eficiência

Os gerentes estão sempre buscando melhorar a eficiência da produção com suas equipes. Usando os Procedimentos Operacionais Padrão de fabricação, eles podem padronizar os processos de manutenção preventiva e os planos de garantia de qualidade entre equipes, instalações e funções. Desde a maneira como um novo equipamento é executado, até a maneira como o gerente audita o desempenho, os processos repetíveis sempre podem ser mais eficientes com um POP.

Com o POP digital, o gerenciamento pode quantificar e organizar todos os processos que os trabalhadores usam. Não é apenas sobre o chão de fábrica. Automatize os procedimentos para saber como o escritório central recebe atualizações de produção do chão de fábrica. Digitalize os POPs para alertar a equipe de manutenção do armazém de que os produtos estão prontos para envio.

As equipes de gerenciamento devem revisar todos os processos atuais e procurar áreas para melhorar, redefinir e reorganizar. Essa pode ser uma tarefa esmagadora de gerenciar sem registros digitais para identificar facilmente anomalias. Um POP pode até padronizar como uma equipe se comunica. A otimização das comunicações internas cria eficiência em toda a empresa.

Certifique-se de treinar e notificar os funcionários sempre que os Procedimentos Operacionais Padrão forem revisados. Após o treinamento, através do painel on-line, acompanhe a conclusão do POP em tempo real para garantir a conformidade.

Para medir a eficiência dos procedimentos operacionais padrão, revise e avalie a linha de produção. Primeiro, meça a taxa de transferência. Essa métrica mede o número médio de unidades produzidas em um determinado período para destacar problemas com máquinas específicas. Se SOP e listas de verificação estiverem online, a medição da taxa de transferência é simples.

Em seguida, meça a capacidade da produção total de manufatura (TMO) em um determinado período de tempo. O TMO identifica as linhas de produção que operam com a maior produção possível. Ele também identifica aqueles que operam abaixo dos níveis de produção esperados. O uso de um painel on-line facilita a combinação de dados de taxa de transferência e saída para rastrear a eficiência das linhas de produção.

Procedimentos operacionais padrão e conformidade

A digitalização com os Procedimentos Operacionais Padrão simplifica e melhora a conformidade. Os fabricantes lidam com muitas áreas de conformidade, incluindo regulamentos de segurança e saúde e ambientais do produto. Os planos de garantia da qualidade (QA) podem ajudar a garantir que os produtos fabricados atendam aos padrões de qualidade.

A operação de sistemas de qualidade é uma parte importante de uma empresa de manufatura. A Organização Internacional de Padronização (ISO) desenvolveu a ISO 9000 para definir um "sistema de gestão da qualidade". As empresas precisam ter como objetivo:

a) fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos legais e regulamentares do cliente, e

b) aumentar a satisfação do cliente através da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhorar o sistema.

Com o surgimento de padrões globais, os regulamentos governamentais aumentaram. A Política de Qualidade da FDA afirma que “a gerência com responsabilidade executiva deve estabelecer sua política e objetivos e comprometimento com a qualidade do produto. A gerência com responsabilidade executiva deve garantir que a política da qualidade seja entendida, implementada e mantida em todos os níveis da organização”. Por exemplo, a Cláusula de dever geral da OSHA reforça a saúde e a segurança dos trabalhadores. Os inspetores procuram por qualquer coisa que possa causar perigo ou dano físico e afetar a vida de um funcionário dentro ou fora do trabalho.

Procedimentos operacionais padrão e rastreamento

A conformidade da fabricação exige o rastreamento de decisões e a explicação de por que foram feitas alterações. O rastreamento de informações e decisões é mais fácil quando o rastreamento é digital, especialmente quando fornecedores e novas terceirizações estão envolvidas.

Os gerentes de operações que rastreiam as comunicações veem sua conformidade com a fabricação aumentar. Conformidade não é novidade na fabricação. Coletar e analisar dados em tempo real aumenta a conformidade no processo de fabricação. Os fabricantes podem usar procedimentos operacionais padrão digitais para coletar dados e realizar auditorias e inspeções críticas no chão de fábrica.

A digitalização de procedimentos operacionais padrão simplifica a conformidade do fabricante. As empresas alcançam maior eficiência no atendimento às demandas de manutenção preventiva, manutenção reativa, garantia de qualidade, conformidade regulatória e POP.

O gerenciamento de documentos é crucial para passar na inspeção e evitar problemas legais. As estações de inspeção podem capturar informações em formulários móveis, acelerando a transferência de informações sem sacrificar a precisão. A coleta de dados online reduz o tempo necessário para realizar auditorias. A padronização do POP cria oportunidades para ver quando e onde as ineficiências ocorrem no processo de fabricação. Procure modelos de procedimentos operacionais padrão que possam ajudar a construir uma cultura organizacional de excelência.

Uma vez padronizados, os dados agora podem ser facilmente compartilhados com outras pessoas, melhorando o trabalho e a comunicação entre todos os níveis da equipe. Isso também reduzirá o risco de não conformidade e melhorará a eficiência da cadeia de suprimentos.

Procedimentos operacionais padrão e soluções CMMS

As soluções de sistemas de gerenciamento de manutenção computadorizada (CMMS) facilitam o rastreamento da conformidade — desde os requisitos obrigatórios, à garantia da qualidade e os padrões do produto, e as normas de manutenção e fabricação planejadas. Com auditorias digitais e listas de verificação, o gerenciamento pode rastrear facilmente os processos de produção e ordens de serviço de uma equipe.

Monitorar a conformidade não é mais um fardo. Os fabricantes podem otimizar e automatizar o processo de coleta, geração de relatórios e tornar os dados críticos facilmente acessíveis a todos. Os benefícios de ficar on-line com os Procedimentos operacionais padrão de fabricação incluem:

— Estar preparado para auditorias a qualquer momento;

— Cumprimento dos regulamentos e controles de qualidade;

— Compartilhando dados e documentação no local;

— Revendo e editando procedimentos operacionais padrão em tempo real.

E com o tempo economizado ao automatizar o POP, chega mais tempo para a inovação. Os fabricantes podem gerenciar a manutenção e demonstrar os regulamentos de conformidade por meio do POP de fabricação, que promovem a garantia da qualidade e a melhoria contínua. Isso aumentará sua capacidade de produzir e comercializar produtos a uma taxa extraordinária, especialmente contra a concorrência nos mercados internacionais.

Com o CMMS, as empresas podem acompanhar os cronogramas de manutenção planejada e preventiva POP.

. . .

Chegamos ao fim desta publicação, mas seguiremos trazendo conteúdo especializado para você

No nosso blog, você encontra atualizações semanais dos mais diversos assuntos ligados à gestão de serviços, o que inclui a manutenção e gestão de ativos! Não esqueça de nos acompanhar por aqui, para não perder nossos conteúdos. Lembrando que ambos os serviços são ofertados por nós e são também de nossa especialidade.

Nós estamos no mercado desde 2014, proporcionando soluções em gestão de serviços, com oferta especializada para a Manutenção Predial, e podemos oferecer cobertura para vários estados do país. Confira aqui no site a nossa área de atuação, e entenda melhor os serviços de Manutenção Predial ofertados na nossa página de soluções.

Até a próxima publicação!

Voltar